Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Dança X Saúde

Quando estávamos na barriga de nossas mães, utilizávamos aquele pequenino espaço para executar movimentos singelos, porém ritmados, chutes e pontapés, algumas espreguiçadas em seqüencia... E quem disse que isso não é dança!?
            Segundo o Dicionário Aurélio dança significa movimentar o corpo em um seqüencial ritmado com ou sem o acompanhamento de uma música/som. Logo, vemos que dançar é movimentar-se, independente do ritmo, do local, da quantidade de pessoas, do movimento, enfim dançar é libertar a alma, é utilizar o corpo como uma ferramenta para expressar todos os seus sentimentos...
            Se este é o significado de dança, será então que ela faz bem à nossa saúde??
            O diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, Samir Daher, destaca a dança como uma atividade física com grande gasto de energia e utilização da musculatura e articulações. "É uma atividade aeróbica e focada em pontos específicos do corpo, que variam de acordo com o tipo da atividade", esclarece Daher. "Em geral, mexe com frequência cardíaca, musculatura esquelética e articulações, podendo ser uma boa aliada para se perder peso. Uma hora de dança pode gastar em média de 300 a 400 calorias. Dependendo do tipo e intensidade do movimento, até mais."

Daher ainda afirma que "A dança, como atividade física, libera endorfina, substância relacionada ao prazer. Ninguém dança de cara fechada e, normalmente, termina a atividade mais alegre. É um exercício que interliga mente e corpo."
            Então, depois de conhecer todos esses benefícios que a dança nos proporciona, o que posso dizer é: DANCE! LIBERTE-SE! SINTA O RITMO, E MEXA-SE!! Porque dançar faz bem!!!

É isso galera... Até a próxima... =)


Postado por: Jéssie Aline

Nenhum comentário:

Postar um comentário