Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

sexta-feira, 24 de maio de 2013

De onde surgiu a expressão “neguinha”?


          Olá amigos, acredito que muitos de vocês já dever ter ouvido “vamos tirar a nega ou neguinha” quando algum jogo esta empatado. No Colégio General Osório esta semana, em uma das aulas surgiu esta expressão, o conteúdo era tênis de mesa e durante a explicação do esporte um dos alunos comentou: “o número de sets é impar, porque se ter empate agente tira a neguinha né professor?”. Depois desta pergunta surgiu outra, de onde vem à expressão nega ou neguinha?
          Não posso afirmar que esta é mesma a versão correta, mas durante minhas buscas encontrei a seguinte hipótese. Por volta Da década de 50 o jogo de sinuca era bastante popular em bares. Neste jogo as bolas são numeradas de 1 a 15 e pode ser jogado individualmente ou em duplas, de acordo com o número da primeira bola derrubada os jogadores devem derrubar as bolas menores (1 a 7) ou as maiores (9 a 15). A bola 8, da cor “preta” é a bola de desempate, quando um jogador ou dupla derrubar todas as suas bolas, menores ou maiores ele(s) devem derrubar a bola 8 para vencer a partida.
          Devido a cor preta da bola 8, ela ficou popularmente conhecida como “neguinha” e por ser a bola decisiva e de desempate é que surgiu a expressão “tirar a nega ou neguinha”. Esta expressão se expandiu e foi para outros esportes como o tênis de mesa ou até mesmo no par ou impar, cara ou corroa e etc.

Até a próxima galerinha

Att. Edilson de Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário