Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

terça-feira, 15 de julho de 2014

A criança e a importância da atividade física

Todas as pessoas necessitam de atividades físicas para o seu desenvolvimento, tanto no aspecto biológico quanto para o conhecimento do corpo, para criar habilidades de controle e coordenação, equilíbrio e harmonia, força e agilidade, em diferentes atividades.

A atividade física deve ser assegurada e promovida durante toda a vida das pessoas, criando, assim, um estilo de vida ativo, assegurando saúde, disciplina e lazer.

As atividades físicas individuais ou coletivas, culturais ou de lazer, contribuem para o desenvolvimento das potencialidades do ser humano, trazendo melhorias na qualidade de vida.

As crianças precisam ser estimuladas para se movimentarem e motivadas a gostar das atividades físicas, possibilitando que estas se tornem parte integrante do seu cotidiano.

As escolas têm se preocupado em promover esta educação efetiva para a saúde e para a ocupação saudável do tempo livre com exercícios físicos, jogos e competições, mas cabe também aos pais incentivarem e participarem junto com os filhos destas atividades.

A educação física traz muitos benefícios para a criança, tais como:
  • Conhecer e dominar o próprio corpo.
  • Auxiliar no desenvolvimento da inteligência ou cognitivo.
  • Estimular as relações com as outras pessoas.
  • Desenvolver competências como comportamentos saudáveis, atitudes e valores.
  • Incorporar hábitos saudáveis como o esporte e atividades de lazer.
  • Ajudar no desenvolvimento da autonomia e na formação do caráter.
  • Elevar a autoestima. 
  • Os pais devem ser os parceiros na hora de educar, acreditando e fazendo o melhor como modelo de apoio e, de modo especial, de pessoas que ensinam e aprendem juntas.


Devem criar oportunidades interessantes para se exercitarem junto com os filhos em casa ou em locais como praças públicas e de lazer, levando em conta que:
  • Atividades como dançar, caminhar, correr, pular corda e outras brincadeiras podem ser incorporadas no dia a dia e realizadas em família.
  • Brincadeiras como jogar bola e pular amarelinha, por exemplo, podem ser resgatadas e trazer alegria para a criançada.
  • A criança gosta de movimento. Podemos estimulá-la tendo o cuidado de não forçá-la a fazer o que não gosta, mas motivá-la a conhecer atividades diferentes. Amar é propor!
  • A criança vai criando novas competências quando vivencia vários esportes, portanto, ela deve experimentar um pouco de tudo para descobrir o seu potencial.
  • O esporte deve ser oportunizado como uma atividade saudável, de forma lúdica, flexível, sem o caráter puramente competitivo, mas para aprimorar o desempenho do corpo.
  • As atividades físicas, como expressão do lazer e do esporte, devem envolver o próprio viver, especialmente às crianças e aos adolescentes, pois contribuem na formação e expressão de vida.
Comentário: Como foi visto, a atividade física tem fundamental importância no desenvolvimento de uma criança. Sua prática desperta muito além de um estilo de vida saudável, como por exemplo o desenvolvimento cognitivo. Por se tratar de uma atividade prazerosa, pode-ser adquirido o hábito da prática de exercícios e comportamentos adequados para a saúde. 
A educação física nos anos iniciais ministradas por licenciados na disciplina, proporciona todos esses benefícios e é extremamente fundamental levando em consideração que a tecnologia afasta as crianças de atividades físicas, sendo a escola, e mais especificamente as aulas de educação física uma das poucas atividades que a criança desempenha.


Att: Aline Melnyk

Nenhum comentário:

Postar um comentário