Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Qualidade de Vida e Bons Hábitos de Alimentação

Carboidratos
Os carboidratos são alimentos que fornecem energia ao organismo. Dentro deste grupo energético estão os cereais (arroz, trigo, milho, aveia, etc), os tubérculos (batatas, mandioca, mandioquinha, etc) e os açúcares (mel, frutose, etc). Apresentam como  fórmula geral: [C(H2O)]n, (daí o nome "carboidrato", ou "hidratos de carbono") e  são moléculas que desempenham uma ampla variedade de funções, entre elas:
- Fonte de energia;
 - Reserva de energia;
IMPORTANTE: O carboidrato é a única fonte de energia aceita pelo cérebro, importante para o funcionamento do coração e todo sistema nervoso.

Em geral, o grupo dos carboidratos simples é formado pelos açúcares. Ao contrário do que muitos acreditam, ele não está presente somente em doces, mas também nas massas, arroz, etc.
De forma geral, os carboidratos desempenham um papel extremamente importante em nosso organismo, pois é através deles que nossas células obtêm energia para realizar suas funções metabólicas. 


DICA e RECEITA
- Batata doce: temos a mais esbranquiçada que é parecida com as batatas tradicionais e as com a aparência mais escura, que possuem uma casca escura e polpa levemente alaranjada. A variedade mais escura possui uma maior quantidade de nutrientes, por isso, deves optar por este tipo. Para preparar aqueça o forno a 180 ºC, posteriormente lave as batatas com escova e água fria para remover a sujeira, asse por aproximadamente 1 hora ou até que estejam macias, para isso fure a batata com um garfo.

- Arroz: há milhares de anos o arroz é o alimento mais básico em diversas nações. Fonte de carboidratos, o arroz de forma com que é feito de forma geral conserva suas calorias. Meia xícara de arroz branco contém cerca de 100 calorias, o arroz integral possui aproximadamente 105 a 110 calorias, o arroz integral possui significativamente mais fibras, com 1,6g de fibras por meia xícara, em comparação com 0,03g da mesma meia xícara do arroz branco. O arroz é um verdadeiro alimento básico nas refeições. O arroz possui diversos modos de preparo: arroz especial, arroz à Grega, arroz de forno, arroz salvador, arroz de costela, arroz a campanhola, além de muitos outros tipos, variantes de regiões do mundo.



Biscoitos de batata doce
Pronto em 40 min

Ingredientes

  • 3 batatas-doce sem casca
  • 3 ¾ xícaras (chá) de amido de milho
  • 3 ¾ xícaras (chá) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 2 xícaras (chá) de açúcar

Modo de preparo

Prep: 10 min | Cozimento: 30 min
1. Cozinhe a batata-doce até que esteja macia e passe pelo espremedor de batatas.
2. Após esfriar, misture a batata já espremida, com o amido de milho e a manteiga em temperatura ambiente.
3. Modele biscoitos redondos e achate com um garfo.
4. Leve os biscoitos para assar em forno preaquecido a 180 ºC em uma forma untada e enfarinhada até que estejam dourados.

SUGESTÃO DE LEITURA:
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc29/03-CCD-2907.pdf
http://saude.hsw.uol.com.br/como-escolher-carboidratos.htm
http://www.guiabrasilblog.com/alimentos-ricos-em-carboidratos/



Por hoje é isso!
Abraço
Ivna *.*

Nenhum comentário:

Postar um comentário