Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

domingo, 30 de março de 2014

Jogos de improviso são aliados da Educação Física Escolar

Os jogos atuam na melhora da comunicação verbal, corporal e expressional, ferramentas fundamentais para o sucesso do profissional de Educação Física
jogos-de-improviso-sao-aliados-da-educacao-fisica-escolar


Atualmente, é perceptível a invasão dos grupos teatrais que utilizam a improvisação como forma de atuação. Seguindo as tendências culturais, o público aprova a técnica, pois se apropria da elaboração de cenas a partir de um problema solicitado momentaneamente, causando uma ação e reação em quem joga e a quem assiste. 

A utilização dos jogos teatrais na Educação Física Escolar

A utilização dos Jogos Teatrais na Educação Física Escolar em contextos formais e não formais da educação, foi elaborada inicialmente pela autora e diretora Viola Spolin, ao longo de quase 30 anos de pesquisas junto a crianças, adolescentes, adultos e idosos, nos Estados Unidos. 

Spolin buscava libertar a criança e o ator amador de comportamentos de palco mecânicos e rígidos, almejando a criação e vivência de novas experiências teatrais. “A técnica é encontrada no entretenimento, âmbito pedagógico, avaliativo (no caso de dinâmicas de grupos de empresa e seleções de funcionários) e apresentações artísticas”, afirma Victor Shing, diretor regional da Associação Brasileira de Recreadores (ABRE). “Outra forma é como entretenimento passivo. Recentemente, eu estava na fila do check-in no aeroporto, e de repente, dois improvisadores fizeram jogos cênicos de expressão corporal, com o intuito de passar o tempo e chamar a atenção das pessoas”, conta.

Estratégias dos jogos na Educação Física Escolar

Para revitalizar o processo educativo, especialmente no contexto de Educação Física, novas estratégias são necessárias e criadas, sendo cada vez mais presentes os Jogos de Improviso nas aulas. Os jogos possuem um diferencial, pois tem o objetivo de despertar o interesse de crianças e jovens para a prática regular de atividades físicas, além de ampliar o repertório motor, favorecendo o desenvolvimento nos âmbitos afetivo, psíquico e cognitivo. “A improvisação trabalha com o acerto e com o fracasso. É interessante os alunos terem que lidar com falhas e derrotas. Além disso, eu não desenvolvo um jogo sem respeitar meu próximo, e isso acaba levantando valores muito importantes para as crianças e jovens”, explica Victor.

Alegria, bem estar e motivação são alguns benefícios dos jogos na Educação Física Escolar

Os Jogos de Improviso são uma nova forma de estratégia educacional, catalisando novos processos psicológicos, sociológicos e artísticos por intermédio da criatividade. De acordo com Tiago Aquino, diretor da S&P Produções em Entretenimento, “a presença da sensação de bem-estar advinda desse tipo de atividade pode gerar ressonâncias para além dos muros da escola e alterar valores e atitudes, o que reforça a importância destas vivências”. 

“Estratégias que favoreçam o processo de criação, espontaneidade e versatilidade de pensamento para vencer desafios são bastante adequadas, tornando-se necessárias novas investidas, no sentido de ampliar essa oferta”, afirma Tiago. Para ele, no âmbito educativo, poucas ações pedagógicas levam em consideração o olhar da própria criança. Sendo assim, com a proposta de inserção dos Jogos de Improviso, tornou-se instigante perceber o modo como às próprias crianças se envolvem e pensam.

Para os profissionais que se interessam em aplicar e incluir esse tipo de atividade, existem especializações de improvisação em cursos abertos e de extensão. “Os cursos são mais encontrados em grupos teatrais. A Educação Física está começando a tomar conta da improvisação, mas para quem quer aprender, eu aconselho buscar grupos artísticos”, afirma Victor. 

Alguns Jogos de Improviso que podem ser utilizados como estratégia educacional:

Prova dos Objetos
Duração do Jogo: 50 minutos.
Objetivo: Reconhecer as ações através do uso dos objetos.
Foco: Utilizar a criatividade nas ações com os objetos.
Descrição: Os jogadores dispostos, em forma de plateia, e os materiais em cena (bola, cone, bastão). Os jogadores, um por vez, terão que improvisar uma cena, de curta duração, com o objeto proposto.
Dica observada: É importante criar cenas com os objetos que não sejam eles mesmos. Evite diálogos e comentários durante o jogo.
Instrução utilizada: Demonstre para nós o jogo! Utilize apenas um objeto!

Acrescentar uma Parte
Duração do Jogo: 50 minutos.
Objetivo: Incentivar e estimular a verbalização improvisada.
Foco: Usar experiências vivenciadas numa história.
Descrição: Um grupo de jogador atua e outro observa. É escolhido um tema, de forma aleatória, e assim, o primeiro jogador inicia a história. Um a um, os jogadores verbalizam, em sentido anti-horário, acrescentando uma parte no enredo. 
Dica observada: Instigar os jogadores a verbalizar e identificar fatores como personagens, local e época da história.
Instrução utilizada: Deixe-nos ver o que você está vendo! Jogue em grupo! 

História Improvisada
Duração do Jogo: 50 minutos.
Objetivo: Improvisar histórias através da comunicação verbal.
Foco: Em utilizar a comunicação verbal em cena improvisada.
Descrição: Todo grupo formará um círculo. É escolhido um tema para o enredo e a letra para o início da história. Cada jogador dará sequência na história obedecendo à ordem das letras no alfabeto. Exemplo:
Letra escolhida: M 
Tema: Praia 
1º Jogador: - Meu Deus, que sol está na praia! 
2º Jogador: - Não acredito, esqueci o bloqueador solar!
3º Jogador: - Opa, eu acho que eu trouxe!
Dica observada: Instigar os jogadores a verbalizar e identificar fatores como personagens, local e época da história.
Instrução utilizada: Não esqueçam o tema! Expressem com sentimento!  

Fonte: 
http://www.educacaofisica.com.br/index.php/escola/canais-escola/lazer-recreacao/27105-jogos-de-improviso-sao-aliados-da-educacao-fisica-escolar

Att. 
Hanna Oana Pereira Szumski

Nenhum comentário:

Postar um comentário