Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

domingo, 2 de outubro de 2011

Vamos nos alimentar melhor

Importância de uma boa alimentação

Embora às vezes seja um bocadinho esquecida, a alimentação constitui um factor determinante na criação e manutenção de guppies saudáveis. É uma boa alimentação que vai fazer com que os guppies atinjam cores esplendorosas, que intervém no seu crescimento de uma forma muito importante e que vai fazer com que, quando chegarem a adultos, os peixes consigam sustentar as necessidades nutritivas do seu corpo. Um guppy com uma boa alimentação cresce mais do que outro com uma alimentação pouco variada e pouco rica nos nutrientes necessários.

A alimentação também tem um papel importante na prevenção de doenças, uma vez que guppies mais bem alimentados ficam menos susceptíveis a doenças. Algumas proteínas no corpo do guppy podem funcionar como uma protecção para algumas doenças, no entanto uma carência dessas proteínas tornam o seu sistema imunitário mais fraco e o peixe fica mais exposto a doenças. Esta má alimentação para além de ir interferir no sistema imunitário do peixe também vai afectar o seu crescimento, pois alguns organismos infecciosos que atacam o peixe vão também alterar as taxas metabólicas e a quantidade de nutrientes absorvidos, por sua vez esta má absorção de nutrientes enfraquece ainda mais o sistema imunitário do guppy e torna-o ainda mais susceptível a doenças. Alguns alimentos com carotenos, vitamina C e vitamina E são muito bons para tornar os peixes mais resistentes a situações de stress.

Além da prevenção de doenças, a alimentação também vai fazer com que as taxas de fertilidade aumentem, isto é, irão nascer mais alevins e estes serão mais fortes e mais bem nutridos se os pais tiverem uma boa alimentação.

Para a realização das suas actividades, para se deslocarem é necessária energia e essa energia provém também dos alimentos que ingerem.

É importante referir que não é apenas a alimentação que tem tanta importância na criação e manutenção destes magníficos peixes, outros factores também são igualmente importantes. Apenas uma boa alimentação não irá fazer “milagres”, será sempre necessário ter em conta outros factores, no entanto aqui apenas me vou referir à alimentação.





Henrique Franke 

Nenhum comentário:

Postar um comentário