Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

sábado, 29 de outubro de 2011

Benefícios e importância do Xadrez. Por: Ayrton Aruana

Bom dia!
A importância do xadrez é definida segundo o livro:  Moderno Dicionario de xadrez, como "termos das qualidades inerentes ao jogo exercidas pelos contendores na pratica do xadrez"
Estudiosos apontam que a criança deve ter um primeiro contato com esse jogo logo nos primeiros anos de infância.
Especialistas publicam que esse jogo funciona como um meio de ligação entre crianças de diferentes idades, o que acaba sendo positivo para a formação do cidadão, auxilia nos estudos e na vida das pessoas. No Brasil o ensino da prática do xadrez nas escolas ainda é pequeno, quando comparado com outros jogos. No estado do Rio de Janeiro  já se aprovou o projeto de Lei n° 5264 que garante a implantação do PAX (Programa Estadual de Aprendizagem do jogo de Xadrez), que prevê que esse jogo seja seja ensinado em todas as Escolas Estaduais do Rio de Janeiro. 
Para Ramés Fialho de Freitas (coordenador do núcleo de xadrez do instituto Mirim de Letras  - Salvador na Bahia) " O ensino de xadrez nas escolas traz grandes benefícios aos educandos, por favorecer o desenvolvimento de muitas habilidades cognitivas, psicológicas e sociais  de forma lúdica" Ele afirma que a nova lei é uma maneira de chamar atenção para a necessidade de atividades motivadoras nas escolas.
Então amigos que tal aproveitar melhor esse sábado e domingo para jogar uma partida de xadrez...



Um comentário:

  1. Esse Blog está maluco!
    Atualizei no sábado ás 0:54 Horas, e tá falando que foi na Sexta Feira....

    ResponderExcluir