Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Basquetebol em Cadeira de Rodas



Regras
As regras do Basquetebol em Cadeira de Rodas são as mesmas do Basquetebol convencional.
No entanto, pelo fato dos atletas obrigatoriamente jogarem sentados na cadeira de rodas, algumas modificações foram feitas.
O jogador só poderá impulsionar as rodas duas vezes antes de driblar, passar, ou arremessar a bola. Se o jogador impulsionar as rodas três vezes, incluindo movimentos de pivot, será considerado violação de percurso.
A tabela é localizada na mesma altura do jogo para os jogadores profissionais adultos situada a 3,05 metros do chão.

Cadeira de Rodas
A cadeira deve ter medidas como pré-requisito, como forma de garantir a segurança e igualdade na competição.
A cadeira deverá ter 3 ou 4 rodas; duas rodas grandes localizadas na parte traseira da cadeira e uma e/ou duas rodas pequenas na parte da frente.
Nas últimas décadas, passou a se utilizar uma pequena rodinha, chamada de Anti-Tip, colocada na parte trazeira e mantida a 20 cm do solo. O obejetivo é que o contato com o chão possa dar uma maior segurança ao jogador. Os pneus traseiros deverão ter um diâmetro máximo de 71 cm, e a roda deverá possuir um aro para impulsão.
A altura máxima do assento não pode ultrapassar de 53 cm do solo e o descanso para os pés não de 11cm do solo, com as rodas dianteiras em posição alinhada para movimento para frente.
A parte de baixo do descanso para os pés deverá ser desenhada de tal maneira que não danifique a superfície da quadra.
O jogador deve usar uma almofada de material flexível sobre o assento da cadeira . A almofada deverá ser da mesma largura e comprimento do assento da cadeira e não pode exceder 10 cm de espessura, exceto para os jogadores das classes 3.5, 4.0 e 4.5, onde a espessura máxima permitida é de 5 cm.


http://www.fbarj.org.br/regra.html




Leana Gioia Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário