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quarta-feira, 12 de outubro de 2011


Vamos brincar?
Brincar junto reforça os laços afetivos. É uma manifestação do nosso amor à criança. Todas as crianças gostam de brincar com os pais, com a professora, com os avós ou com os irmãos.
A participação do adulto na brincadeira da criança eleva o nível de interesse, enriquece e contribui para o esclarecimento de dúvidas durante o jogo. Ao mesmo tempo, a criança sente-se prestigiada e desafiada, descobrindo e vivendo experiências que tornam o brinquedo o recurso mais estimulante e mais rico em aprendizado.
Guardar os brinquedos com cuidado pode ser desenvolvido através da participação da criança na arrumação feita pelo adulto. O hábito constante e natural dos pais e da professora ao guardar com zelo o que utilizou, faz com que a criança adquira automaticamente o mesmo hábito, ocorrendo inclusive satisfação tanto no guardar como no brincar.
" Os professores podem guiá-las proporcionando-lhes os materiais apropriados mais o essencial é que, para que uma criança entenda, deve construir ela mesma, deve reinventar. Cada vez que ensinamos algo a uma criança estamos impedindo que ela descubra por si mesma. Por outro lado, aquilo que permitimos que descubra por si mesma, permanecerá com ela." ( Jean Piaget)

Maria do Rosário Silva de Souza.
Psicopedagoga - Campinas /SP

 Sugerido por Henrique Franke

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Postagem por Caroline Cordeiro - RESOLUÇÃO CONFEF

RESOLUÇÃO CONFEF nº 046/2002

Dispõe sobre a Intervenção do Profissional de Educação Física
e respectivas competências e define os seus campos de atuação profissional. 

 RESOLVE:
Art. 1º - O Profissional de Educação Física é especialista em atividades físicas, nas suas diversas manifestações - ginásticas, exercícios físicos, desportos, jogos, lutas, capoeira, artes marciais, danças, atividades rítmicas, expressivas e acrobáticas, musculação, lazer, recreação, reabilitação, ergonomia, relaxamento corporal, ioga, exercícios compensatórios à atividade laboral e do cotidiano e outras práticas corporais -, tendo como propósito prestar serviços que favoreçam o desenvolvimento da educação e da saúde, contribuindo para a capacitação e/ou restabelecimento de níveis adequados de desempenho e condicionamento fisiocorporal dos seus beneficiários, visando à consecução do bem-estar e da qualidade de vida, da consciência, da expressão e estética do movimento, da prevenção de doenças, de acidentes, de problemas posturais, da compensação de distúrbios funcionais, contribuindo ainda, para consecução da autonomia, da auto-estima, da cooperação, da solidariedade, da integração, da cidadania, das relações sociais e a preservação do meio ambiente, observados os preceitos de responsabilidade, segurança, qualidade técnica e ética no atendimento individual e coletivo.
Art. 2º - Fica aprovado o Documento de Intervenção Profissional que acompanha esta Resolução.
Art. 3º - Esta Resolução entra em vigor nesta data.

Jorge SteinhilberPresidente
CREF 000002-G/RJ

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

História do Voleibol

Bom dia amigos e amigas

Vocês conhecem a inter-relação entre o basquetebol e o voleibol?

Em 1895, o basquetebol já estava muito difundido nos EUA, sendo
então o esporte da moda. Apesar do gosto popular, esse desporto
era muito cansativo para pessoas com uma faixa etária elevada.
Foi então que neste mesmo ano William G. Morgan, diretor de educação
física da ACM de Holyoke, em Massachusetts criou um novo desporto
menos fatigante para as pessoas com mais idade - desporto que primeiramente
 foi chamado de mintonette.

Bruno José Gabriel

domingo, 9 de outubro de 2011

HISTÓRIA DO BASQUETE NO BRASIL

HISTÓRIA DO BASQUETE NO BRASIL:



    O Brasil foi um dos primeiros países a conhecer a novidade. Augusto Shaw, um norte-americano nascido na cidade de Clayville, região de Nova York, completou seus estudos na Universidade de Yale, onde em 1892 graduou-se como bacharel em artes e onde Shaw tomou contato pela primeira vez com o basquete.
    Dois anos depois, recebeu um convite para lecionar no tradicional Mackenzie College, em São Paulo. Na bagagem, trouxe mais do que livros sobre história da arte. Havia também uma bola de basquete. Mas demorou um pouco até que o professor pudesse concretizar o desejo de ver o esporte criado por James Naismith adotado no Brasil. A nova modalidade foi apresentada e aprovada imediatamente pelas mulheres. Isso atrapalhou a difusão do basquete entre os rapazes, movidos pelo forte machismo da época. Para piorar, havia a forte concorrência do futebol, trazido em 1894 por Charles Miller, e que se tornou a grande coqueluche da época entre os homens.
    Aos poucos o persistente Augusto Shaw foi convencendo seus alunos de que o basquete não era um jogo de mulheres. Quebrada a resistência, ele conseguiu montar a primeira equipe do Mackenzie College, ainda em 1896.
    Em 1912, no ginásio da rua da Quitanda nº 47, no centro do Rio de Janeiro, aconteceram os primeiros torneios de basquete. Em 1913, quando da visita da seleção chilena de futebol a convite do América Futebol Clube, seus integrantes, membros da ACM de Santiago, passaram a freqüentar o ginásio da rua da Quitanda. Henry Sims, convenceu os dirigentes do América a introduzir o basquete no clube da rua Campos Salles, no bairro da Tijuca.        Para animá-los, arranjou um jogo contra os chilenos oferecendo uma equipe da ACM, com o uniforme do América que triunfou pelo curioso score de 5 a 4. O plano vingou e o América foi o primeiro clube carioca a adotar o basquete. 

http://www.cbb.com.br/conheca_basquete/basquete_no_brasil_new.asp


AYRTON ARUANA

A educação Física ajuda ao Futsal



Quando falamos de criança e iniciação desportiva já mais podemos esquecer que seu desempenho esta  diretamente ligado aos seus desenvolvimentos motores. É ai que entra  o Professor de Educação Fisica , a  criança para se tornar um  atleta de futsal ela passa na mãos de um profissional  que na suas aula, desde a pré –escola , são trabalhado todos os fundamentos necessário, onde ela aprende  saltar,correr,equilibrar, chutar , driblar, rolar, pular corda, tudo o que ela necessita para desenvolver a  coordenação motora.

Juntamente com todos esses fundamentos trabalhados o mais importante é o desenvolvimento intelectual, onde a criança aprende a resolver qualquer situação em que ela se encontre. Não podemos esquecer da integração, cooperação, solidariedade, socialização que é desenvolvida durante as aula de educação física, isso o aluno leva com ele para toda vida. O professor de Educação física que trabalha a modalidade de futsal durantes as suas aulas, não precisa ter a preocupação de formar atletas  mas sim despertar o interesse deles.

O momento que o aluno mais gosta da aula é a hora de jogar, joga 4x4 5x5 6x6, linha, gol a gol, rebatida , etc, não importa o jogo, o mais importante é que ele esteja  desenvolvendo sua coordenação e aprendendo o principais fundamentos  que um atleta de futsal  precisa.

Quando a criança chega para nós, ela já tem um certo conhecimentos de fundamentos,  e já esta com sua coordenação desenvolvida, devemos aproveitar tudo que já esta feito e dar sequência no trabalho sem deixar que o aluno perca o interesse. E para que isso aconteça devemos fazer com que a criança vivencie jogos com reais situações de jogos, assim ela poderá desenvolver sua criatividade, e criar soluções para as situações encontradas. Não devemos esquecer que a educação física e a base e o Profissional dessa área são grandes aliados das Escolas de futsal e principalmente do técnico de futsal.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

XVI Pan - Guadalajara, 2011

Os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, acontecem entre os dias 13 e 30 de outubro, sendo sua abertura oficial no dia 14, e contarão com a participação de 42 países. 
O Pan de Guadalajara tem três mascotes, inspirados em elementos da região de Jalisco, escolhidos por votação popular: Gavo, Leo e Hiuchi.
As modalidades que farão parte do Pan 2011 são: Atletismo, Badminton, Basquetebol, Beisebol, Boliche, Boxe, Canoagem, caratê, Ciclismo, Esgrima, Esqui aquático, Futebol, Ginástica, Handebol, Hipismo, Hóquei sobre a grama, Judô, Levantamento de peso, Lutas, Nado sincronizado, Natação, Patinação sobre rodas, Pelota Basca, Pentatlo moderno, Pólo aquático, Raquetebol, Remo, Rugby sevens, Saltos ornamentais, Softbol, Squash, Taekwondo, Tênis, Tênis de mesa, Tiro, Tiro com Arco, Triatlo, Vela, Voleibol e Voleibol de praia.
Além dos 26 esportes disputados nos Jogos Olímpicos, foram incluídos no programa de 2011 o rugby, o raquetebol e a pelota basca.  
O futsal que havia estreado nos Jogos de 2007 foi excluído pela ODEPA (Organização Desportiva Pan-Americana) que completa o programa dos Jogos de acordo com os pedidos da cidade-sede, e das Federações Internacionais Esportivas.
A delegação brasileira será chefiada por Bernard Rajzman e terá cerca de 800 pessoas, destas, 522 atletas. Esse número será um recorde em competições fora do país, pois o Brasil nunca teve uma delegação tão grande.
O Brasil terá representantes em quase todas as modalidades, com exceção do beisebol, softbol, raquetebol e pelota basca. Devido ao tamanho de sua delegação, o Brasil terá um prédio exclusivo para sua delegação na Vila Pan-Americana.
Vamos acompanhar os jogos e torcer para que a delegação brasileira traga muitas medalhas para a casa!




Paloma Merlini










quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Projeto de Educação Física avalia alunos de escola do Parque Tarobá

Acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que integram o projeto “Tecnologia Social: um jogo de saúde e paz”, vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível (CAPES), aplicaram testes físicos nos alunos do Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen, situado no Parque Tarobá, na tarde da última segunda-feira (26/09). A avaliação foi coordenada pelo Professor da Disciplina de Avaliação Física em Escolares, Carlos Maurício Zaremba, que vê neste tipo de projeto uma possibilidade para que os acadêmicos possam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Segundo o coordenador geral do projeto, Professor Miguel Archanjo de Freitas Junior, as informações sobre os resultados foram transmitidas aos alunos, pais e professores. “Com esses dados, todos terão condições de verificar como está o nível de saúde dos participantes quando comparados com o banco de dados nacional”, revela Miguel, acrescentando que, além disso, “os professores poderão trabalhar com os resultados em sala de aula e os pais auxiliarem na mudança do comportamento dos seus filhos para melhorar a qualidade de vida”.
Aluna do projeto é avaliada pelo professor Gelson Pinheiro, egresso
do Curso de Educação Física e voluntário do Projeto “Novos Talentos”.
 
Com o objetivo de avaliar algumas medidas físicas dos alunos, optou-se em aplicar a bateria de testes do Projeto Esporte Brasil (Proesp-Br), que consiste na medida da dobra cutânea, altura, peso, flexibilidade, envergadura, força de membro inferior, força de membro superior, força abdominal, agilidade, velocidade e resistência geral. A acadêmica Leana Gioia diz que se trata de uma ótima oportunidade para fortalecer a formação. “Esses estudos aproximam-nos da realidade escolar, não somente dos testes, mas das adaptações necessárias para que se possa trabalhar no cotidiano escolar”, comenta. De acordo com o coordenador do projeto, as atividades foram idealizadas com vistas à possibilidade de utilizar as atividades físicas como meio eficiente para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes, que residem no entorno do Campus da UEPG. “Graças ao apoio financeiro obtido junto à (CAPES), foi possível viabilizar parceria com o colégio Arnaldo Jansen”.
                As atividades consistem em caminhadas, aulas de natação, de iniciação esportiva e iniciação em informática, todas desenvolvidas duas vezes por semana, com a participação dos alunos no contra turno escolar. Além disso, são realizadas palestras com os pais e professores dos alunos e avaliação do nível de saúde dos participantes. O projeto conta com a integração de nove estagiários, sendo seis de Educação Física e três do curso de Farmácia. Também participam cinco professores da UEPG e da professora de Educação Física da Escola. Em, aproximadamente, um ano de realização, o projeto tem auxiliado no ensino de natação, com aprimoramento da experiência daqueles que já trazem algum conhecimento do esporte das piscinas. Também presta contribuição para a inclusão digital. “Percebemos que muitos não têm acesso ao computador e a internet e outros não demonstram bom comportamento na escola e sala de aula sendo que, com a aplicação deste projeto, essas deficiências diminuem consideravelmente”, frisa Miguel. A professora de Educação Física da Escola, Claudete Albuquerque, declarou que os alunos apresentaram significativa melhora na sua auto-estima. “Pudemos notar que o sucesso do futuro estudantil e social, dos alunos das escolas de ensinos fundamental e médio, depende fundamentalmente da dedicação de cada um”, frisa.
 
http://portal.uepg.br/noticias.php?id=1515
 
 
Leana Gioia Siqueira

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Arremesso no Handebol - Por Jonathas Stadler



Recentemente foi trabalhado os fundamentos básicos do handebol com os alunos dos segundos e terceiros anos do ensino médio do Colégio General Osório. Fundamentos como passe, recepção, drible, arremesso e defesa foram primeiramente trabalhados separadamente e posteriormente colocados em situação de jogo. Um momento muito importante e também bonito deste esporte é o arremesso, pois é um momento que, em um curto intervalo de tempo, o atacante pode tentar embair o goleiro em um jogo de corpo que muitas vezes é feito em suspensão no ar. No momento do arremesso as possibilidades de conclusões são imensas, pois o atacante pode    jogar a bola com uma velocidade muito grande, pode também colocar a bola por cobertura, arremessá-la no chão, deixar para arremessar no ultimo momento antes de seus pés tocarem o chão novamente, pode colocar um efeito na bola no qual ela ao tocar o chão muda de direção e, além disso o goleiro pode fazer uma defesa improvável, fato este que gera grande euforia no mesmo. De acordo com Reis (2006) o arremesso:  é um fundamento realizado sempre em direção ao gol. A maioria dos arremessos pode ser denominada “de ombro” e seguem basicamente a mesma descrição de movimento a seguir – a bola deve ser empunhada, palma da mão voltada para frente, cotovelo ligeiramente acima da linha do ombro, a bola deve ser levada na linha posterior a da cabeça e no momento do arremesso ser empurrada para frente com um movimento de rotação do úmero.
No Handebol há basicamente quatro tipos de arremesso: Com apoio, em suspensão, com queda e com rolamento. 
- Com apoio: Neste arremesso, os pés do atacante/arremessador está em contato direto com o solo;
- Em suspensão: É o arremesso feito no ar, pois no momento do arremesso o atleta não possuem contato com o solo;
- Com queda: Neste tipo de arremesso o atleta realizar a suspensão realiza também uma queda logo após a bola ter saído de sua mão, normalmente isso ocorre dentro da área do adversário devido ao fato do atleta ter  deixado para arremessar no último instante;
- Com rolamento:  Este arremesso é basicamente igual ao arremesso com queda, porém neste caso o atleta executa um rolamento, geralmente de ombro, no momento de contato com o solo. Este movimento de rolamento se faz necessário principalmente quando o arremessador faz um giro do tronco no momento de suspensão. 
Esses arremessos podem ser melhor visualizados no video a seguir. Este video ainda fala do tiro de 7 metros, mas como este se trata de uma penalidade fica para próxima.

