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quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Projeto de Educação Física avalia alunos de escola do Parque Tarobá

Acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que integram o projeto “Tecnologia Social: um jogo de saúde e paz”, vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível (CAPES), aplicaram testes físicos nos alunos do Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen, situado no Parque Tarobá, na tarde da última segunda-feira (26/09). A avaliação foi coordenada pelo Professor da Disciplina de Avaliação Física em Escolares, Carlos Maurício Zaremba, que vê neste tipo de projeto uma possibilidade para que os acadêmicos possam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Segundo o coordenador geral do projeto, Professor Miguel Archanjo de Freitas Junior, as informações sobre os resultados foram transmitidas aos alunos, pais e professores. “Com esses dados, todos terão condições de verificar como está o nível de saúde dos participantes quando comparados com o banco de dados nacional”, revela Miguel, acrescentando que, além disso, “os professores poderão trabalhar com os resultados em sala de aula e os pais auxiliarem na mudança do comportamento dos seus filhos para melhorar a qualidade de vida”.
Aluna do projeto é avaliada pelo professor Gelson Pinheiro, egresso
do Curso de Educação Física e voluntário do Projeto “Novos Talentos”.
 
Com o objetivo de avaliar algumas medidas físicas dos alunos, optou-se em aplicar a bateria de testes do Projeto Esporte Brasil (Proesp-Br), que consiste na medida da dobra cutânea, altura, peso, flexibilidade, envergadura, força de membro inferior, força de membro superior, força abdominal, agilidade, velocidade e resistência geral. A acadêmica Leana Gioia diz que se trata de uma ótima oportunidade para fortalecer a formação. “Esses estudos aproximam-nos da realidade escolar, não somente dos testes, mas das adaptações necessárias para que se possa trabalhar no cotidiano escolar”, comenta. De acordo com o coordenador do projeto, as atividades foram idealizadas com vistas à possibilidade de utilizar as atividades físicas como meio eficiente para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes, que residem no entorno do Campus da UEPG. “Graças ao apoio financeiro obtido junto à (CAPES), foi possível viabilizar parceria com o colégio Arnaldo Jansen”.
                As atividades consistem em caminhadas, aulas de natação, de iniciação esportiva e iniciação em informática, todas desenvolvidas duas vezes por semana, com a participação dos alunos no contra turno escolar. Além disso, são realizadas palestras com os pais e professores dos alunos e avaliação do nível de saúde dos participantes. O projeto conta com a integração de nove estagiários, sendo seis de Educação Física e três do curso de Farmácia. Também participam cinco professores da UEPG e da professora de Educação Física da Escola. Em, aproximadamente, um ano de realização, o projeto tem auxiliado no ensino de natação, com aprimoramento da experiência daqueles que já trazem algum conhecimento do esporte das piscinas. Também presta contribuição para a inclusão digital. “Percebemos que muitos não têm acesso ao computador e a internet e outros não demonstram bom comportamento na escola e sala de aula sendo que, com a aplicação deste projeto, essas deficiências diminuem consideravelmente”, frisa Miguel. A professora de Educação Física da Escola, Claudete Albuquerque, declarou que os alunos apresentaram significativa melhora na sua auto-estima. “Pudemos notar que o sucesso do futuro estudantil e social, dos alunos das escolas de ensinos fundamental e médio, depende fundamentalmente da dedicação de cada um”, frisa.
 
http://portal.uepg.br/noticias.php?id=1515
 
 
Leana Gioia Siqueira

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