Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

terça-feira, 21 de maio de 2013

Calçados inadequados podem provocar dores e lesões


Praticar atividade física com o tênis inadequado pode provocar dores e lesões nas articulações, prejudicando o seu desempenho, podendo até mesmo impossibilitar a prática da malhação ou esportes. Dessa forma, se você está sofrendo com dores ou lesões depois de praticar exercícios, pode ser que o seu tênis não seja o ideal para a sua atividade, por isso, leia a seguir algumas dicas de ortopedistas para escolher o tênis ideal:

Antes de tudo, o calçado deve proporcionar conforto, proteção e performance. Não se acanhe em experimentar os dois pés do calçado na loja para conferir ambos estão confortáveis, além de existir uma folga entre a ponta do tênis e o dedão do pé.
dicas-para-escolher-o-tenis-adequado-para-cada-atividade-fisica


Se você pratica corrida ou caminhada, o tênis ideal deve ser bastante flexível, além de contar com um sistema de absorção de impacto para evitar lesões nos joelhos e articulações. Além disso, sua sola deve proporcionar o máximo de conforto, pois a atividade é de impacto e de atrito nos pés, por isso a sola precisa ser macia e leve.

Dependendo da atividade física escolhida, é necessário comprar um tênis específico. Para corrida e caminhada, o tênis precisa contar com uma sola leve e macia, bem como ter alta capacidade de absorção de impacto e de ser flexível. Para os praticantes de jumping e esportes de salto, é preciso contar com um calçado que conte com apoios internos e laterais, para evitar torções, mas sem limitar os movimentos do esportista. Vale lembrar que esse tipo de tênis precisa contar também com um bom dispositivo de absorção de impacto. .
Se você é praticante de ciclismo, o ideal é treinar com sapatilhas com tiras colantes ao invés dos tênis convencionais, já que as tiras facilitam colocar e retirar o calçado, item importante para atletas que participam de competições esportivas, como triatlo, que são provas que combinam o ciclismo com natação e corrida.


att,
    Marcelo Leniar

Nenhum comentário:

Postar um comentário