Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

domingo, 8 de setembro de 2013

Esportes que mais gastam calorias

Queimar calorias é sempre um caminho para quem deseja emagrecer. O esporte é aliado da boa alimentação na busca pelo peso ideal. Toda atividade diária esportiva ou não provoca queima de caloriaMas algumas atividades gastam mais do que outras, e a explicação para isso está em três letras: METMET é a abreviação de metabolic equivalente task, ou Equivalente Metabólico da Tarefa. Um número que pode ser de grande ajuda na briga contra a balança.
Para se chegar ao valor do MET foi realizada uma pesquisa sobre consumo de oxigênio que estabeleceu um valor padrão (3,5 ml/kg/min) aplicado a cada atividade. Baseado nisso é atribuído um MET para cada tipo de exercício físico, e ele varia de acordo com a intensidade da prática. 
cálculo  para se chegar ao seu consumo de calorias é simples e a fórmula apresenta um número aproximado de calorias perdidas. Naturalmente, esse não é um resultado exato, já que podemos considerar muitas variáveis, como a intensidade, o clima, as variabilidades corporais, entre outras. Mesmo que não seja tão preciso, é uma maneira de controlar quantas calorias foram gastas.

O resto do cálculo é você quem faz: multiplique o MET da atividade por seu peso (em quilos) e pelo tempo de exercício praticado (em horas).
cálculo MET (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)
Exemplo: Um atleta com peso de 75 kg que se propõe a andar de bicicleta pelo período de 1 hora. O MET para andar de bicicleta de forma intensa é 10,0. Através da formula: 10,0 x 75 x 1 = 750 calorias queimadas.
Na tabela alguns esportes onde se tem um maior gasto calórico de acordo com sua intensidade:





Tabela MET Eu atleta 19/08 (Foto: Reprodução)
Att.: José Edenilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário