Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Exercicios físicos e sistema cardiovascular
     Exercicios físicos são nessários para o corpo em sua totalidade, trazem benefícios na estrutura muscular, diminuindo as gorduras do tecido adiposo, liberam hormônios que geram bem estar(endorfina), fortalece músculos e ossos, melhora a respiração, contribui para um bom funcionamento digestivo e intestinal, diminui o colesterol, melhora o sono, ajuda a prevenir o estresse e depressão, aumenta a eficiencia do coração, melhorando a circulação do sangue, entre outros resultados benéficos que o exercício físico traz. 
     Um dos mais importantes benefícios que o exercício físico traz é uma melhora significativa no sistema cardiovascular, um coração que bombava um numero x de sangue, sem o exercício físico, bombará mais com o a prática, após uma adaptação feita pelo próprio organismo.
     O exercício físico caracteriza-se por uma situação que retira o organismo de sua homeostase, pois implica no aumento instantâneo da demanda energética da musculatura exercitada e, conseqüentemente, do organismo como um todo. Assim, para suprir a nova
demanda metabólica, várias adaptações fisiológicas são necessárias e, dentre elas, as referentes à função cardiovascular durante o exercício físico.(BRUM, FORJAZ, TINUCCI & NEGRÃO-2004)
     Com o esforço físico nossos batimentos cardiacos,  nossa pressão sanguínea(força que o sangue exerce na parede das artérias) se elevam, exigindo mais de nosso coração, com isso nosso coração responde bombeando mais sangue para que o exercício seja realizado. Nosso sangue fuciona como uma "vassourinha", quanto mais nos exercitamos mais conseguimos tirar as "sujeiras" presentes nele,uma bem conhecida é o LDL (colesterol ruim) que se instala nas artérias impedindo o fluxo sanguineo, não deixando o sangue transportar oxigênio, nutrientes, entre outras substâncias, causando diversos danos para nosso corpo, as famosas doenças cardiovasculares (enfarte de miocárdio, arritmia, etc).
     Por fim, indivíduos que praticam exercicios físicos tem vida mais longa e satisfatória, possuem mais disposição e adquirem diversos benefícios para si.  
        


Fonte: http://www.sitemedico.com.br/site/boa-forma/fitness/6365-atividade-fisica-conheca-todos-os-beneficios
BRUM. P.C,  FORJAZ. C. L.M, TINUCCI.T. & NEGRÃO. C. E. Adaptações agudas e crônicas do exercício físico no sistema cardiovascular. Disponível em <http://sis.posugf.com.br/AreaProfessor/Materiais/Arquivos/824.pdf>.


Atenciosamente 
Tatiane Perucelli


Nenhum comentário:

Postar um comentário