Hoje quando estava indo para a aula na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), encontrei um amigo dos tempos de colégio. Quando disse a ele que estava cursando Licenciatura em Educação Física, ele respondeu com a seguinte frase: "Quem bom, assim você pode acabar com essas aulas largadas e dar treino de verdade para os alunos, ai sim as pessoas vão respeitar a disciplina".
Isso me provocou uma reflexão, não em relação ao "dar treino", já que não é esse o nosso objetivo. O que me chamou atenção foi "ai sim as pessoas vão respeitar a disciplina", de certa forma ele não esta totalmente errado. Lembrei-me também de uma conversa que tive cm meu orientador a algum tempo atrás.
Na sociedade em que vivemos, o resultado do seu trabalho é o que prova seu valor. No período em que a Educação Física era esportivista, havia uma certa valorização porque a disciplina formava atletas para as competições municipais, estaduais, nacionais e até internacionais. A partir dos anos 80 com a reforma curricular o objetivo da Educação Física passou a ser outro, e de certa forma essa desvalorização aumentou.
A Educação Física Escolar tem o objetivo de formar o cidadão como um todo, fisicamente, psicologicamente e socialmente. Porém estes resultados não podem ser medidos durante o período em que o aluno se encontra nas escola. trata-se de um resultado a longo prazo, para a vida toda.
Neste vídeo Fabio Saba, mestre em Educação Física pela USP, fala um pouco sobre o que é a Educação Física e qual o seu papel na sociedade.
Att. Edilson de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário