Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

domingo, 16 de dezembro de 2012

Mais dicas para quem vai curtir as férias na praia...


Mexa o esqueleto na praia brincando

KARINA KLINGER
da Folha de S.Paulo

A idéia aqui não é improvisar uma academia à beira-mar. Ao contrário. A reportagem mostra como o esforço despendido na sala de uma academia pode ser tranquilamente realizado em atividades feitas na areia ou no mar, com espontaneidade e sem suadeira. 

Natação, body-board e mergulho são algumas delas. Agora, claro que míseros dez minutos de frescobol ou de caminhadas diárias, ainda que na areia fofa, não vão fazer milagre nenhum no seu corpo.

Segundo o professor de educação física José Luiz Signorini, do Cepeusp (Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo), os efeitos das atividades dependem das condições físicas do praticante, da frequência, da intensidade e da regularidade com que o esporte é praticado. 

"O ideal é que as pessoas façam exercícios, pelo menos, três vezes por semana e sempre mesclando atividades diferentes para manter um equilíbrio, ou seja, alternar trabalhos aeróbicos com resistência muscular", diz o professor de educação física da Universidade Federal Fluminense Paulo de Tarso, que também é coordenador da Academia Estação do Corpo, no Rio de Janeiro.

Para não errar na dose, lembre-se sempre de mesclar exercícios cardiovasculares (ou aeróbios) com localizados. 

Os primeiros interferem na resistência física do praticante, são responsáveis por um gasto calórico alto, pois movimentam vários grupos musculares ao mesmo tempo, e são aqueles movimentos de natureza mais dinâmica, como saltar, correr e pedalar. Já os benefícios dos exercícios localizados são especificamente para os músculos -enrijecem e modelam.

Quem não fez condicionamento físico durante o ano deve ir devagar com o andor nas férias. "O ideal é começar com dez minutos ou 15 minutos e, com o tempo, de forma tranquila, chegar aos 30 minutos", diz Signorini. 

Isso vale para todo tipo de atividade, seja futevôlei, natação ou caminhada com os pezinhos na água. É necessário também, antes de iniciar qualquer trabalho, fazer exercícios de aquecimento e alongamento -duas maneiras eficazes de prevenir contra lesões.

No aquecimento, trabalha-se desde a resistência cardiorrespiratória até os músculos. "Nesse processo, ocorre aumento na temperatura do corpo", diz Signorini, o que facilita o deslizamento das fibras musculares e o aumento da performance.

Já o alongamento trabalha os músculos, que serão solicitados durante a prática dos exercícios. Terminada a atividade, cai muito bem uma sessão de relaxamento. "Além da restaurar o estado físico do praticante, esses exercícios de relaxamento facilitam a remoção de resíduos tóxicos que estejam presentes nos músculos e restauram os tecidos", diz Signorini.

Para o médico Marcelo Baboghlvian, especializado em medicina esportiva, o que vale é a sensação de bem-estar e o estado psicológico do praticante. 

"Por isso até o ato de buscar água no mar para o castelinho das crianças ou o de carregar as cadeiras e o guarda-sol também são válidos", explica.

"Na verdade, qualquer tipo de atividade é interessante se pensarmos que devemos gastar por dia pelo menos 300 kcal para se prevenir de doenças", conclui Tarso. Quem sabe, nas férias, você não gaste isso brincando! Ou, ao menos, brinque bastante.





Abraço
Ivna Caroline

Nenhum comentário:

Postar um comentário