Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

terça-feira, 15 de abril de 2014

Atividades Circenses na Educação Física

O desejo de romper com práticas tradicionais foi uma das motivações de Fernanda Pedrosa de Paula ao introduzir o circo nas aulas de Educação Física. Ela iniciou o planejamento das turmas de 4° e 5° anos da EM José de Calasanz, em Belo Horizonte, com dois objetivos: ampliar o repertório de práticas da cultura corporal da garotada para além dos esportes coletivos e propor algo que representasse um desafio tanto para ela como para seus alunos, acostumados apenas a jogos de quadra.

Em classe, Fernanda propôs uma conversa inicial para saber o que os estudantes conheciam sobre o circo. Ao identificar que boa parte deles o associava apenas a palhaços e domadores de animais, ela percebeu a importância de apresentar mais práticas circenses, como as acrobacias e as manipulações. Esse primeiro momento serviu para que ela revisse alguns pontos do planejamento e o adaptasse em função das necessidades e dos interesses da garotada. 

Uma pesquisa orientada na sala de informática da escola se seguiu a essa primeira etapa. Lá, a turma buscou informações sobre as modalidades circenses e sua história. Em seguida, Fernanda exibiu trechos de espetáculos da companhia canadense Cirque du Soleil (disponível em locadoras e no YouTube) que mostravam as manifestações a serem trabalhadas nas aulas. "Ao propor a pesquisa e a exibição dos vídeos, pretendia ajudar a turma a se aproximar do circo e conhecer sua evolução." 

Só então teve início a experimentação das práticas. As aulas seguiam sempre a mesma sequência: numa roda de conversa, a docente expunha seus objetivos e explicava o movimento. Em seguida, a turma executava a modalidade apresentada. Ela circulava e indicava a necessidade de adaptações nos movimentos, e quem não conseguia realizá-los recebia ajuda. Por fim, em uma nova roda de conversa, a turma fazia um balanço do que havia aprendido.

Modalidades acessíveis
Conheça práticas que podem ser facilmente executadas na escola

Manipulações
Exercício: Malabares.
O que usar: Balões de ar, bolas de meia ou feitas com jornal e fita crepe, lenços (ou pedaços de tecido) e arcos (bambolês).
Desenvolve: Agilidade e coordenação motora.

Acrobacias
Exercícios: Corda, estrela, cambalhota, rolamento e parada de mão.
O que usar: Corda e colchonetes para amortecer o impacto das quedas e dar segurança.
Desenvolve: Força e resistência musculares.

Equilíbrio
Exercícios: Tambor e perna de pau.
O que usar: Latões e latas de leite em pó com um furo de cada lado, por onde passa uma corda de náilon.
Desenvolve: Equilíbrio e coordenação motora.


Att. Aline Melnyk

Nenhum comentário:

Postar um comentário