Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

terça-feira, 15 de abril de 2014

Hóquei Subaquático




 O Hóquei subaquático foi inventado em 1954 em Inglaterra por Alain Blake com o intuito de entreter os mergulhadores na altura do inverno. Inicialmente chamado ” Octopush”, o Hóquei subaquático ao longo dos anos foi sofrendo modificações a nível de equipamento,número de jogadores e outros factores decisivos para torna-lo na modalidade internacional que é hoje em dia.

 Hoje em dia é praticado em quase todos os países da Europa com destaque para o Reino Unido, França, Holanda que são as maiores potências, a nível Mundial temos países como África do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Colômbia, Estados Unidos da América e Canada.
 Em Portugal a modalidade existe oficialmente desde 2007, tendo ocorrido experiências prévias a esta data mas só em 2007 foi criado o primeiro clube oficial de Hóquei Subaquático. Desde então o crescimento tem sido muito significativo.

Regras

 O Hóquei Subaquático joga-se numa piscina  que tenha as dimensões entre 20-25 metros de comprimento e 12-15 metros de largura, devem ter uma profundidade minima de 1.80 m (minimo para competições oficiais, para treinos qualquer piscina pode ser utilizada) e máxima de 3.65m desde que a inclinação máxima não exceda os 10%, o ideal será de 2.20m de profundidade constante.
 As equipes são constituídas por 6 atletas e mais 4 suplentes sendo as substituições ilimitadas. Nas extremidades da piscina estão colocadas no fundo uma baliza com 3m de comprimento e 18 cm de largura onde devemos introduzir o disco (1.3kg de chumbo revestido de borracha) na calha da baliza.

Material

material

  1. Máscara de mergulho » usamos a máscara dado que o jogo disputa-se sempre no fundo da piscina e assim temos não só uma melhor visão debaixo de água sem esforçar a vista mas também mais uma proteção a nível da face.
  2. Toucas » São usadas para proteção e para ajudar a distinguir as equipas.
  3. Tubo » O uso do tubo é fundamental no jogo porque assim não precisamos de tirar a cara debaixo de agua para respirar e assim nunca perdemos o contacto visual com o disco.
  4. Luva » Mais uma maneira de distinguir as equipas e de proteção da mão que agarra o stick dado que cada jogador só usa uma luva.
  5. Barbatanas » Existem vários tipos e formas de barbatanas que podem ser utilizadas no Hóquei Aquático. Temos é de ter sempre atenção num fator de segurança para nós e para os outros jogadores, as barbatanas a sua volta tem que acabar sempre em borracha pois o contacto com os outros jogador e inevitável e se não tiver essa proteção poderia nos cortar . Quanto ao tipo de barbatana pode ser aquela a que nos adaptamo-nos melhor.
  6. Stick » É a única maneira que temos para poder tocar no disco. Cada pessoa deverá numa fase mais avançada ter os seus próprios sticks dado que para podermos fazer tanto os passes como a nível de técnica individual estar bem habituados a jogar sempre com os mesmos sticks. Existem variadíssimas formas e desenhos de sticks para todos os gostos mas apenas tem que respeitar a alguns aspectos de dimensões. Os sticks para destros e esquerdinos são iguais mas simétricos. Servem também para distinguir as equipas através das cores.
  7. Disco » a peça fundamental para um jogo. O disco pode ter várias cores mas sempre com as mesmas dimensões . De altura tem 3cm podendo variar entre 2mm, de diâmetro tem 8cm e o seu peso pode variar entre 1.3kg e 1.5kg . O disco a sua volta no exterior é envolvido por uma borracha para que assim não estrague a piscina nem os sticks. O stick permanece sempre no fundo da piscina.
 

http://www.fpas.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=54&Itemid=245

Att. Ana Ellen Soares Kochinski

Nenhum comentário:

Postar um comentário