Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Licenciatura em Educação Física - UEPG


Olá pessoal, hoje vim mostrar a vocês um pouco do nosso curso, quem somos, o que fazemos e nossa filosofia de trabalho, também um pouco de nossa estrutura. Espero que gostem.


O Curso de Educação Física - Licenciatura destina-se à formação de profissionais para atuarem na Educação Básica – educação infantil, ensino fundamental e médio – incluindo – educação de jovens e adultos, educação especial ensino técnico profissionalizante, em espaços educacionais formais, nos diferentes desdobramentos de tempos/espaços destinados à docência da Educação Física, respeitando as normas da legislação vigente para a área. 
Nesta perspectiva, considera que o professor de Educação Física deve desempenhar as funções de organizador, facilitador, mediador, incentivador e avaliador do processo ensino aprendizagem, dimensionando conceitos fundamentais da Educação e da Educação Física, além das disciplinas pedagógicas necessárias para o pleno desempenho da docência.


O curso

O Curso de Licenciatura em Educação Física é oferecido no turno noturno, e com duração mínima de quatro anos. O curso é fundamentado em bases educacionais sólidas, buscando adequar o ensino às incessantes necessidades sociais e a formação do senso crítico perante o mercado de trabalho. Formar profissionais críticos, participativos, politizados e produtivos, capazes de intervir de forma consciente e responsável para a melhoria da qualidade da Educação Básica.
 O Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa tem como objetivo a preparação de professores, para enfrentarem os enormes desafios educacionais que estão presentes em nossa sociedade atual. No Curso de Licenciatura em Educação Física, os conteúdos programáticos das disciplinas estarão direcionados às exigências educacionais do professor de Educação Física, visando o conhecimento, da sociedade como um todo, envolverão conhecimentos teórico-prático-aplicados à formação docente, os quais serão fomentados pela ação-reflexão-ação. Formar profissionais capazes de atender às necessidades concretas da escola e da sociedade.



Prática de Ensino / Estágios Curriculares:

Para a organização didática e garantir a formação em consonância com a realidade, o Curso tem momentos de onde ocorrem a Prática de Ensino e os Estágios  Curriculares Supervisionados. 

A Prática de Ensino: chamada Prática Educativa - Projeto Integrado, disciplina teórico/prático, que deverá ser compreendida como instrumento de integração e conhecimento do aluno com a realidade social, de iniciação à pesquisa e de iniciação profissional. A prática é o ponto de apoio do processo formativo, que se estenderá ao longo do Curso, trata-se de um movimento contínuo entre o saber e o fazer, na busca de significados e na resolução de situações do ambiente da educação escolar. Instrumento de integração entre os conteúdos das disciplinas que compõe o currículo do curso.

O Estágio Curricular Supervisionado: o estágio curricular obrigatório que ocorre nas séries finais do curso, tem a finalidade de aprimorar os conhecimentos recebidos na graduação em relação direta com as diferentes realidades educacionais. O estágio supervisionado é o momento em que o acadêmico (a) tem contato com a realidade com a qual irá atuar profissionalmente. O planejamento e a execução das práticas no estágio supervisionado devem estar apoiadas nas reflexões desenvolvidas no curso de formação pelas disciplinas e pela Prática de Ensino/Projeto Integrado.

Observação: Os acadêmicos do Curso de Licenciatura contarão também poderão participar de atividades relacionadas à extensão universitária e à iniciação científica. Estas atividades compõem qualitativamente e formação universitária.

Fotos

















Até a próxima 
Att. Edilson de Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário