Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Capacidades Físicas - DESCONTRAÇÃO


Olá pessoal hoje trataremos de uma capacidade física pouco conhecida, falaremos da descontração.

CONCEITO
É “a qualidade física compreendida como fenômeno neuromuscular resultante de uma redução de tensão na musculatura esquelética”. (TUBINO, 1984).
“Qualidade física eminentemente neuromuscular oriunda da redução da tonicidade da musculatura esquelética”(Dantas,1985).

DIVISÃO
Segundo Tubino (1984) descontração está dividida em dois tipos:
·         Descontração Total
·         Descontração Diferencial.

Descontração Total ou Relaxamento Total
·         Quando o relaxamento da musculatura esquelética acontece a nível global (DANTAS citado por GOMES da COSTA, 1996).

Descontração diferencial
·         É a qualidade física que permite a descontração dos grupos musculares que não são necessários à execução de um ato motor especifico. É também chamada de relaxamento diferencial.

A Descontração diferencial subdivide-se em dois tipos básicos:
·         ATIVA
·         PASSIVA

Descontração Diferencial Ativa
“É a qualidade física que permite a descontração dos grupos musculares que são necessários à execução de ato motor específico. É uma valência física que colabora para a eficiência mecânica dos gestos desportivos, ou seja, capacita os atletas a executar em suas técnicas desportivas específicas da modalidade eleita, com um máximo de economia energética” (TUBINO, 1984). EX: corredores velocistas

Descontração Diferencial Passiva:
É a qualidade física que visa a descontração dos grupos musculares que foram solicitados durante a atividade física desenvolvida. Sua aplicação nãosefaz durante o movimento e sim após este, estando, desta forma, sua manifestação, associada às estratégias de recuperação musculoesqueléticas (COSTA, 1996).

Referências
DANTAS,Estélio H. M. –A prática da preparação física. Rio de Janeiro, Shape, 2003.
TUBINO, Manoel José Gomes. Metodologia científica do treinamento desportivo. 3ª edição São Paulo: Ibrasa, 1984.
Texto: slides Prof. Gonçalo Cassins M. do Carmo – disciplina de ginástica geral, licenciatura em Educação Física – UEPG.

Att. Edilson de Oliveira 

5 comentários: