Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Vale a pena forçar e continuar os treinos mesmo quando se tem dor?

Provavelmente você já ouviu a clássica expressão “no pain no gain” – sem dor sem ganho. Talvez isso seja inspirador, mas está longe de ser verdade. Treinar com dor é um sinal de que algo está errado, seu organismo está sofrendo. A tendência é o contrário, o treino deve ficar cada vez mais fácil à medida que o seu condicionamento melhora. Um treino sem dor é um treino feito da maneira correta, dentro das suas possibilidades. A medida que você melhora o condicionamentofísico e pulmonar, não faz sentido continuar sentindo dores, a não ser aqueles incômodos pós-treino, como cansaço e musculatura dolorida.
atleta dor corrida eu atleta (Foto: Getty Images)
Se você é um iniciante, tenha muito cuidado em não forçar a barra nos primeiros treinos. De uma maneira geral, seu pulmão e seu coração se condicionam mais rápido à corrida do que as suaspernas (músculosarticulações, ligamentos). Ou seja, você aguenta o tranco de um esforço maior, mas as suas pernas não. E um sinal bem comum de que você está passando do ponto é acanelite. É claro que essa dor na canela é frustrante, mas por outro lado, é um sinal das suas pernas alertando que o treino não está fazendo bem para elas. E não tem jeito, você vai ter que reduzir o ritmo ou dar uma parada. Não vale a pena forçar a barra e continuar no mesmo pique, achando que a dor vai desaparecer, não vai. E algumas lesões mais sérias (ou que se tornam mais sérias por erro seu) podem tirá-lo dos treinos por meses e colocar em xeque o seu planejamento para uma prova importante ou mesmo a sua continuidade no processo de perda de peso e redução do percentual gordura.
Você pode usar anti-inflamatório? Muitoscorredores fazem uso desses medicamentos, mas lembre-se que eles mascaram a dor, fazendo com que você perca a noção e oslimites do próprio corpo. Se você diminuiu o ritmo de treino, mas a dor se manteve ou continua aumentando, talvez seja uma boa, mas lembre-se de que se você chegou nesse ponto de precisar usar remédio, deve suspender a corrida até acabar a medicação.
Dependendo das suas metas na corrida, uma dose extra de vitaminas e suplementos pode ser importante para que você obtenha todos os nutrientes necessários para a saúde e boa performance. Por isso, a visita a um nutricionista esportivo é uma estratégia bem interessante, para ver se você realmente precisa de suplementos, quais são os mais indicados e em que doses. Não caia na tentação de comprar por conta própria. Estudos bem embasados mostram que doses exageradas de algumas substâncias podem interferir na recuperação muscular e nos ganhos de resistência ao longo dos treinos. Isso pode deixá-lo com o organismo mais fraco e mais vulnerável a lesões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário