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sábado, 12 de julho de 2014

HIPERTENSÃO ARTERIAL


          Hipertensão é uma doença democrática que acomete crianças, adultos e idosos, homens e mulheres de todas as classes sociais e condições financeiras. Popularmente conhecida como “pressão alta”, está relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular por todo o corpo. O estreitamento das artérias aumenta a necessidade de o coração bombear com mais força para impulsionar o sangue e recebê-lo de volta. Como consequência a hipertensão dilata o coração e danifica as artérias.
         Os valores da pressão arterial não são sempre os mesmos durante o dia. Geralmente caem, quando dormimos ou estamos relaxados, e sobem com a atividade física, agitação, estresse. Considera-se hipertensa a pessoa que, medindo a pressão arterial em repouso, apresenta valores iguais ou acima de 14 por 9 (140mmHg X 90mmHg). Hipertensos têm maior propensão para apresentar comprometimentos vasculares, tanto cerebrais, quanto cardíacos.


Tipos
       A hipertensão pode ser dividida em três estágios, definidos pelos níveis de pressão arterial. Esses números, somados a condições relacionadas que o paciente venha a ter, como diabetes ou histórico de AVC, determinam se o risco de morte cardiovascular do paciente é leve, moderado, alto ou muito alto. Além disso, quanto mais alta a pressão arterial, maior a chance de o paciente precisar usar medicamentos.
* Estágio I: hipertensão acima de 140 por 90 e abaixo que 160 por 100
* Estágio II: hipertensão acima de 160 por 100 e abaixo de 180 por 110
* Estágio III: hipertensão acima de 180 por 110.

Tratamento
         O objetivo do tratamento deve ser não deixar a pressão ultrapassar os valores de 12 por 8. Nos casos de hipertensão leve, com a mínima entre 9 e 10, tenta-se primeiro o tratamento não medicamentoso, que é muito importante e envolve mudanças nos hábitos de vida. A pessoa precisa praticar exercícios físicos, não exagerar no sal e na bebida alcoólica, controlar o estresse e o peso, levar vida saudável, enfim.
Como existe nítida relação entre pressão alta e aumento do peso corporal, perder 10% do peso corpóreo é uma forma eficaz de reduzir os níveis da pressão. Por exemplo, a cada 1kg de peso eliminado, a pressão do hipertenso cai de 1,3mmHg a 1,6mmHg em média. Se o indivíduo tem a pressão discretamente aumentada e não consegue controlá-la fazendo exercícios, reduzindo a ingestão de bebidas alcoólicas e perdendo peso, ou se já tem os níveis mínimos mais elevados (11 ou 12 de pressão mínima), é necessário introduzir medicação para deixar os vasos mais relaxados.
        Todos os remédios para hipertensão são vasodilatadores e agem de diferentes maneiras. Os mais antigos, entre eles os diuréticos, por exemplo, se no início fazem a pessoa perder um pouquinho mais de sal e de água, também ajudam a reduzir a reatividade dos vasos. Os mais modernos costumam ser mais tolerados e provocam menos efeitos colaterais. É sempre possível controlar a pressão arterial desde que haja adesão ao tratamento. Para tanto, o paciente precisa fazer sua parte: tomar os remédios corretamente e mudar os hábitos de vida.
Recomendações
* Não pense que basta tomar os remédios para resolver seu problema de pressão arterial elevada. Você precisa também promover algumas mudanças no seu estilo de vida;
* Coma sal com moderação. Ele é um mineral importante para o organismo e não deve ser eliminado da dieta dos hipertensos. Esqueça, porém, do saleiro depois que colocou a comida no prato e evite os alimentos processados que, em geral, contêm mais sal. Precisam tomar muito cuidado com a ingestão de os negros, as pessoas com mais de 65 anos de idade e os portadores de diabetes porque são mais sensíveis ao mecanismo de ação do sal.;
* Adote dieta rica em frutas, cereais integrais e laticínios com baixo teor de gordura. Assim, você estará ingerindo menos sódio e mais potássio, cálcio e magnésio, nutrientes necessários para quem precisa baixar a pressão;
* Não fume. Entre outros danos ao organismo, o cigarro estreita o calibre das artérias, o que dificulta ainda mais a circulação do sangue;
* Saiba que o estresse pode aumentar a pressão arterial. Atividade física, técnicas de relaxamento, psicoterapia podem contribuir para o controle do estresse e da pressão arterial;
* Não interrompa o uso da medicação nem diminua a dosagem por sua conta. Siga as indicações de seu médico e tome os remédios rigorosamente nos horários prescritos;
* Meça a pressão arterial com regularidade e anote os valores para que seu médico possa avaliar a eficácia do tratamento;
* Não esqueça que hipertensão é uma doença crônica e que complicações podem ser prevenidas com o uso de drogas anti-hipertensivas e mudanças no estilo de vida.

Atenciosamente: Tatiane Perucelli.
Fonte: http://drauziovarella.com.br/hipertensao/hipertensao/
           http://www.minhavida.com.br/saude/temas/hipertensao

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Projeto Copa do Mundo: decoração das salas de aulas.





No dia 27 de Junho de 2014 aconteceu o Projeto Copa do Mundo, no Colégio Estadual General Osório, onde cada classe ficou responsável por decorar sua sala de acordo com o pais  que esta tinha escolhido.
Decoração da sala foi um dos meios de atribuição de nota pela Professora Adriana, esta Supervisora do PIBID Educação física. Algumas fotos da amostra foram selecionadas para indagar a imaginação acerca do trabalho dos alunos. 







        Alguns alunos criaram os pratos típicos do pais, para que os visitantes da amostra pudessem provar as especiarias do seu país.













Att: Sergio Wynnek Jr

quinta-feira, 10 de julho de 2014

O TÊNIS DE CAMPO PRATICADO EM CADEIRAS DE RODAS


tênis em cadeira de rodas é um esporte paraolímpico praticado por cadeirantes cuja deficiência seja a perda dos membros ou a incapacidade de utilizá-los para locomoção. Utiliza as mesmas quadra de tênis convencional utilizando as mesmas regras com pequenas adaptações.
A maior diferença da regra adotada neste esporte é a que a bola pode quicar duas vezes antes de ser rebatida, podendo o segundo quique ocorrer fora das linhas da quadra. A mesma regra é válida para os saques, que podem ser realizados por outra pessoa se a deficiência do jogador impeça a realização deste. Durante o jogo o jogador não pode deixar o assento de sua cadeira de rodas, sendo ela considerada parte do corpo do jogador.

O referido link mostra a pratica do tênis de campo por cadeirantes, que nada é impossível quando se quer algo. Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=2TuTYgA7Bak.>Acesso em 10/07/2014
O esporte foi criado por Jeff Minnenbraker e Brad Parks nos Estados Unidos em 1976, sendo o primeiro campeonato organizado no ano seguinte. Em 1981 foi fundada a WTPA (Wheelchair Tennis Player Association) para regular o novo esporte. Em 1981 foi incluído nas paraolimpíadas de Seul em caráter de exibição passando a valer medalhas a partir de 1992 em Barcelona.
No Brasil o pioneiro do esporte foi José Carlos Morais que o trouxe para o país em 1985, participando da delegação paraolímpica brasileira que representou o pais das paraolimpíadas de Atlanta em 1996.

att,
Marcelo Leniar

RETENÇÃO DE LÍQUIDOS

Tenha uma melhor qualidade de vida, aproveite esse post e entenda as causas da retenção de líquidos que reflete em mal estar e veja os tratamentos. 
Retenção de líquidos é o nome popular que descreve o inchaço no corpo ou em parte dele.
É razoavelmente comum as pessoas sentirem que estão “retendo líquidos”. As pernas inchadas no final do dia, com marcas de pressão das meias ou dos sapatos, são um exemplo de edema – termo médico que se refere ao inchaço.
O edema é o resultado do extravasamento de um líquido (pobre em proteínas do sangue) que sai dos vasos sanguíneos e vai para o tecido subcutâneo. Esse líquido confere o aspecto inchado e brilhante da pele, muitas vezes compressível por acessórios do vestuário ou mesmo com a pressão dos nossos dedos sobre a pele, deixando uma marca, um sulco, transitoriamente.
Causas
Existem mecanismos muito sofisticados para manter o equilíbrio dos líquidos no corpo. Pouco mais de dois terços dele é composto por água. Entretanto, todos os fluidos corporais, inclusive o sangue, são compartimentalizados de acordo com sua função.
Desequilíbrios nesses mecanismos, tais como variações de pressão sanguínea regional, quantidade de proteínas no sangue, quantidade de sais disponíveis no corpo, ação da força da gravidade, sedentarismo, entre outros fatores, podem favorecer o aparecimento do edema.
Outras causas possíveis são:
1)    problemas renais, cardíacos ou hepáticos;
2)    doenças da tireoide que provocam um tipo específico de edema;
3)    remédios, como alguns anti-hipertensivos, que podem alterar a permeabilidade dos vasos sanguíneos;
4)    reações inflamatórias, como as que ocorrem em reações alérgicas, que alteram a capacidade dos vasos de manter-se competentes contra o extravasamento líquido.
Na maioria das vezes, porém, os pequenos inchaços têm causa local, como a circulação regional insuficiente.
Sintomas
As pessoas costumam notar os sinais do edema em regiões mais suscetíveis ao acúmulo de líquidos. Isso ocorre nas pernas, nas costas de pessoas que ficam deitadas por muito tempo ou em regiões mais propensas à ação da força da gravidade.
Diagnóstico e Tratamento
O diagnóstico baseia-se na avaliação médica do quadro clínico. Pode ser necessário também pedir alguns exames de sangue que dosam a quantidade de sais e proteínas, assim como uma avaliação cardíaca, hepática, renal, imunológica e tireoidiana. Às vezes, se faz necessário também realizar exames para avaliar as veias e artérias próximas ao local mais afetado pelo inchaço.
Para cada tipo de inchaço deve haver uma causa, que requer um tratamento específico.
Recomendações
Procure um médico:
* Se seus pés incharem muito a ponto de os sapatos e meias ficarem apertados ao longo ou no final do dia;
*  Se amanhecer com as pálpebras ou o rosto inchado;
*  Se houver inchaço assimétrico, mesmo que leve (só uma perna, ou só um braço, por exemplo), pois pode ser um sinal de trombose;
*  Se aparecer inchaço no corpo, depois de começar a usar um remédio novo. Ele pode ser efeito colateral ou reação alérgica provocados pelo medicamento.
Fonte<http://drauziovarella.com.br/letras/r/retencao-de-liquidos/> Disponível em 10/07/2014 ás 00h57.
Att. Marcela Pereira  

terça-feira, 8 de julho de 2014

Entenda por que o aquecimento é tão importante antes da atividade física

"A prática de aquecer antes de fazer uma atividade física é um hábito consagrado e consensual tanto para os especialistas quanto para os praticantes de exercícios. A percepção dos seus benefícios pode ser considerada até intuitiva, porém é importante entender um pouco melhor como o aquecimento funciona para valorizarmos ainda mais sua importância.

Quando iniciamos uma atividade a partir do estado de repouso, nosso corpo vai fazer uma transição para um estado de maior atividade metabólica, que demanda uma série de ajustes em vários órgãos e sistemas. O objetivo maior dessa transição é proporcionar ao efetor do movimento, ou seja, o músculo, condições para produzir mais energia e adequar esta energia produzida à exigência do exercício.
Os músculos produzem energia a partir de processos chamados aeróbicos e anaeróbicos. O processo
anaeróbico de produção de energia pode ser acionado instantaneamente e vai predominantemente atender a demanda energética nos primeiros segundos da transição do repouso para o exercício. A partir de então, pouco a pouco a produção de energia vai sendo atendida a partir do metabolismo aeróbico, até que se instale a chamada fase estável do exercício, na qual a produção de energia aeróbica equilibra a demanda.

O início de uma atividade cria então o chamado débito de oxigênio, que decorre da produção de energia anaeróbica dos primeiros minutos da fase de transição. Um dos objetivos do aquecimento é antecipar a elevação do metabolismo aeróbico e diminuir este débito de oxigênio. Esta atitude diminui o desconforto do início do exercício que decorre do acúmulo de ácido láctico associado à produção de energia anaeróbica.

O aquecimento proporciona então o aumento do fluxo de sangue para os músculos, adequando mais rapidamente a exigência para elevar a produção de energia aeróbica, aumenta a temperatura do corpo, contemplando a melhor atividade das enzimas, e aquecendo os músculos, diminui também a probabilidade de lesões.
O aquecimento é um procedimento que deve ser parte integrante do início de qualquer atividade, tanto esportiva quanto recreativa ou laboral".
 Fonte:http://www.educacaofisica.com.br/index.php/ciencia-ef/canais-cienciaef/fisiologia/27612-entenda-por-que-o-aquecimento-e-tao-importante-antes-da-atividade-física
 Att Larissa Silveira

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Atletismo e natação são os melhores esportes para o cérebro, revela pesquisa


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Os esportes e as atividades físicas são benéficas não apenas para a parte fisiológica do corpo humano, o esporte ajuda também no rendimento escolar e cerebral, segundo pesquisa já revelada pela clínica espanhola Mayo Sports. Porém qual deve ser o esporte que é mais benéfico para o cérebro?


A pesquisa da Clínica espanhola Mayo revela que certos esportes olímpicos podem contribuir para aumentar o rendimentocerebral. Concretamente, os pesquisadores destacam o atletismo e a natação, dois exercícios aeróbicos que, ao aumentar o bombeamento de sangue no coração, reduzem o risco de demência e melhoram o estado de ânimo. Além disso, a natação é altamente benéfica para as articulações.

Completam esta lista esportes como futebol, handebol, basquete, ciclismo, hockey, tênis e taekwondo. Em relação aos esportes menos "intensos", os pesquisadores destacam o tênis de mesa, o badminton e a esgrima. Todos eles, além de fazer com que os participantes queimem calorias, requerem concentração, coordenação motora e precisão. O remo também se encontra entre os esportes que ajudam a manter o cérebro inteligente.

Os pesquisadores também ressaltam a importância de realizar atividades físicas frequentemente: "bastam 30 minutos de exercícios aeróbicos por dia, cinco vezes por semana, para reduzir o declive cognitivo associado ao envelhecimento", segundo o neurologista Rodolfo Savica, um dos autores da pesquisa.


Fonte:http://www.educacaofisica.com.br/index.php/esportes/canais-esportes/outras-modalidades/27349-atletismo-e-natacao-sao-os-melhores-esportes-para-o-cerebro-revela-pesquisa

Att: Kerlin Thaise M. Dos Santos

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Crianças que ficam "presas" em casa, estão mais fracas, segundo pesquisa

140529_GameUma infância dominada por videogames, TV e computadores está deixando toda uma geração de crianças mais fraca, como comprovou, pela primeira vez, uma pesquisa realizada no Reino Unido. 

O estudo, liderado por Gavin Sandercock, especialista em educação física de crianças da Universidade de Essex, comparou em 2008 o desempenho em atividades comuns de um grupo de 315 meninos e meninas britânicos de 10 anos com o de outro grupo de 309 da mesma idade em 1998 e constatou que a nova geração não consegue realizar os exercícios com a mesma facilidade ou desempenho.

De acordo com o artigo publicado no periódico "Acta Paediatrica", as crianças de 2008 fizeram menos abdominais, foram menos capazes de sustentar o peso do próprio corpo segurando uma barra e apresentaram força menor nos braços e na empunhadura do que as avaliadas 10 anos antes. Segundo os pesquisadores, as crianças da nova geração realizaram um número 27,1% menor de abdominais; tiveram uma queda de 26% na força dos braços e de 7% na empunhadura; e uma em dez não conseguiu se segurar na barra e sustentar o próprio peso, contra uma em cada 20 em 1998.

- Isso provavelmente é fruto de mudanças nos padrões de atividades das crianças de 10 anos, como participar menos de exercícios de subida em cordas nas aulas de educação física nas escolas e trepar em árvores apenas por diversão - disse Sandercock. - Estas atividades tipicamente aumentavam a força das crianças, fazendo com que elas fossem, por exemplo, capazes de levantar e sustentar seu próprio peso corporal.

O fato de 10% das crianças não terem conseguido passar pelo teste da barra e de outros 10% nem terem tentado foi "realmente chocante", reconheceu o pesquisador: - Isso provavelmente mostra que escalar e segurar o próprio peso era algo que elas nunca tinham feito antes.

Pesquisas anteriores já haviam demonstrado que as crianças estavam ficando com uma forma física pior, menos ativas e mais sedentárias, e, em muito casos, mais pesadas. Mas o novo estudo também revelou que, em média, a geração de 2008 tinha o mesmo índice de massa corporal daquela da década anterior. Para Daniel Cohen, da Universidade Metropolitana de Londres e outro autor do artigo, isso significa que, dada a queda na força, os corpos das crianças do grupo mais recente têm mais gordura e menos músculos do que os das crianças do grupo anterior.

- Isso é realmente preocupante do ponto de vista da saúde delas - considerou. - Se, por um lado, é uma boa notícia que o índice de massa corporal não tenha aumentado, por outro é ruim saber que, quilo por quilo, elas estão provavelmente carregando mais gordura.

