Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

sábado, 24 de setembro de 2011

Cãibra, dor nada agradável!


Ao praticarmos atividades físicas intensas colocamos os nossos músculos em um trabalho forte e progressivamente extenuante. Como conseqüência, problemas musculares como as cãibras musculares podem surgir.

Cãibras musculares nada mais são do que contrações musculares intensas de um só músculo isolado ou de um grupo deles e que ocorrem sem serem solicitados, ou seja, são contrações involuntárias. Normalmente acontecem após exercícios físicos e podem desencadear outros tipos de lesões.

Existem diferentes teorias para explicar como e por que as cãibras musculares surgem. As causas podem ser os metabólitos tóxicos produzidos no organismo pela desidratação e perda de sais, ausência de vitaminas na dieta e fatores ambientais (como a falta da prática de exercícios físicos, e de maneira repentina exigir demais apenas de uma região de músculos).

Sabendo que câibra é maléfica ao nosso corpo, principalmente aos nossos músculos - onde ocorre a câibra – temos de saber maneiras de evitá-la. Aqui vão algumas dicas:

1. Beba muito líquido para ficar hidratado durante o exercício;

2. Reponha o sódio (encontrado principalmente em alimentos como banana, figo, maracujá, leite desnatado em pó), durante os intervalos de exercícios pesados e transpiração abundante, com uma bebida esportiva/isotônica;

3. Descanse os músculos após um treino intenso;

4. Faça refeições de 3 em 3 hora; Equilibre a sua dieta;

5. Consuma no mínimo 3 opções de frutas; verduras e legumes ao dia;

6. Varie os alimentos da sua dieta para obter todos os nutrientes necessários!

É isso pessoal, evitemos a fadiga!
 Até a próxima...

                                                  Postado por Jéssie Aline

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário