Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

quarta-feira, 30 de julho de 2014

O que é aptidão física

Em 1971 nos Estados Unidos, a aptidão física, foi definida como:

“A capacidade de executar tarefas diárias com vigor e vitalidade, sem fadiga excessiva e com energia para realizar as ocupações das horas de lazer e para enfrentar emergências imprevistas.”
Clark (1980) adicionou:
“Então a aptidão física é a capacidade de durar, de continuar, de resistir ao stress, de persistir em circunstâncias difíceis onde uma pessoa destreinada desistiria.
A aptidão física é o oposto de estar cansado com os esforços do dia-á-dia, de falta de energia para realizar as actividades da vida com entusiasmo, tornando-se exausto em esforços físicos exigentes e inesperados…
É uma qualidade positiva, estendendo de uma escala da morte até uma vida abundante.”
Mais recentemente, Nieman (1986), sugeriu a seguinte definição de aptidão física:
“Aptidão física é um estado dinâmico de energia e vitalidade que permite a cada um não apenas, realizar as tarefas diárias, as ocupações activas das horas de lazer e enfrentar emergências imprevisíveis sem fadiga excessiva, mas também ajudar a evitar doenças hipocinéticas, enquanto funcionando no pico da capacidade intelectual e sentindo uma alegria de viver.”
Pate (1988), outro investigador do assunto, concordou com a definição de Nieman, caracterizando uma tendência, ao dizer que a aptidão física era um:
“…estado caracterizado por uma capacidade de executar actividades diárias com vigor e demonstração de traços e capacidades associadas com o baixo risco de desenvolvimento prematuro das doenças hipocinéticas.”
Todas essas definições oferecidas parecem prudentes e claras, no entanto, coisas como vigor, prontidão, fadiga, alegria, apreciação, não são fáceis de ser medidas. Para esclarecer o significado de aptidão física é importante identificar os componentes que podem ser definidos, medidos e desenvolvidos um separadamente dos outros.
Embora no passado havia um certo desentendimento e confusão em relação aos componentes da aptidão física, hoje em dia já existe um consenso. As componentes mais comuns, foram colocados em dois grupos: um, relacionado à saúde e outro, relacionado às habilidades desportivas.
COMPONENTES DA APTIDÃO FÍSICA


 

Saúde

Habilidades Desportivas

Resistência cardio-respiratória

Agilidade

Composição corporal

Equilíbrio

Flexibilidade

Velocidade

Força e resistência muscular localizada

Potência tempo de reacção coordenação
A aptidão Física Relacionada às Habilidades desportivas compreende vários componentes necessários para a prática e o sucesso em vários desportos. Certamente para jogar basquetebol, um(a) jovem precisará de velocidade, potência muscular, agilidade. Porém, essas componentes não são necessários para a vida adulta, onde a prática de qualquer desporto ou actividade física tem como objetivo principal a saúde funcional.
Por outro lado, a Aptidão Física Relacionada à Saúde engloba componentes que afectam a qualidade da saúde (vida).
DOENTE => aptidão física => SAÚDE ÓPTIMA
A Aptidão Física Relacionada à Saúde mede a qualidade da saúde que pode ser representada pela relação entre o “estado de equilibrío”, de um lado, nenhuma possibilidade de fazer qualquer actividade, e de outro, ele estaria com uma saúde óptima, com grande capacidade funcional, em todos os aspectos da vida. Nós oscilamos dentro dessa relação.
Fonte: http://hometraining.wordpress.com/2007/02/21/o-que-e-aptidao-fisica/ Disponível em 30/07/2014 ás 14h09. 

Esta postagem é para entendermos a importância de uma atividade física, que como conseguinte proporcionará a Aptidão Física.  O texto relata sobre a aptidão relacionada a Saúde. Esta pode-se trabalhar na escola com os alunos, já que a Educação Física escolar não visa o alto rendimento necessário para alcançar a vitória em competições, mas sim que o aluno tenha o hábito de praticar uma atividade física, o que corresponderá a uma boa aptidão física. 

Att. Marcela Pereira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário