Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

domingo, 25 de setembro de 2011

A Dança na educação - Por Jonathas Stadler

     A dança surgiu como forma de comunicar-se, num tempo no qual o homem ainda não articulava os sons da fala. Comunicava-se então, utilizando os gestos do próprio corpo numa mímica que de início tinha função “verbal’ e posteriormente adquiriu significados ritualísticos, festivos e de cura. É também considerada uma das artes mais antigas e a única que despensa materiais e ferramentas. Ela só depende do corpo e da vitalidade humana para cumprir sua função, enquanto instrumento de afirmação dos sentimentos e experiências subjetivas do homem.
      Dançar é uma das maneiras mais divertidas e adequadas para ensinar na prática, todo o potencial de expressão do corpo humano. Enquanto mexem o tronco, as pernas e os braços, os alunos aprendem sobre o desenvolvimento físico e também culturas de outros países. "É um ótimo recurso para desenvolver uma linguagem diferente da fala e da escrita, aumentar a sociabilidade do grupo e quebrar a timidez", afirma Atte Mabel Bottelli, professora da Faculdade Angel Viana e da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Além disso, o trabalho pode ser feito com turmas de todas as idades e de forma interdisciplinar. "A prioridade é levar a criança a ter consciência corporal e entender como o corpo dela se relaciona com o espaço", ensina Ivaldo Bertazzo, coreógrafo e professor de reeducação do movimento, de São Paulo.
      A dança na escola deve proporcionar oportunidades para que o aluno possa desenvolver todos os seus domínios do comportamento humano e, através de diversificações e complexidades, o professor possa contribuir para a formação de estruturas corporais mais complexas.
      Além disso a dança proporciona vários benefícios, tais como:
- Desenvolvimento físico, cognitivo, social e afetivo;
- Estimula o trabalho das funções psicomotoras, tais como: esquema e imagem corporal, tônus, equilíbrio, lateralidade, dissociação do movimento, estruturação espaço-temporal; praxia global e fina, ritmo e relaxamento;
- Desenvolvimento da expressividade corporal e dramatização;
- Socializa, possibilitando conviver harmoniosamente em grupo;
- Amplia a linguagem corporal do aluno e a capacidade motora;
- Entre outros.
     Portanto, a dança proporciona aos alunos a oportunidade de melhorar sua relação com seu próprio corpo aumentando a expressão corporal, se socializando mais e ainda, estudar um pouco mais sobre outras culturas, além é claro de aproveitar todos os benefícios que a dança proporciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário