Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

terça-feira, 15 de maio de 2012

Bons hábitos de estudo
 

1 – Adquira responsabilidade. Para você ser um ótimo estudante, reconheça que você *quer* ser um bom estudante em primeiro lugar. Isto significa que você está disposto a se esforçar, se dedicar, se entusiasmar, se organizar. Aprenda a ter disciplina (por exemplo, seguir regras e horários). Aprenda a dar prioridade aos seus estudos (por exemplo, estudar vem primeiro do que brincar). Esta primeira dica é a mais importante de todas, pense sobre ela, pois sem ela, as dicas seguintes não valem nada!

2 – Desligue tudo ao estudar. Desligue a TV, o game, o celular, o computador (se não for um trabalho que o exija), retire tudo que não for de estudo de cima da sua mesa, deixe-a bem limpa e organizada, o mais vazia possível (se você estiver sem tempo, coloque toda a bagunça da sua mesa numa caixa no canto do quarto e organize esta caixa depois). Pense que, quanto mais você se concentrar, se focalizar na atividade que segue, melhor você a fará, mais rapidamente você a fará, e o assunto se fixará melhor no seu cérebro. Evite bagunça de coisas e excesso de informação inútil que possa lhe distrair e tomar seu tempo e energia.
 
3 – Estipule um horário regular de estudos, estude todos os dias. Todo dia, determine uma faixa contínua de horários, reservados somente para os estudos. Utilize *todos* os dias esta faixa de horários. O que importa é você estudar *todos* os dias, e não acumular os estudos para a última hora (leia: um dia antes da prova). Seja como um atleta: para completar uma maratona, você não vai ser tolo de somente treinar uma semana antes, certo? Precisa ter *regularidade*. Todos os dias, nem que seja um pouco, estude. “O homem que move montanhas, começa carregando pedras pequenas” (ditado chinês). Marque no relógio 30 a 40 minutos, dependendo da atividade; estude continuamente durante este tempo, depois descanse 15 minutos. Retorne aos estudos e assim por diante.
 
4 – Estudo em primeiro lugar, depois dê um prêmio a você mesmo. Você vai querer fazer as coisas divertidas primeiro (leia: brincar, jogar, ver TV, ficar sem fazer nada…). Porém, isso não vai ser nada divertido, quando chegar o fim do dia e você perceber que, já com sono e cansado, ainda tem um monte de tarefas para entregar no dia seguinte! (Além do que, você pode não acreditar, mas estudar também é divertido! Adquira motivação para os estudos! Entusiasme-se para aprender algo novo!). Faça sempre as tarefas/estudos em primeiro lugar (as priorize!). Assim que terminar, se presenteie com um bom chocolate, ligue a TV, vá brincar e curtir o resto do dia. Grite “Uu-hhuuuu!”. Você está livre, leve e solto.
 
5 – Alimente-se bem e descanse. Nosso corpo precisa de descanso apropriado para se recuperar dos esforços do dia-a-dia. Também precisamos dos nutrientes adequados para o bom funcionamento do corpo e da mente. Portanto, você deve procurar dormir bem (não vá para a cama tarde!) e se alimentar com frutas, legumes e saladas, arroz, feijão, carnes (de preferencia, as magras, como peixe e frango), etc. Nada de só comer frituras, salgadinhos e refrigerantes! Seu organismo agradeçe e seu desempenho nos estudos com certeza vai melhorar.

Ivna Caroline Daniel

Nenhum comentário:

Postar um comentário