Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Cultura cigana

A história dos ciganos é toda baseada em suposições. E a razão é simples: faltam documentos. Os ciganos são um povo sem escrita. Eles nunca deixaram nenhum registro que pudesse explicar suas origens e seus costumes. Suas tradições são transmitidas oralmente, mas nem disso eles fazem muita questão – os ciganos vivem o hoje, não se interessam por nenhum resquício do passado e não se esforçam por se manterem unidos. A dificuldade em se fixar, o conceito quase inexistente de propriedade e a forma com que lidam com a morte – eliminando todos os pertences do falecido – dificultam ainda mais o trabalho aprofundado de pesquisa.
Uma teoria, contudo, é aceita pela maioria dos especialistas. A partir da constatação da semelhança entre as línguas romani (praticada pelos rom, o maior dos grupos ciganos) e hindi (variação do sânscrito, praticada no noroeste da Índia, onde hoje fica o Paquistão), foi possível elucidar a primeira e grande diáspora cigana. Um grande contingente, formado, possivelmente, por uma casta de guerreiros, teria abandonado a Índia no século 11, quando o sultão persa Mahmoud Ghazni invadiu e dominou o norte do país. De lá, emigraram para a Pérsia, onde hoje fica o Irã. A natureza nômade de muitos grupos ciganos, entretanto, também permite supor um movimento natural de imigração que tenha chegado à Europa conforme suas cidades se desenvolviam, oferecendo oportunidades de negócios para toda sorte de viajantes e peregrinos.
            Imagina-se que existam 15 milhões de ciganos espalhados pelo mundo. Como tudo relacionado a esse universo, essa é só uma estimativa – eles vivem à margem da sociedade e não costumam participar de pesquisas de censo demográfico.
Tanto no Brasil quanto na Europa, o analfabetismo entre os ciganos é alto. Por aqui, segundo a historiadora Isabel Fonseca, 3 em cada 4 mulheres ciganas são analfabetas. Por lá, escolas que só aceitam ciganos têm os piores níveis de qualidade. A falta de estudo e a vida à margem os empurram cada vez mais para a criminalidade, o que alimenta as visões deturpadas e generalizadas que sobrevivem desde os primeiros contatos entre ciganos e europeus. Enquanto não forem compreendidos, eles se mudarão e começarão tudo de novo. Seguirão vivendo sua saga cigana.
Existe um projeto de preservação da cultura cigana e sua inserção na escola, pois pela dificuldade e falta de documentos necessários para a matricula, muitas crianças da comunidade cigana ficam sem serem alfabetizadas. O responsável por ir atras dos direitos dos ciganos aqui no Brasil é o Claudio Domingos Iovanovitchi, que mostra a cultura, em seminarios para que professores trabalhem nas escolas, divulgando a cultura para os desconhecidos. A caravana cigana mostra uma vasta forma de trabalhar os conteúdos em sala, inclusive com os movimentos na educação física, para maiores informações entrar em contato no site www.caravanacigana.com.  


                                                                                                                  Att. Tatiane Perucelli 









Fontes: http://super.abril.com.br/cultura/saga-cigana-447715.shtml
             http://www.caravanacigana.com/2013/05/associacao-de-preservacao-da-cultura.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário