Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Ciclismo no projeto de licenciatura em Educação Física com alunos do Parque Tarobá - Por Jonathas Stadler

     Paralelamente ao trabalho realizado no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência, acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa, coordenados pelo professor Drº Miguel Arcanjo de Freitas Junior, estão desenvolvendo um projeto com alunos de 8ª serie e 1ª ano do Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen, que situa-se no Parque Tarobá município de Ponta Grossa – PR. De acordo com o coordenador do projeto, as atividades foram idealizadas com vistas à possibilidade de utilizar as atividades físicas como meio eficiente para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes, que residem no entorno do Campus da UEPG.
      Inicialmente todos os alunos deslocavam-se do colégio à universidade a pé e sempre acompanhados pelos acadêmicos envolvidos no projeto, porém em um dado momento alguns alunos passaram a fazer o trajeto de bicicleta buscando otimização de tempo. Com isso, viu-se necessário a presença de um acadêmico acompanhando-os nesta nova forma de atividade física proposta pelos próprios alunos, com o objetivo de orientá-los segundo o Código de Transito Brasileiro (CTB) durante o trajeto. No inicio desta atividade foi dado aos alunos a liberdade de criarem um trajeto que eles julgassem ser o melhor e mais eficiente. De acordo com o que foi verificado no “Google Earth” o trajeto criado pelos alunos possui 2,9 quilômetros divididos entre trechos de asfalto e terra.
      Durante o trajeto é sempre realizado orientações sobre a posição da bicicleta no transito da cidade, quais são os direitos dos ciclistas e ao chegar a universidade, quando necessário, é reunido todos os alunos e discutido a melhor forma de direção para evitar transtornos e estresse no transito. O vídeos a seguir foi montado pelo acadêmico que os acompanha durante o trajeto através de uma câmera fixada no guidão da bicicleta por ele utilizada e mostra um pouco do cotidiano deste e dos alunos durante o trajeto.

Por Jonathas Henrique Stadler

Nenhum comentário:

Postar um comentário