Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

quinta-feira, 10 de julho de 2014

O TÊNIS DE CAMPO PRATICADO EM CADEIRAS DE RODAS


tênis em cadeira de rodas é um esporte paraolímpico praticado por cadeirantes cuja deficiência seja a perda dos membros ou a incapacidade de utilizá-los para locomoção. Utiliza as mesmas quadra de tênis convencional utilizando as mesmas regras com pequenas adaptações.
A maior diferença da regra adotada neste esporte é a que a bola pode quicar duas vezes antes de ser rebatida, podendo o segundo quique ocorrer fora das linhas da quadra. A mesma regra é válida para os saques, que podem ser realizados por outra pessoa se a deficiência do jogador impeça a realização deste. Durante o jogo o jogador não pode deixar o assento de sua cadeira de rodas, sendo ela considerada parte do corpo do jogador.

O referido link mostra a pratica do tênis de campo por cadeirantes, que nada é impossível quando se quer algo. Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=2TuTYgA7Bak.>Acesso em 10/07/2014
O esporte foi criado por Jeff Minnenbraker e Brad Parks nos Estados Unidos em 1976, sendo o primeiro campeonato organizado no ano seguinte. Em 1981 foi fundada a WTPA (Wheelchair Tennis Player Association) para regular o novo esporte. Em 1981 foi incluído nas paraolimpíadas de Seul em caráter de exibição passando a valer medalhas a partir de 1992 em Barcelona.
No Brasil o pioneiro do esporte foi José Carlos Morais que o trouxe para o país em 1985, participando da delegação paraolímpica brasileira que representou o pais das paraolimpíadas de Atlanta em 1996.

att,
Marcelo Leniar

Nenhum comentário:

Postar um comentário