Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Como saber se estou no peso ideal?

O IMC (Índice de Massa Corporal) é uma medida de fácil obtenção usada para calcular se a pessoa está no peso ideal.
É um método rápido e muito prático, pois é obtido com medidas simples como peso e altura. Basta apenas dividir o seu peso em Kg pela sua altura em metros, elevada ao quadrado, assim como na fórmula abaixo:


IMC = Peso / (Altura x Altura)


Após esse calculo, o valor encontrado deve ser analisado de acordo com a tabela:
IMC
Classificação
< 18,5
Magreza
18,6 – 24,9
Saudável
25,0 – 29,9
Peso em excesso
30,0 – 34,9
Obesidade Grau I
35,0 – 39,9
Obesidade Grau II (severa)
≥ 40,0
Obesidade Grau III (mórbida

Para a avaliação de adolescentes, é feito o mesmo calculo, porém, ele é analisado a partir de tabelas de percentil, separadas por sexo:  


IMC < Percentil 5 = baixo peso
IMC entre Percentil 5 e 85 = eutrófico (normal)
IMC > percentil 85 = sobrepeso
IMC >percentil 95 associados a outros métodos de avaliação = obesidade

O IMC é um método bom, no entanto tem algumas falhas. Como ele verifica apenas a massa corporal, não separando-a em massa magra (músculo, ossos...) e massa gorda, é possível que uma pessoa que não esteja acima do peso e tenha uma musculatura desenvolvida seja classificada segundo o IMC como obeso, caso seja o seu caso, um profissional poderá fazer uma avaliação mais detalhada e poderá orientá-lo melhor.


fonte: http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/

Paloma Merlini

12 comentários:

  1. ter peso com 1,73 m 61 kg 20.38 66 kg -7-5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola sou camila ,nao sei dizer.

      Excluir
    2. Ter peso com 1,73m 61kg 20,38 66kg -7-5 e ser magro demais

      Excluir
  2. ter peso com 1,73 m 61 kg 20.38 66 kg -7-5 e ser magro demais

    ResponderExcluir
  3. alguem quer que eu escreva aqui mesmo uma fanfiction dos cdz cisne negro e ikki

    ResponderExcluir
  4. eu tenho 61...kilos. 1.60 altura estou certo

    ResponderExcluir
  5. Tenho 55ans 155altura quero saber mei IMC

    ResponderExcluir
  6. Tenho 1,56 peso 75 kg quanto devo ficar

    ResponderExcluir
  7. eu tenho 17 anos tenho 1,70 de altura e tenho 95,700 kg é ideal?

    ResponderExcluir