
Nesta noite de 16 de abril de 2013, sob a coordenação do Prof. Dr. Miguel Archanjo de Freitas Junior, a disciplina de “ Projeto Integrado” do Curso de Licenciatura em Educação Física teve mais uma atividade constante de sua programação, com a apresentação de projetos de extensão em seu bojo. Esta pauta oportunizou aos acadêmicos do curso um maior contato sobre atividades nas quais eles possam estar inseridos, alargando horizontes, ganhando conhecimento e experiência.
Num primeiro momento, a profª Olinda Thomé Chamma, na qualidade de presidente da Comissão Permanente das Licenciaturas- COPELIC, apresentou de forma sucinta e objetiva os princípios norteadores da Disciplina Articuladora instituída na Universidade Estadual de Ponta Grossa, como sendo um diferencial da instituição em relação aos Cursos de Licenciatura existentes no País e no qual o “Projeto Integrado” norteia o curso de Licenciatura em Educação Física. Destacou ainda, com ênfase e idealismo, que o objetivo permanente das Licenciaturas é a construção conjunta no tempo/espaço, entre todos os agentes educacionais envolvidos no processo desde o ano de 2002, numa contribuição efetiva na consolidação da identidade destes cursos.
Na sequência, de forma abrangente e esclarecedora, a pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais, profª Drª Gisele Alves de Sá Quimelli discorreu sobre o papel preponderante das ações extensionistas destacando, sobremaneira, a “extensão” entendida como prática acadêmica que interliga a universidade nas suas atividades intrínsecas e em relação à comunidade, visando o aluno como cidadão crítico.
Encerrada esta primeira parte de exposições, deu-se início à apresentação de alguns professores com seus projetos de extensão, que muito tem contribuído com resultados importantes junto à comunidade em geral.
O prof.. Carlos Maurício Zaremba, coordenador do Curso de Bacharelado em Educação Física, em suas primeiras palavras elogiou os professores do Curso de Educação Física das das modalidades, pelo comprometimento visível e propulsor revertido no curso. A seguir,motivou os alunos ao discorrer sobre o projeto “Caminhando com saúde”, no qual se traduz em orientação e acompanhamento a um grande número de pessoas gostam de fazer as caminhadas nas dependências da UEPG.
Também o prof. Dr.Alfredo Cesar Antunes, com seu projeto “ Escola da Bola: Centro de Iniciação e Pedagogia do Esporte” demonstrou, em sua explanação, a vivência do tripé ensino-pesquisa e extensão, sendo o único projeto de extensão de Educação Física a ter bolsa dada pelo MEC.
Na fala seguinte, o prof. Miguel discorreu sobre o Programa PIBID que, embora um programa de ensino, também apresenta uma interface com a extensão, convidando aos alunos que participem, inclusive, na proposta da nova edição do mesmo.
Na sequência, a profª Heleise Faria dos Reis de Oliveira, discorrendo sobre seu projeto de “Ginástica Laboral”, destacou sua vocação extensionista e o quanto percebia, através da extensão, as oportunidades de estudo e aprimoramento dos acadêmicos.
Como último projeto apresentado, a professora Hermínia Marinho Bugeste discorreu sobre o NEP- Núcleo de Educação Para a Paz que desenvolve sob a coordenação do Prof. Nei Alberto Salles Filho, ressaltando as ações de uma educação da não violência, mediando conflitos, na busca da harmonia possível nos espaços de vivência escolar.
A próxima reunião programada pelo “ Projeto Integrado” tratará da abordagem dos novos projetos gestados na Pró-Reitoria de Graduação colocando em relevo os projetos de ensino que agora fazem parte de uma nova agenda da UEPG.
Att. Luís Miguel Makohin
Nenhum comentário:
Postar um comentário