Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Câimbras...





Câimbras quem nunca teve alguma? Porém, sabemos o porquê ela acontece? Quais os métodos de aliviá-la? Não? Então saberemos hoje, como ela advém e como tentar reverte-lá. A câimbra, ou cãibra, é um espasmo ou contração involuntária dos músculos, normalmente muito dolorosa, que pode durar de alguns segundos até vários minutos. A câimbra pode atingir um ou mais músculos de uma vez.Qualquer músculo de controle voluntário pode apresentar essas contrações. Os mais comuns são: panturrilhas, músculos anteriores e posteriores da coxa, pés mãos, pescoço e abdômen. 
Causas:
 1) Uso exagerado da musculaturaSão as câimbras típicas dos atletas que praticam exercícios que sobrecarregam determinados músculos. No entanto, elas podem ocorrer, também, nas mãos, nos braços e no pescoço como resultado de atividades como escrever, digitar ou trabalhar com ferramentas na mesma posição durante muito tempo. 
2) DesidrataçãoA água facilita as contrações e o relaxamento das fibras musculares e dos tendões. A falta dela deixa-os mais sujeitos a espasmos.
3) Baixas temperaturasO frio faz com que a musculatura fique mais tensa e contraída, o que facilita a ocorrência de espasmos das fibras musculares. 
4) Má circulaçãoNos mais velhos, o estreitamento das artérias que irrigam os membros inferiores causado por placas de aterosclerose pode provocar câimbras, quando a musculatura é solicitada com mais intensidade.
5) Compressão de raízes nervosasArtroses e perda de elasticidade dos discos que ficam entre as vértebras da coluna lombar podem comprimir os nervos, que saem para inervar os membros inferiores, e provocar dor. Essa dor fica mais forte à medida que a pessoa anda e pode adquirir as características típicas das câimbras. No entanto, ela melhora quando a coluna fica ligeiramente flexionada para frente, por exemplo, na posição que a pessoa assume ao empurrar o carrinho do supermercado.
6) Carência de sais mineraisFalta de potássio, cálcio ou magnésio na dieta alimentar pode estar por trás de quadros de câimbras frequentes. Pessoas hipertensas que tomam diuréticos geralmente perdem potássio. 
7) Outras causasPortadores de diabetes, anemia, insuficiência renal, doenças da tireoide, degenerações neurológicas, desequilíbrios hormonais e mulheres grávidas estão mais sujeitos a desenvolver episódios dolorosos de câimbras.
 Prevenção 
Câimbras não têm cura, mas alguns cuidados simples podem prevenir a repetição das crises: 
1) Boa hidrataçãoTome bastante líquido durante o dia, especialmente antes de praticar exercícios vigorosos. Bem hidratados, os músculos se contraem e relaxam com mais facilidade
.2) Exercícios de alongamentoO alongamento deve ser feito antes e depois de qualquer exercício mais prolongado. Se as câimbras ocorrerem mais à noite, faça os alongamentos antes de deitar-se. 
3) Alimentação balanceadaInclua frutas e verduras na sua dieta habitual. Esses alimentos são ricos em vitaminas e sais minerais, nutrientes importantes para o funcionamento não só dos músculos, mas de todo o organismo. A banana ajuda a repor os níveis de potássio, hidrata e fornece energia (glicose) para os músculos.
 Tratamento
 Alguns analgésicos e anti-inflamatórios não tratam a câimbra como grande parte das pessoas acham. O que pode ser feito é uma serie de alongamentos na região onde a câimbra de estabelece, massagens são bem vindas. Aplicação de calor no local. O aumento da temperatura favorece o relaxamento dos músculos.

Fontes: 

http://drauziovarella.com.br/letras/c/caimbras/
 http://www.mdsaude.com/2008/10/cimbras.html
 

Att: Tatiane Perucelli



Nenhum comentário:

Postar um comentário