Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Disturbios alimentares

       


Primeiramente  o que é um distúrbio alimentar?  
 São doenças psiquiátricas estando na sua origem as interações de fatores psicológicos biológicos, familiares e socioculturais. Caracterizam-se, fundamentalmente por  alterações significativas do comportamento alimentar. Os distúrbios alimentares são um conjunto de doenças, em que uma pessoa está tão preocupada com a comida e o seu peso que muita das vezes não consegue pensar noutra coisa. Os principais tipos de distúrbio alimentares são a anorexia nervosa, bulimia nervosa e compulsão alimentar.       
 Anorexia nervosa  
 É uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar devido à obsessão de magreza e ao medo mórbido de ganhar peso. É ainda uma doença bastante complexa pois além da limitação da ingestão de alimentos envolve ainda componentes psicológicas, fisiológicas e sociais. O paciente sempre acha que está mais gordo do que de fato é e quer emagrecer a qualquer custo. Por isso diminui drasticamente a ingestão de comida, podendo ou não usar medidas purgativas, como vômito e laxantes. Há 16 garotas com o problema para cada garoto. Não importa o sexo, a maioria tem entre 12 e 15 anos.
Bulimia 
A bulimia é um transtorno alimentar caracterizado por episódios recorrentes de “orgias alimentares”, no qual o paciente come num curto espaço de tempo grande quantidade de alimento como se estivesse com muita fome. O paciente perde o controlo sobre si mesmo e depois tenta vomitar e/ou evacuar o que comeu, através de artifícios como medicações, com o intuito de não ganhar peso.
 Comedores compulsivos
No Transtorno do Comer Compulsivo também não há preocupação mórbida e irracional com o peso e a forma do corpo, assim como acontece na Bulimia e na Anorexia. Estes pacientes são na maioria das vezes obesos e parecem se distinguir de obesos que não apresentam esses episódios de comer compulsivo por apresentarem mais co-morbidade psiquiátrica e pelo fato da obesidade ser de maior gravidade. 
Esses distúrbios apresentam aspectos comuns em diversos níveis de análise do comportamento da pessoa. E eles são os seguintes:                                 
· Comportamento Alimentar: o comportamento de comer não atende a uma necessidade  fisiológica de se alimentar, mas ocorre em virtude de uma sensação desagradável associada  à Ansiedade ou a Depressão, geralmente ele é descrito como um vazio e confundido com a sensação de fome.
· Pensamento: apresenta dificuldade em reconhecer sinais de fome e saciedade,  pensamentos constantes sobre comida e aparência física são constantes e geram desprazer ou insatisfação com a auto-imagem.                                                         
·     Relações Sociais: apresenta sentimento de rejeição, imagina que está constantemente sendo observado pelas pessoas. Em virtude da grande dificuldade de comunicar sentimentos e pensamentos, não consegue lidar com situações sociais de uma forma satisfatória. Não sabe administrar críticas, frustrações e desapontamentos e foge dos confrontos e auto- exposição. Isso leva a pessoa a evitar convívio social, ou evitar lugares públicos com muito movimento de pessoas, o que acaba tornando sua vida solitária.



      Fonte: http://disturbiosalimentares8c.wordpress.com/tipos-de-disturbios/
                 http://www.disturbiosalimentares.com/
                http://www.neuropsi.psc.br/distalim.html
             
                                                         Atenciosamente: Tatiane Perucelli 

                   
                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário