Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

terça-feira, 27 de agosto de 2013

PIBID discute a importância das línguas estrangeiras e compartilha experiências

No último sábado, dia 24 de agosto de 2013, no Prédio do PDE, o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/CAPES) promoveu um encontro entre coordenadores institucionais, das áreas específicas e supervisoras do PIBID, técnicas-pedagógicas do NRE-PG, bolsistas de iniciação à docência e professores das várias áreas da UEPG para discutir a importância das línguas estrangeiras e compartilhar diferentes experiênciasvividas pelos alunos da UEPG no contato com as línguas e culturas de países comoEstados Unidos, Canadá, Espanha, México, França e Portugal. O evento foi organizado pelas professoras do curso de licenciatura em Letras da UEPG e coordenadoras de área do PIBID, Lígia Couto, Elaine Borges e Rosana Harmuch.
A coordenadora institucional do PIBID, Profª. Maria Odete Tenreiro, iniciou a conversa pontuando a importância do encontro no atual contexto de internacionalização das universidades e de seus pesquisadores (professores, graduandos e pós-graduandos).
Em seguida a Profa. Elaine Borges, coordenadora do PIBID Inglês e representante da UEPG junto ao Inglês Sem Fronteira (IsF), pontuou a importância das línguas estrangeiras modernas e seus impactospara o sucesso na participação em programas como o Ciência Sem Fronteira (CsF) e o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI). Ainda destacou a situação atual do ensino de línguas estrangeiras no ensino fundamental e médio das escolas estaduais, municipais e particulares da cidade de Ponta Grossa.
Na sequência, a Profa. Francine Marteloti do Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen e atual supervisora do PIBID Inglês compartilhou sua experiência na participação do Programa de Desenvolvimento para os Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos da Fulbright/CAPES. Experiência que agora ela compartilha em cursos de capacitação de professores de inglês da rede estadual de ensino de Ponta Grossa.
Depois, as técnicas-pedagógicas do Núcleo Regional de Ensino de Ponta Grossa (NRG-PG), Denise Brunoskie Pâmela Landioso, esclareceram a todos os presentes as características, objetivos, línguas ofertadas e clientela atendida do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM), bem como aspectos relacionados às especificidades do ensino regular comparado a modalidade de ensino na Educação Básica. O CELEM oferece cursos extracurriculares e gratuitos de ensino de línguas estrangeiras nas escolas da Rede Pública do Estado do Paraná, destinado a alunos, professores, funcionários e à comunidade.
Já a Profa. Dalva Cassie Rocha da UEPG esclareceu os fundamentos e ações do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), destacando a participação de graduandos da UEPG neste programa na Universidade de Coimbra, Portugal. A professora deixou claro, por meio das experiências narradas de seus alunos, o quando o português de Portugal também nos revela ser uma língua estrangeira.
Depois dessas falas e envolvidos em programas distintos, chegou a vez dos bolsistas de iniciação à docência compartilharem suas experiências no contato com diferentes línguas e culturas estrangeiras.
Carolina Machado, Janeffer Desselman e Leandro Ferreira, alunos de licenciatura em Letras Português/Francês e bolsitas do PIBID, narraram sua viagem a Nantes, França, para participarem de um programa de aprimoramento da língua francesa. Para os graduandos, o sucesso deles no programa se deu pelo domínio que já possuíam do francês. Além dessa experiência, por serem professores de francês do Curso de Línguas Estrangeiras (CLEC) da UEPG, os pibidianos ainda esclareceram a proposta do CLEC, salientando suas características, línguas ministradas (inglês, francês e espanhol), bem como as facilidades de inscrição nos cursos ofertados, se tem mais de 17 anos.
A graduanda do curso de licenciatura em Letras Português/Espanhol, Graziela Borsato compartilhou a sua experiência como bolsista do Programa de Mobilidade Internacional Santander Iberoamericanas no México. 
Roseane Gonçalves e Janine Loos, graduandas do curso de licenciatura em Letras Português/Inglês e bolsistas PIBID, juntamente com os graduandos do curso de Licenciatura em Educação Física, Edilson de Oliveira e Luiz Rafael Cardoso, discutiram os pontos positivos e negativos do curso MyEnglish Online (MEO). Curso oferecido gratuitamente a todos os estudantes regularmente matriculados nas instituições de ensino superior, públicas e privadas brasileiras. O MEO é uma iniciativa do Programa Inglês Sem Fronteira (IsF) em parceria com a CAPES e SESu/MEC.
Por fim, os graduandos do curso de licenciatura em Matemática Petra Maria Bartmeyer e Alisson Luiz Pinheiro (via vídeo gravado) narraram suas experiências na Espanha e Canadá, respectivamente. Pedra participou do Programa Ciências Sem Fronteira (CsF) e Alisson, ainda no Canadá. Ambos destacaram a valiosa oportunidade de poderem fazer parte desses programas tanto para o crescimento pessoal quanto para o crescimento como pesquisadores. Enfatizaram, ainda, a necessidade do domínio do inglês, mesmo no caso da Petra que estava na Espanha, já que em grande parte do tempo precisou conversou em inglês com estudantes do mundo todo. 
Encerando o evento as coordenadoras institucionais do PIBID, professoras Maria Odete Tenreiro, Graciete Tozetto Goes e Ana Lúcia Baccon retomaram a importância da realização no evento nos moldes em que foi apresentado, qual seja, com o compartilhamento das experiências no contato com língua estrangeiras e suas culturas de professores e graduandos em diferentes países com diferentes programas. Ainda salientaram a importância da presença das técnicas-pedagógicas do NRE-PG e de todas as contribuições feitas pelos pibidianos. Tudo isso soma forças para ações conjuntas importantes a curto, médio e longo prazo no compromisso de todos para o desenvolvimento da competência linguístico-comunicativa em línguas estrangeiras.
Att. Edilson de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário