Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

sexta-feira, 24 de maio de 2013

De onde surgiu a expressão “neguinha”?


          Olá amigos, acredito que muitos de vocês já dever ter ouvido “vamos tirar a nega ou neguinha” quando algum jogo esta empatado. No Colégio General Osório esta semana, em uma das aulas surgiu esta expressão, o conteúdo era tênis de mesa e durante a explicação do esporte um dos alunos comentou: “o número de sets é impar, porque se ter empate agente tira a neguinha né professor?”. Depois desta pergunta surgiu outra, de onde vem à expressão nega ou neguinha?
          Não posso afirmar que esta é mesma a versão correta, mas durante minhas buscas encontrei a seguinte hipótese. Por volta Da década de 50 o jogo de sinuca era bastante popular em bares. Neste jogo as bolas são numeradas de 1 a 15 e pode ser jogado individualmente ou em duplas, de acordo com o número da primeira bola derrubada os jogadores devem derrubar as bolas menores (1 a 7) ou as maiores (9 a 15). A bola 8, da cor “preta” é a bola de desempate, quando um jogador ou dupla derrubar todas as suas bolas, menores ou maiores ele(s) devem derrubar a bola 8 para vencer a partida.
          Devido a cor preta da bola 8, ela ficou popularmente conhecida como “neguinha” e por ser a bola decisiva e de desempate é que surgiu a expressão “tirar a nega ou neguinha”. Esta expressão se expandiu e foi para outros esportes como o tênis de mesa ou até mesmo no par ou impar, cara ou corroa e etc.

Até a próxima galerinha

Att. Edilson de Oliveira 

2 comentários:

  1. O escritor Vitor Paiva afirma que, Essa expressão, que significa disputar mais uma partida de qualquer jogo para desempatá-lo, possui sua origem não só na escravidão, como também na misoginia e no estupro (o que espanta que até hoje seja utilizada com tanta naturalidade). Sua história é simples e intuitiva: quase sempre, quando os senhores do passado jogavam algum esporte ou jogo, o prêmio era uma escrava negra.

    ResponderExcluir
  2. Estou tentando encontrar alguma fonte que liga essa expressão à escravidão. Vários artigos citam essa ligação, mas sempre como consequência lógica, se a "nega" for uma mulher, logo seria uma escrava, logo a disputa seria entre senhores de escravos, logo seria um prêmio por uns disputa. O problema é que nenhum dos autores cita uma fonte da época usando essa expressão. De onde tiraram que essa expressão vem desde a escravidão, se não apresentam fontes de que isso tenha sido dito na época da escravidão.
    Muita gente assumindo muita coisa, sem fonte, e tomando decisão que pode ser precipitada.

    ResponderExcluir