Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

quinta-feira, 27 de março de 2014

Brincadeiras especiais divertem crianças na Páscoa

0,,68856998,00
Se para os adultos o feriado Páscoa é um período perfeito para curtir a família e recarregar as energias, para as crianças é tempo de brincar, enquanto esperam pelo coelhinho. 

Uma forma de reunir altinhos e baixinhos é promovendo divertidos jogos temáticos em casa, que além de entreterem também carregam significados.

“As brincadeiras relacionadas à Páscoa são muito importantes, pois trazem anos de história e tradição. Dessa forma, a criança assimila valores culturais que fazem parte da nossa sociedade”, explica Rosely Palermo Brenelli, pedagoga e professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Caça aos ovos

A brincadeira mais clássica dessa data é bem simples. Os pais devem apenas esconder os ovos de chocolate em vários lugares da casa ou quintal, sem que as crianças percebam. Para alimentar o imaginário infantil e dar pistas de onde estão os quitutes, pegadas de coelhos, criadas com talco, devem ser espalhadas pela casa, além de cenouras roídas.

Pintar ovos

Reúna meninos e meninas para pintarem ovos de galinha, que depois de enfeitados podem ser entregues como presentes aos familiares. Para evitar sujeira, o melhor é trabalhar com os ovos já cozidos.

Rabo do coelho

Para essa brincadeira, é preciso desenhar um coelho, de lado ou de costas, numa cartolina, que deve ser fixada na parede. Também faça um pompom de lã, que servirá de rabo, e aplique um pedaço de fita crepe de um lado. Com olhos vendados, os participantes, um por vez, devem tentar colocar o rabinho do coelho no local certo. Quem alcançar o objetivo em menos tempo ganha a competição.

Corrida do ovo

Essa também é muito conhecida por ter sido feita em inúmeros programas infantis da televisão. Em um lugar amplo, as crianças apostam uma corrida com um ovo equilibrado em uma colher. Quem chegar na frente, pode ser o primeiro a ganhar o presente de Páscoa.

Toca do coelho

Crianças devem se dividir em grupos com três integrantes, sendo que dois – um de frente para o outro – ficam de mãos dadas. O terceiro é o coelho, por isso fica dentro da “toca” formada pela união dos braços dos companheiros. Além das equipes, é preciso que uma criança seja eleita como o coelho solitário, sem toca. No instante em que um adulto anunciar “Coelhinho, sai da toca", todos os coelhinhos se misturam, inclusive o solitário, e procuram novos amiguinhos. Quem ficar de fora é o novo coelho solitário.


Fonte:
http://www.educacaofisica.com.br/index.php/escola/canais-escola/lazer-recreacao/25228-brincadeiras-especiais-divertem-criancas-na-pascoa

Att.
Eduardo Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário