Olá pessoal, hoje vim mostrar a vocês um pouco do nosso curso, quem somos, o que fazemos e nossa filosofia de trabalho, também um pouco de nossa estrutura. Espero que gostem.
O Curso de Educação Física - Licenciatura
destina-se à formação de profissionais para atuarem na Educação Básica –
educação infantil, ensino fundamental e médio – incluindo – educação de jovens
e adultos, educação especial ensino técnico profissionalizante, em espaços
educacionais formais, nos diferentes desdobramentos de tempos/espaços
destinados à docência da Educação Física, respeitando as normas da legislação
vigente para a área.
Nesta perspectiva, considera que o professor de
Educação Física deve desempenhar as funções de organizador, facilitador,
mediador, incentivador e avaliador do processo ensino aprendizagem,
dimensionando conceitos fundamentais da Educação e da Educação Física, além das
disciplinas pedagógicas necessárias para o pleno desempenho da docência.
O curso
O Curso de Licenciatura em Educação Física é
oferecido no turno noturno, e com duração mínima de quatro anos. O curso é
fundamentado em bases educacionais sólidas, buscando adequar o ensino às
incessantes necessidades sociais e a formação do senso crítico perante o
mercado de trabalho. Formar profissionais críticos, participativos, politizados
e produtivos, capazes de intervir de forma consciente e responsável para a
melhoria da qualidade da Educação Básica.
O Curso de Licenciatura em Educação
Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa tem como objetivo a preparação
de professores, para enfrentarem os enormes desafios educacionais que estão
presentes em nossa sociedade atual. No Curso de Licenciatura em Educação Física,
os conteúdos programáticos das disciplinas estarão direcionados às exigências
educacionais do professor de Educação Física, visando o conhecimento, da
sociedade como um todo, envolverão conhecimentos teórico-prático-aplicados à
formação docente, os quais serão fomentados pela ação-reflexão-ação. Formar
profissionais capazes de atender às necessidades concretas da escola e da
sociedade.
Prática de Ensino / Estágios Curriculares:
Para a organização didática e garantir a formação em
consonância com a realidade, o Curso tem momentos de onde ocorrem a Prática de
Ensino e os Estágios Curriculares Supervisionados.
A Prática de Ensino:
chamada Prática Educativa - Projeto Integrado, disciplina teórico/prático, que
deverá ser compreendida como instrumento de integração e conhecimento do aluno
com a realidade social, de iniciação à pesquisa e de iniciação profissional. A
prática é o ponto de apoio do processo formativo, que se estenderá ao longo do
Curso, trata-se de um movimento contínuo entre o saber e o fazer, na busca de
significados e na resolução de situações do ambiente da educação escolar.
Instrumento de integração entre os conteúdos das disciplinas que compõe o
currículo do curso.
O Estágio Curricular
Supervisionado: o estágio curricular obrigatório que ocorre nas séries finais
do curso, tem a finalidade de aprimorar os conhecimentos recebidos na graduação
em relação direta com as diferentes realidades educacionais. O estágio
supervisionado é o momento em que o acadêmico (a) tem contato com a realidade
com a qual irá atuar profissionalmente. O planejamento e a execução das
práticas no estágio supervisionado devem estar apoiadas nas reflexões
desenvolvidas no curso de formação pelas disciplinas e pela Prática de
Ensino/Projeto Integrado.
Observação: Os acadêmicos do Curso de Licenciatura contarão também poderão participar de atividades relacionadas à extensão universitária e à iniciação científica. Estas atividades compõem qualitativamente e formação universitária.
Fotos
Fonte do texto: http://www.uepg.vwi.com.br/conteudo/30/Educacao+Fisica
Até a próxima
Att. Edilson de Oliveira
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