Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

SER PROFESSOR(A) É COISA SÉRIA

Boa tarde galera!

Segue reportagem que encontrei e achei legal para refletir!!


Vivemos em um era específica na história da humanidade que reformar-se intimamente para assim viver em paz, entra em voga em todas as esferas da sociedade. No entanto, tudo precisa passar por um processo reflexivo para que a gestação desse amadurecimento constitua-se em benefícios para consigo e para com todos. O indivíduo é uma grande “bricolagem” de si mesmo, das suas ações, das suas experiências, dos seus pensamentos. Uma colcha de retalhos que alteramos com o passar do tempo.
Todos os sentimentos que nos inundam, uns que afogam (Ex: Vaidade, Inveja, Ego) e outros que geram vida (Ex: Amor, Solidariedade, Atenção) são expostos em nossas atitudes diárias, seja no trabalho, nos relacionamentos, em “ad infinitum” momentos… Essas palavras escritas até então, não passam de um convite para um pensamento que tivemos ao despertar hoje nesse dia chuvoso (“A chuva nos acalma”) quando pensamos no significado de Ser Professor(a) e reforma-se intimamente.
Quantas responsabilidades caem em nossos ombros e quantos méritos nos aparecem para quem verdadeiramente faz o verbo educar ganhar movimento. Mas para o Educador(a), invariavelmente, o Ser precisa sempre está em vigilância ao extremo. Estrela guia. Bússola em mãos. Sentimento talhado e reformado.
Pois, quando adentramos em um ambiente educacional, cada fala, gesto, olhar que fazemos irá reverberar na formação de um outro alguém (e na nossa). É necessário manter o “recipiente” limpo, qualquer descuido (não atento) pode azedar todo um trabalho e em medidas extremas, mas reais, poderá perpetuar para vida de quem utiliza ou divide o nosso pote.
Para ser educador é preciso passar por uma limpeza com o máximo de rigor interno, não estamos falando que iremos ser Puros, mas precisamos cada dia mais amenizar os sentimentos que nos fazem sofrer e que consequentemente provocará a dor de outros. O olhar íntimo para dentro torna-se premissa primeira para construção desse caminho. A visão de elucidação mais distante e verdadeira invariavelmente será o que habita e cresce em nosso âmago.

É coisa séria… Ser professor(a) é coisa séria. É uma contínua e necessária luta para melhorar-se intimamente e propagar em ações esses progressos. Ser professor (não) é para todos, mas antes de qualquer pensamento é preciso SER.
att.

Wendell

Nenhum comentário:

Postar um comentário