Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

sexta-feira, 21 de março de 2014

HANDBEACH




Conhecido como Handebol de Areia ou Handebol de Praia, é um esporte novo que foi criando em 1993 na Itália, sendo que também era muito praticado de modo semelhante na Holanda, logo esses países unificaram as regras que mais tarde foram aceitas na Federação Internacional de Handebol. Em 1995 estreou no Festival Olímpico de Verão no Rio de Janeiro com a participação de 4 paises: Brasil, Itália, Argentina e Portugal, onde o Brasil sagrou-se campeão. Desde então o esporte foi ganhando visibilidade. Em 2001 foi realizado em Akita no Japão o primeiro campeonato mundial da modalidade. O Brasil terminou em 3º lugar tanto com a equipe masculina quando feminina. O esporte tem como principal filosofia o fair play, apresentando menos contato físico e devido à quadra de areia não é possível driblar a bola, proporcionando um jogo muito mais dinâmico do que o esporte praticado em quadra, sendo um esporte agradável de assistir pela combinação do ambiente praia com belíssimos gols.


Regras Básicas

A quadra de jogo mede 27m x 12m, a área do goleiro mede a 6m sendo paralela a linha de fundo. Cada equipe joga com 4 jogadores em quadra, sendo 3 de linha e 1 goleiro, que também participa do ataque quando sua equipe está com a posse de bola, formando uma situação de 4 contra 3. As substituições são ilimitadas. O jogo dura dois tempos de 10 minutos, com um intervalo de 5 minutos, se qualquer um dos tempos terminar empatado, o desempate ocorre no sistema de “gol de ouro” onde a primeira equipe a marcar gol vence o tempo. Quando cada equipe vencer um tempo, o desempate ocorre com 5 tiros de “um contra o goleiro” ou “Shoot out” para cada equipe, onde o time que está defendendo fica apenas com o goleiro em quadra, já o que está com a bola fica com dois jogadores em quadra, um de linha e o goleiro. O jogador de linha passa a bola ao goleiro do seu time que deve ficar dentro da sua área e pode jogar direto para o gol ou devolver a bola ao seu companheiro de equipe que finaliza a gol. Cada tempo de jogo e/ou tempo de desempate inicia-se com o Tiro do Árbitro (bola ao alto). As faltas podem ser tiros livres, cobrada do local onde ocorreu ou tiro de 6 metros, que seria como o 7 metros do handebol de quadra.


Gols

Diferentemente do esporte de quadra, o Handbeach apresenta gols que valem um ponto, que são os gols simples e os que valem 2 pontos que são conhecidos como “gols espetaculares”, quando o gol é feito com uma pirueta (jogador faz um giro completo e arremessa a bola ao gol), ou em jogada aérea (jogador recebe o passe alto e finaliza em gol antes de tocar o solo). Gols do goleiro e de tiro de 6 metros também valem 2 pontos. 








Att. Aline Melnyk

7 comentários: