Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

RELEMBRANDO A INFÂNCIA


Olá galerinha... Como todos sabem e como já foi dito, férias é a época do ano em que mais nos divertimos tanto com a família quanto com os amigos... E quem durante as férias nunca brincou na rua!?
Hoje vamos relembrar algumas brincadeiras que concerteza brincávamos quando éramos crianças e que fomos esquecendo ao longo dos anos. Se você ainda é jovem ou possui uma alma jovem, não apenas relembre, chame seus amigos, suas tias e tios, primos e primas e divirtam-se novamente, afinal férias é diversão! Vamos esquecer pelo menos em um dia de nossas férias o computador, os vídeos-game, a televisão... qualquer tipo de tecnologia que nos prenda a cadeiras, cama ou até o sofá...
Vamos às brincadeiras:
Obs.: Iremos relembrar também algumas regras das brincadeiras para aqueles que não se recordam.
1-     Esconde-esconde: Uma criança é escolhida por sorteio, ela se vira para uma parede, conta até trinta e as outras vão se escondendo.Ela tem que encontrar as crianças e correr até a parede e bater dizendo o nome da criança que ela encontrou. A primeira que ela encontrar será a próxima que vai procurar as outras. Nessa mesma parede é o pique, o local onde crianças que não foram encontradas podem bater um, dois, três e ficar livre de ser a próxima a ter que procurar quem se esconde.
2-   Amarelinha: A amarelinha é uma das brincadeiras de rua mais tradicionais do Brasil. Talvez seja pelo fato de a brincadeira ser tão fácil (e divertida) de brincar. Não são precisos aparelhos ou acessórios caros. Dá para pular dentro de casa, no quintal, na rua, na escola… Basta usar o chão, ter algo para desenhar o riscado e um objeto pequeno para marcar as “casas”. A pedra é lançada na primeira casa e o jogador deve percorrer o trajeto do traçado pulando, evitando o quadrado onde a pedra caiu. A sequência se repete enquanto a pedra avança de casa em casa e o grau de dificuldade aumenta.
3-   Pega-pega: Esta brincadeira consiste em uma das crianças ser o “pegador”. A pessoa que ela tocar primeiro e pegar, será a próxima a ser o próximo “Pegador”. Tem também o “pique”, onde quem está fugindo pode tocar e ficar protegido de ser pego. A brincadeira só termina quando todas as crianças forem pegas.
4- Pai – cola: Basicamente são as mesmas regras do pega-pega, porém ao invés de pegar, o pegador ou pai cola, o individuo que foi “colado” não pode mover-se até que outra pessoa venha e o descole. Existem inúmeras formas de se encerrar o jogo, depende apenas da criatividade de quem está brincando.
5-   Bets: Se olhar mais abaixo aqui no blog, verá todas as regras do tão famoso bets.
6-   Queimada: Divididos em dois times, grandes grupos de crianças suam a camisa (correndo o tempo todo) com o objetivo de eliminar os adversários com boladas e fugir das tentativas deles de eliminá-los.
7- Cabra – cega: Forma- se uma roda e uma criança é escolhida para fica vendada no centro de todos. Ela gira três vezes e tenta pegar alguém que está na roda. Quando, a criança que estiver vendada, descobrir quem é a criança que ela pegou e dizer seu nome, essa passa a ser a próxima a ser vendada.
Existem muitas outras brincadeiras e jogos que podemos relembrar, como: pula-corda, bolinha de gude, polícia e ladrão, alerta... e etc.
É isso pessoal, divirtam-se e até a próxima... Um Feliz Natal a todos e boasss férias!!!

Postado por Jéssie Aline


Nenhum comentário:

Postar um comentário