Diante dos resultados, os cientistas querem que o governo britânico diminua sua confiança no Programa Nacional de Medição de Crianças, que faz um levantamento regular do índice de massa corporal dos alunos do ensino fundamental do Reino Unido, e comece a realizar testes físicos nas escolas do país.

- Trepar em árvores e subir cordas costumava ser uma atividade padrão das crianças, mas as autoridades escolares e a cultura da superproteção se uniram para tirar o vigor de nossas crianças - avaliou Tam Fry, da Fundação para o Crescimento das Crianças, organização filantrópica britânica voltada para questões do desenvolvimento físico infantil. - Cair de um galho costumava ser uma boa lição para aprender a dar a volta por cima e a subir melhor numa árvore. Agora, o medo de processos judiciais nos faz impedir as crianças de subirem nas árvores em primeiro lugar. 

Segundo Fry, as escolas do país promovem duas horas de atividade física por semana para as crianças, enquanto elas deveriam estar praticando pelo menos uma hora por dia. Ainda assim, ele discorda dos autores do estudo quanto à necessidade de instituir testes de aptidão física.

- Os testes podem ou não ser apropriados, mas Sandercock não devia desencorajar o uso dos levantamentos do índice de massa corporal - disse.

Já uma porta-voz do Departamento de Saúde do Reino Unido afirmou que o governo implementou diversos programas de promoção de estilos de vida mais saudáveis entre os jovens e que pesquisas sobre saúde no país indicam um aumento no nível de atividades físicas.

- O Departamento de Saúde não tem planos de introduzir testes de aptidão física para crianças - acrescentou.

Fonte:
 http://www.educacaofisica.com.br/index.php/escola/canais-escola/crescimento-desenvolvimento/27430-criancas-que-ficam-qpresasq-em-casa-estao-mais-fracas-segundo-pesquisa

COMENTÁRIO: Os vícios vídeo games, internet, computadores, TV fazem com que as crianças percam o hábito de brincar fora de casa, subindo em arvores e brincando de pega- pega, isso acontece devido à violência presente na rua. A pesquisa mostra que com testes de aptidão física houve a possibilidade de ver resultados não muito agradáveis. O perigo eminente da rua e de ficar só na frente da TV, faz com que não desenvolva músculos e só acumule gordura, isso acarreta a perda da força. Nas aulas de Educação Física na escola há essa oportunidade para que eles se movimentem de alguma forma, isso faz com que eles criem o hábito de se divertir brincando e jogando com o esporte.

Att.
Hanna Oana Pereira Szumski

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Tendinopatia é causada pelo excesso de uso dos tendões do pé e tornozelo

A tendinopatia é uma lesão de sobrecarga ou por esforço repetitivo, que afeta um ou mais tendões, gerando muita dor, inflamação e até deformidades ósseas quando crônicas. Os tendões são estruturas anatômicas que unem os músculos aos ossos, dando movimento aos mesmos. Portanto, em todo corpo, onde há tendão, pode haver tendinite. No pé e tornozelo não é diferente.
Mulher com dor no tornozelo (Foto: Getty Images)Dor no tornozelo é comum em pessoas que treinam pesado (Foto: Getty Images)
Esse é um problema comum entre pessoas que treinam duro, com sobrecarga dos esforços ou são atletas que aumentam a intensidade ou mudaram o treinamento. Os sintomas incluem dor ao mobilizar o pé e tornozelo, principalmente ao longo do curso do tendão. Pode haver formigamento, pontada ou fisgada devido à inflamação do nervo que o rodeia.
A tendinopatia pode ser descrita como um espectro de diagnósticos, envolvendo lesões nessas estruturas anatômicas, como: tendinite, peritendinite e tendinose. O termo tendinite, por exemplo, é usado para processos inflamatórios agudos envolvendo a bainha tendínea (membrana que envolve o tendão), enquanto que tendinopatia é o termo mais adequado para descrever quadros de dor crônica nos tendões, acompanhada dos sinais e sintomas já descritos anteriormente.
euatleta info tendões tornozelo (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)















CAUSAS
A tendinopatia é causada por "overuse" (sobrecarga) e é mais provável de ocorrer quando o modo, a intensidade ou a duração da atividade física mudam ou intensificam de alguma forma diferente da habitual.

