Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

quinta-feira, 4 de abril de 2013

CHÚLE, CHEIRO DESAGRADÁVEL



   Ao raiar o sol começa a maratona do dia-a-dia e essa muitas vezes é associada a maus hábitos que provocam um “pequeno-grande” problema: o chulé. Também conhecido como bromidrose, o chulé é causado pelo excesso de suor nos pés que resultam na proliferação de bactérias. O excessivo suor pode estar ligado a vários fatores como: adolescência, onde os hormônios estão em alta e provocam diferentes reações corpóreas, obesidade e doenças como o hipertiroidismo e diabete. Também pode ocorrer por causa de sapatos apertados que fazem o pé suar mais, por causa das meias que podem ser sintéticas demais e ainda não serem trocadas diariamente, o material do sapato e/ou tênis também pode contribuir para o surgimento do mau cheiro.

   Independente da idade e do sexo de cada indivíduo, o chulé é um problema que provoca incômodo e constrangimento, pois são caracterizados por odores nem um pouco agradáveis que podem ser percebidos de longe...
   As bactérias que provocam o chulé permanecem sobre a pele buscando alimentos, que são obtidos através do suor e da descamação natural da pele. Com a presença de alimentos e ainda um ambiente úmido, as bactérias conseguem se multiplicar rapidamente aumentando a quantidade de suor decomposto pelas mesmas que ocorre através de processos de fermentação e liberação de gases: o chulé.
   Para prevenir o aparecimento do desconfortável e constrangedor chulé é preciso que os pés sejam bem lavados e enxutos, principalmente entre os dedos, pois nessa região há maior umidade e se ela não estiver seca haverá a proliferação do mau cheiro.
   Quando o chulé já é um incansável companheiro, é preciso adotar algumas medidas para livrar-se dele: a utilização de antissépticos em forma de pó, creme ou spray que combatam as bactérias, medicamentos (se forem encontradas causas que favorecem o chulé como as micoses, eczemas e até alergias) e a mais importante medida é lavar e secar bem os pés. É importante evitar sapatos de borracha e de plástico, pois esses materiais induzem o pé a transpirar mais. Também é bom evitar permanecer com um sapato fechado por muito tempo.



att,
    Marcelo Leniar

Nenhum comentário:

Postar um comentário