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domingo, 28 de abril de 2013

Prof.Dr. Miguel Archanjo relata ações na Disciplina Articuladora

                               


Dando continuidade às entrevistas iniciadas pelo Portal das Licenciaturas no ano passado, o entrevistado de hoje é o Prof. Dr. Miguel Archanjo de Freitas Junior, coordenador do Curso de Licenciatura em Educação Física da UEPG, discorrendo sobre o tema da Disciplina Articuladora em seu curso.

Portal: Qual a denominação da Disciplina Articuladora do Curso de Licenciatura em Educação Física 
Miguel Archanjo: No Curso de Licenciatura em Educação Física a Disciplina Articuladora chama-se  Prática Educativa: Projeto Integrado
Portal: Em seu mandato atual, pela primeira vez enquanto coordenador do curso, o que você considera de positivo na efetivação desta disciplina em seu curso?

Miguel Archanjo: A primeira conquista foi conseguir que esta disciplina fosse saindo da responsabilidade dos professores colaboradores e passasse para a responsabilidade de professores efetivos (os três professores efetivos tem TIDE). Não que os colaboradores não realizassem um bom trabalho, mas o trabalho não mantinha a sequencia necessária, sendo preciso  retomar as discussões desde o início, cada vez que o professor que era trocado. O problema não é retomar a discussão, algo que fazemos em todas as nossas reuniões, mas capacitar o professor para que ele compreendesse o sentido da disciplina e a necessidade do seu envolvimento com o curso e não somente com a sua disciplina.

Portal: estas reuniões são extremamente importantes!
Miguel Archanjo: Sim. É através destas reuniões que se estabelecem ações conjuntas e comprometimento docente.
Portal: É o cerne da questão! A postura docente!
Miguel Archanjo:  E não é fácil (risos) !

Portal: Você poderia detalhar esta interação?
Miguel Archanjo: Vencida a etapa da qual já mencionei, o Colegiado de Curso estabeleceu o horário do curso a partir da disciplina articuladora. Definiu-se que ela seria realizada ao mesmo tempo nas quatro séries do curso (terça-feira nos dois primeiros horários), cuidou-se para que nos horários seguintes fossem colocadas disciplinas que tem possibilitado um envolvimento mais direto com as articuladoras (Estágios...). Tal atitude favoreceu para que pudéssemos criar uma agenda mensal de atividades reunindo todos os alunos do curso ao mesmo tempo, para que possam ter uma aula diferente com vários professores.

Portal: esta é uma atitude que abre um leque de possibilidade...
Miguel Archanjo: Justamente! Uma delas é a   participação dos diferentes professores do curso, que são convidados a participar das atividades (buscamos não transformar em grandes eventos, pois não é esta a intenção; mesmo com a montagem de mesas de debate procura-se manter a ideia de uma aula dialógica, na qual professores e alunos são estimulados a refletir sobre diferentes temáticas).

Portal: você já tem estabelecida uma agenda destes encontros?

Miguel Archanjo: Sim. E no primeiro deles ocorrido neste mês de  abril , o tema foi “extensão” (todos os professores do curso que tem atividades extensionistas foram convidados a expor os seus trabalhos, da mesma forma que a Pró-reitora de Extensão falou sobre a importância desta atividade na formação dos acadêmicos); Para maio (pesquisa- idem a sistemática anterior); Em  Junho (diferentes agentes do contexto escolar - serão convidados para esta atividade um diretor de escola, uma pedagoga, um professor PDE, um professor de educação física recém-formado, um acadêmico participante do PIBID, um acadêmico que está fazendo estágio); Julho (Festa Julina - os alunos do curso normalmente organizam atividades típicas nesta data, estas atividades serão trabalhadas por diferentes disciplinas e antes de cada apresentação será feita uma atividade educacional - através de encenações, recitais, painéis, etc. somadas a dança típica); Agosto - Políticas públicas voltadas para Educação, Esporte e Lazer; Setembro - Jogos Estudantis da Primavera (a disciplina articuladora será responsável em auxiliar para que sejam criados instrumentos interdisicplinares que permitam avaliar os diferentes agentes que participam desta atividade, seja do ponto de vista atlético, social, psicológico...), os alunos irão a campo para realizar as investigações e depois apresentarão os resultados por meio de banners digitais; Outubro - Instituições Formadoras, será feita uma reflexão com os representantes de diferentes instituições que auxiliam no processo de formação e na atividade profissional _ Representante do Núcleo de Educação, Representante do CREF, Representante da Secretaria de Educação, Representante da PROGRAD, Representante do Sindicato dos professores; Novembro - semana da consciência negra - cada turma será responsável em trabalhar com um tipo de atividade (Teatro, dança, pratos típicos, mesas de debate...) Ficando nesta semana um dia reservado para que se realize a avaliação conjunta das atividades, as quais serão sistematizadas pelas turmas e apresentadas por um representante, gerando um documento para auxiliar o colegiado de curso (Núcleo estruturante docente) a pensar a continuidade das atividades desta disciplina.

Portal:  Uma agenda e tanto ( risos). Você estava comentando, antes da entrevista, que também os professores da Disciplina Articuladora tinha encontros “ formais”. Em que sentido  estes encontros acontecem?
Miguel Archanjo: Os encontros formais entre os professores da disciplina e a coordenação do Curso acontecem toda semana, 30 minutos antes do início da aula, além das conversas e debates realizados por meio da internet e encontros mais prolongados (sempre que se faz necessário). Definiu-se também que o Coordenador de Curso deve ter prioridade para assumir a disciplina no primeiro ano, pois desta maneira ele terá um espaço formal para apresentar o Curso, mostrar a dinâmica desta disciplina...

Portal: os alunos de seu curso participam do projeto +energia....
Miguel Archanjo: Os alunos do primeiro e segundo ano, participam do projeto Extensionista UEPG mais energia. Eles organizando atividades e utilizando parte da estrutura já existente para colocar em prática as discussões estabelecidas em sala de aula
Portal: Sendo seu curso noturno, todos os alunos tem a possibilidade de participação nas programações previstas?

Miguel Archanjo:  Na reforma curricular a proposta é de que todas as séries tenham a carga horária de 102 horas, pois desta maneira todas as turmas teriam o compromisso de uma atividade "prática" mensal a ser realizada no final de semana, tendo em vista a dificuldade de realizar uma atividade desta natureza no período noturno;

Portal: Obrigada professor Miguel, por esta entrevista! Acreditamos que suas ações em relação à Disciplina Articuladora sejam motivo de inspiração para os demais cursos de Licenciatura da UEPG.
Miguel Archanjo: é a vontade de acertar, apenas isto. Acreditamos em ações concretas, que fazem a diferença. Da mesma forma que estamos abertos para sugestões e trocas de experiências para que possamos avançar em nossas propostas.
Portal: e para encerrar a entrevista?
Miguel Archanjo: Já? ( risos). Fica o convite para a participação de todos em nossas atividades (a data será divulgada mensalmente através do portal das licenciaturas). E agradeço ao Portal pela oportunidade recebida permitindo a divulgação de nosso trabalho na coordenação do Curso de Licenciatura em Educação Física.



Att. Luís Miguel Makohin

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