Inicialmente, há irritação do revestimento externo do tendão. Isso é chamado peri ou paratendinite. Em seguida pode acontecer a sua degeneração, tornando-o mais espesso. O tendão fica mais fraco e perde a sua força (tendinose), o que pode levar a uma ruptura completa ou parcial.
É importante considerar e tratar as causas extrínsecas e intrínsecas da lesão nos tendões. Os fatores extrínsecos incluem o uso excessivo do tendão, erros frequentes de treinamento, tabagismo, abuso de medicação e uso de sapatos ou outros equipamentos não adequados para a atividade específica. Fatores intrínsecos são: flexibilidade e resistência do tendão, idade do paciente, alterações anatômicas e suprimento vascular.
COMO EVITAR
Tipos anormais de pé (como o pé plano e cavo) e alterações no ciclo de marcha aumentam o risco de gerar uma tendinopatia. Apenas uma pisada errada, encurtamentos e outras pequenas alterações que já desequilibram a musculatura podem gerar o processo degenerativo, por isso, para evitar a lesão, é necessário adquirir um tênis adequado, não exagerar nos treinamenos, fazer uma avaliação ortopédica para ver a pisada e analisar se existe alguma irregularidade na mecânica.
Também é importante ter um período de recuperação para satisfazer as exigências crescentes sobre os tecidos; quando o descanso é inadequado, ocorre a não recuperação celular e, consequentemente, a inflamação. Portanto, a inflamação do tendão é uma reação secundária.
TRATAMENTO
Everton Ribeiro, do Coritiba, postou foto do tratamento com gelo (Foto: Arquivo pessoal)Gelo é uma forma de tratar a lesão (Foto: Arquivo)
O tratamento deve sempre começar com medidas conservadoras, incluindo a proteção, repouso relativo, gelo, compressão e elevação, medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINE) e analgésicos estão indicados na fase aguda e modalidades de exercício de reabilitação (PRICEMM) .
O paciente deve ser encorajado a reduzir o seu nível de atividade física para diminuir o esforço repetitivo sobre o tendão. Os exercícios de reabilitação envolvem um programa de alongamento e fortalecimento e devem ser iniciados precocemente. Nos casos graves, há um período de imobilização para acalmar a dor e a inflamação ocasionadas pela lesão antes do início da terapia.

Outras modalidades de fisioterapia incluem ultrassons, a iontoforese (carga elétrica para dirigir a medicação para dentro dos tecidos) e fonoforese (utilização de ultrassons para melhorar a entrega de drogas aplicadas topicamente), mas há pouca evidência da sua eficácia no tratamento.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Estudo associa condicionamento físico ao desempenho acadêmico das crianças



Teste demostrou que rendimento escolar está ligado à capacidade cardiorrespiratória e à habilidade motora de forma independente e combinada.  


Muitas evidências sugerem que o desempenho acadêmico e o condicionamento físico possam andar de mãos dadas, mas um novo estudo dá um passo adiante, apontando para a capacidade cardiorrespiratória e a habilidade motora como elementos de fitness mais relacionados ao sucesso acadêmico.        

A pesquisa, que será publicada no Journal of Pediatrics, contou com 2.038 crianças e adolescentes espanhóis com idades entre 6 e 18 anos. Os cientistas obtiveram os dados completos sobre seu desempenho escolar e testaram seu condicionamento físico e composição corporal.       

Os resultados indicam que o desempenho acadêmico está ligado à capacidade cardiorrespiratória e à habilidade motora, tanto de forma independente quanto combinada. Crianças e adolescentes que não fazem levantamento de peso podem respirar aliviadas: o desempenho acadêmico não estava relacionado de forma independente com a força muscular.       

— Como esses componentes físicos de fitness são altamente associados uns com os outros, é necessário diferenciar quais deles são importantes em relação ao desempenho acadêmico— diz Irene Esteban-Cornejo da Universidade Autônoma de Madri (UAM).           

Para todos os envolvidos, no entanto, a importância de estar em boa forma nunca foi mais evidente.     

— Ter altos níveis de condicionamento cardiorrespiratório e motor pode, até certo ponto, reduzir o risco de fracasso escolar— afirma a pesquisadora.

Fonte:

“Muitos são os benefícios da atividade física, e cada dia mais, novos estudos como este, nos mostram isso de forma ainda mais evidente. Atenção pais e professores, essa pesquisa pode nos ajudar a incentivar nossos filhos e/ou alunos a praticarem atividade física!!”


Att, Érica Fernanda de Paula