É isso aí pessoal.. 
Jonathas Stadler

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Dança X Saúde

Quando estávamos na barriga de nossas mães, utilizávamos aquele pequenino espaço para executar movimentos singelos, porém ritmados, chutes e pontapés, algumas espreguiçadas em seqüencia... E quem disse que isso não é dança!?
            Segundo o Dicionário Aurélio dança significa movimentar o corpo em um seqüencial ritmado com ou sem o acompanhamento de uma música/som. Logo, vemos que dançar é movimentar-se, independente do ritmo, do local, da quantidade de pessoas, do movimento, enfim dançar é libertar a alma, é utilizar o corpo como uma ferramenta para expressar todos os seus sentimentos...
            Se este é o significado de dança, será então que ela faz bem à nossa saúde??
            O diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, Samir Daher, destaca a dança como uma atividade física com grande gasto de energia e utilização da musculatura e articulações. "É uma atividade aeróbica e focada em pontos específicos do corpo, que variam de acordo com o tipo da atividade", esclarece Daher. "Em geral, mexe com frequência cardíaca, musculatura esquelética e articulações, podendo ser uma boa aliada para se perder peso. Uma hora de dança pode gastar em média de 300 a 400 calorias. Dependendo do tipo e intensidade do movimento, até mais."

Daher ainda afirma que "A dança, como atividade física, libera endorfina, substância relacionada ao prazer. Ninguém dança de cara fechada e, normalmente, termina a atividade mais alegre. É um exercício que interliga mente e corpo."
            Então, depois de conhecer todos esses benefícios que a dança nos proporciona, o que posso dizer é: DANCE! LIBERTE-SE! SINTA O RITMO, E MEXA-SE!! Porque dançar faz bem!!!

É isso galera... Até a próxima... =)


Postado por: Jéssie Aline

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Qualidade de Vida e Bons Hábitos de Alimentação

Carboidratos
Os carboidratos são alimentos que fornecem energia ao organismo. Dentro deste grupo energético estão os cereais (arroz, trigo, milho, aveia, etc), os tubérculos (batatas, mandioca, mandioquinha, etc) e os açúcares (mel, frutose, etc). Apresentam como  fórmula geral: [C(H2O)]n, (daí o nome "carboidrato", ou "hidratos de carbono") e  são moléculas que desempenham uma ampla variedade de funções, entre elas:
- Fonte de energia;
 - Reserva de energia;
IMPORTANTE: O carboidrato é a única fonte de energia aceita pelo cérebro, importante para o funcionamento do coração e todo sistema nervoso.

Em geral, o grupo dos carboidratos simples é formado pelos açúcares. Ao contrário do que muitos acreditam, ele não está presente somente em doces, mas também nas massas, arroz, etc.
De forma geral, os carboidratos desempenham um papel extremamente importante em nosso organismo, pois é através deles que nossas células obtêm energia para realizar suas funções metabólicas. 


DICA e RECEITA
- Batata doce: temos a mais esbranquiçada que é parecida com as batatas tradicionais e as com a aparência mais escura, que possuem uma casca escura e polpa levemente alaranjada. A variedade mais escura possui uma maior quantidade de nutrientes, por isso, deves optar por este tipo. Para preparar aqueça o forno a 180 ºC, posteriormente lave as batatas com escova e água fria para remover a sujeira, asse por aproximadamente 1 hora ou até que estejam macias, para isso fure a batata com um garfo.

- Arroz: há milhares de anos o arroz é o alimento mais básico em diversas nações. Fonte de carboidratos, o arroz de forma com que é feito de forma geral conserva suas calorias. Meia xícara de arroz branco contém cerca de 100 calorias, o arroz integral possui aproximadamente 105 a 110 calorias, o arroz integral possui significativamente mais fibras, com 1,6g de fibras por meia xícara, em comparação com 0,03g da mesma meia xícara do arroz branco. O arroz é um verdadeiro alimento básico nas refeições. O arroz possui diversos modos de preparo: arroz especial, arroz à Grega, arroz de forno, arroz salvador, arroz de costela, arroz a campanhola, além de muitos outros tipos, variantes de regiões do mundo.



Biscoitos de batata doce
Pronto em 40 min

Ingredientes

  • 3 batatas-doce sem casca
  • 3 ¾ xícaras (chá) de amido de milho
  • 3 ¾ xícaras (chá) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 2 xícaras (chá) de açúcar

Modo de preparo

Prep: 10 min | Cozimento: 30 min
1. Cozinhe a batata-doce até que esteja macia e passe pelo espremedor de batatas.
2. Após esfriar, misture a batata já espremida, com o amido de milho e a manteiga em temperatura ambiente.
3. Modele biscoitos redondos e achate com um garfo.
4. Leve os biscoitos para assar em forno preaquecido a 180 ºC em uma forma untada e enfarinhada até que estejam dourados.

SUGESTÃO DE LEITURA:
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc29/03-CCD-2907.pdf
http://saude.hsw.uol.com.br/como-escolher-carboidratos.htm
http://www.guiabrasilblog.com/alimentos-ricos-em-carboidratos/



Por hoje é isso!
Abraço
Ivna *.*

domingo, 2 de outubro de 2011

Vamos nos alimentar melhor

Importância de uma boa alimentação

Embora às vezes seja um bocadinho esquecida, a alimentação constitui um factor determinante na criação e manutenção de guppies saudáveis. É uma boa alimentação que vai fazer com que os guppies atinjam cores esplendorosas, que intervém no seu crescimento de uma forma muito importante e que vai fazer com que, quando chegarem a adultos, os peixes consigam sustentar as necessidades nutritivas do seu corpo. Um guppy com uma boa alimentação cresce mais do que outro com uma alimentação pouco variada e pouco rica nos nutrientes necessários.

A alimentação também tem um papel importante na prevenção de doenças, uma vez que guppies mais bem alimentados ficam menos susceptíveis a doenças. Algumas proteínas no corpo do guppy podem funcionar como uma protecção para algumas doenças, no entanto uma carência dessas proteínas tornam o seu sistema imunitário mais fraco e o peixe fica mais exposto a doenças. Esta má alimentação para além de ir interferir no sistema imunitário do peixe também vai afectar o seu crescimento, pois alguns organismos infecciosos que atacam o peixe vão também alterar as taxas metabólicas e a quantidade de nutrientes absorvidos, por sua vez esta má absorção de nutrientes enfraquece ainda mais o sistema imunitário do guppy e torna-o ainda mais susceptível a doenças. Alguns alimentos com carotenos, vitamina C e vitamina E são muito bons para tornar os peixes mais resistentes a situações de stress.

Além da prevenção de doenças, a alimentação também vai fazer com que as taxas de fertilidade aumentem, isto é, irão nascer mais alevins e estes serão mais fortes e mais bem nutridos se os pais tiverem uma boa alimentação.

Para a realização das suas actividades, para se deslocarem é necessária energia e essa energia provém também dos alimentos que ingerem.

É importante referir que não é apenas a alimentação que tem tanta importância na criação e manutenção destes magníficos peixes, outros factores também são igualmente importantes. Apenas uma boa alimentação não irá fazer “milagres”, será sempre necessário ter em conta outros factores, no entanto aqui apenas me vou referir à alimentação.





Henrique Franke 

Postagem do nosso planejamento de ontem sexta (30/09) e aula do mesmo dia. por Caroline Cordeiro

Nosso planejamento que agora esta sendo feito quinzenalmente, junto com a professora Adriana, e todos os integrantes do grupo. 

Da esquerda para direita, Paloma, Caroline, Jonathas, Jéssie, Andrigo, Ayrton, Leana, Prof. Adriana.


Da esquerda para direita, Bruno, Caroline, Jonathas, Jessie, Henrique, Andrigo, Ayrton, Leana, Prof, Adriana (escondida) e Ivna.

Estas aulas a seguir eram pra apresentar e aplicar fundamentos do esporte handebol, pouco difundido na escola e não dominado pelos alunos. No final das aulas já teve uma melhora significativa, e muito boa aceitação.






Por hoje é isso!