Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Estudo associa condicionamento físico ao desempenho acadêmico das crianças



Teste demostrou que rendimento escolar está ligado à capacidade cardiorrespiratória e à habilidade motora de forma independente e combinada.  


Muitas evidências sugerem que o desempenho acadêmico e o condicionamento físico possam andar de mãos dadas, mas um novo estudo dá um passo adiante, apontando para a capacidade cardiorrespiratória e a habilidade motora como elementos de fitness mais relacionados ao sucesso acadêmico.        

A pesquisa, que será publicada no Journal of Pediatrics, contou com 2.038 crianças e adolescentes espanhóis com idades entre 6 e 18 anos. Os cientistas obtiveram os dados completos sobre seu desempenho escolar e testaram seu condicionamento físico e composição corporal.       

Os resultados indicam que o desempenho acadêmico está ligado à capacidade cardiorrespiratória e à habilidade motora, tanto de forma independente quanto combinada. Crianças e adolescentes que não fazem levantamento de peso podem respirar aliviadas: o desempenho acadêmico não estava relacionado de forma independente com a força muscular.       

— Como esses componentes físicos de fitness são altamente associados uns com os outros, é necessário diferenciar quais deles são importantes em relação ao desempenho acadêmico— diz Irene Esteban-Cornejo da Universidade Autônoma de Madri (UAM).           

Para todos os envolvidos, no entanto, a importância de estar em boa forma nunca foi mais evidente.     

— Ter altos níveis de condicionamento cardiorrespiratório e motor pode, até certo ponto, reduzir o risco de fracasso escolar— afirma a pesquisadora.

Fonte:

“Muitos são os benefícios da atividade física, e cada dia mais, novos estudos como este, nos mostram isso de forma ainda mais evidente. Atenção pais e professores, essa pesquisa pode nos ajudar a incentivar nossos filhos e/ou alunos a praticarem atividade física!!”


Att, Érica Fernanda de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário