Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

domingo, 18 de novembro de 2012

CUIDE DE SUAS ARTICULAÇÕES: EVITE AS LESÕES POR ESFORÇO REPETITIVO



As lesões por esforço repetitivo são resultantes de um estado de estresse mecânico, este estado é atingido quando um movimento é repetido por períodos prolongados de tempo. Nossas articulações são preparadas para movimentos excessivos, não para suportar um mesmo movimento durante todo o dia. Quando há um estresse elevado em uma ou mais articulações, nos tecidos moles associados, como a cápsula articular, os ligamentos, as bolsas sinoviais, os músculos, os tendões e nervos são um sinal de que as lesões podem ocorrer.
As lesões por traumas cumulativo (LTC) fazem parte de um grupo de doenças características pelo dano progressivo, fatores como a exposição ao frio ou ao calor, certos tipos de iluminações e vibração também podem envolver o trauma.
Exemplos comuns de indivíduos que podem sofrer estes traumas, mais especificamente no cotovelo devido a repetitivas flexões e extensões esta em tenistas, trabalhador da construção civil e estudantes que passam horas usando o mouse. Estes estresses podem ser agravados se estiverem associados a má postura.
O processo de desenvolvimento das lesões e lento inicia-se com leves desconfortos, inchaços, dormência muscular, mas se não forem tratados podem atingir estágios de dores intensas.  As articulações de maior risco são as do punho, do dorso, dos cotovelos, dos membros e do pescoço.

DETALHES DE UMA ARTICULAÇÃO SINOVIAL: A ARTICULAÇÃO DO JOELHO

Para demonstrar a complexidade de uma articulação sinovial tomaremos as articulações do joelho como exemplo. As principais articulações do joelho são:
1-           A cápsula articular do joelho- é reforçada por tendões musculares;
2-           O ligamento da patela- reforça a fase anterior da articulação;
3-           O ligamento poplíteo oblíquo- reforça a fase posterior da articulação;
4-           O ligamento poplíteo arqueado- reforça a parte lateral inferior da face posterior da articulação;
5-           O ligamento colateral tibial- reforça a face medial da articulação;
6-           O ligamento colateral fibular- reforça a face lateral da articulação;
7-           O ligamento cruzado anterior (LCA)- estende-se posterior e lateralmente da tíbia ao fêmur;
8-           O ligamento cruzado posterior (LAP)- estende-se anterior e medialmente a tíbia e ao fêmur;
9-           Os meniscos articulares- ajudam a compensar as formas irregulares dos ossos articulares, são dois o menisco lateral e o medial.
10-        As bolsas sinoviais- estruturas cheias de liquido que auxiliam a reduzir o atrito.

O ENVELHECIMENTO E AS ARTICULAÇÕES

 Com o processo de envelhecimento os ligamentos encurtam e perdem um pouco de sua flexibilidade devido à redução de produção de sinóvia nas articulações. Os efeitos variam consideravelmente de pessoa para outra, são afetados por fatores genéticos ou pelo desgaste.
 Por volta dos 80 anos de idade quase todos os indivíduos desenvolvem algum tipo de degeneração. As degenerações na coluna vertebral podem causar postura encurvada e desenvolver um tipo de artrite denominado osteoartrite. Esta se relaciona diretamente com a idade pois a grande maioria das pessoas com mais de 70 anos apresentam algum gral de osteoartrite.

DOENÇAS COMUNS

Lesões Articulares Comuns
A lesão do manguito rotador – trata-se de uma ruptura do tendão do músculo supra-espinhal do manguito rotador, é comum em arremessadores de beisebol e em jogadores de vôlei.
Luxação do ombro- é uma lesão acrômioclavicular, ocorre com mais freqüência em traumas violentos, como pode acontecer quando o ombro choca-se com chão, em uma queda.
O cotovelo do tenista- é causado por uma distensão ou torção nos músculos extensores do epicôndilo lateral do úmero, por um revéz (backband) executado inadequadamente que resulta em dores. Nessa lesão o cotovelo pode aumentar, fragmentar ou separar-se.
O deslocamento da cabeça do rádio- ocorre quando se aplica uma forte tração ao antebraço, enquanto ele é estendido ou supinado. Nessa lesão a cabeça do rádio desliza para frente ou rompe seu ligamento anula.
O inchaço do joelho- pode ocorrer imediatamente ou horas depois de uma lesão, o inchaço imediato deve-se a evasão de sangue dos vasos sanguíneos e o inchaço tardio pela produção excessiva de sinóvia ”água no joelho”. 
Ruptura dos ligamentos colaterais tibiais- associa-se com a ruptura do ligamento cruzado anterior e do menisco medial. Geralmente por um golpe forte na região do joelho.
O deslocamento do joelho- refere-se ao deslocamento da tíbia em relação ao fêmur, uma das conseqüências é a lesão da artéria poplítea.

REUMATISMO E ARTRITE

O reumatismo é qualquer distúrbio doloroso das estruturas de sustentação do corpo. A artrite é uma forma de reumatismo em que as articulações estão inchadas, rígidas e doloridas.
Artrite Reumatóide (AR)
É uma doença auto-imune em que o sistema ataca seus próprios tecidos. A AR caracteriza-se pela inflamação de articulação, que causa vermelhidão, calor, inchaço, dor e perda funcional. Atinge os membros menores como os dedos.
A osteoartrite é uma doença articular degenerativa caracterizada pela degeneração da cartilagem epifisial, atinge principalmente os membros maiores.
Na artrite gotosa (gota), os cristais de sódio e urano são depositados nos tecidos moles das articulações. Isso causa uma irritação e erosão da cartilagem, inflamações, inchaço e dor aguda.

TORÇÃO E DISTENSÃO

É uma torção forçada de uma articulação, que distende ou rompe seus ligamentos, sem deslocamento de ossos. Ocorre quando um ligamento é estressado além de sua capacidade normal. Podem danificar vasos sanguíneos, músculos, tendões e nervos vizinhos. Uma distensão é um estiramento excessivo ou a ruptura parcial de um músculo, que ocorre frequentemente quando um músculo se contrai forte e subitamente.

DOENÇA DE LYME

É uma doença causada por bactérias, principalmente carrapatos (Ixodes dammini). Como o carrapato é minúsculo sua picada é quase que despercebida. Os sintomas incluem rigidez articular, febre e calafrios, cefaléia, rigidez do pescoço, náuseas e dor lombar. Nos estágios avançados da doença a artrite é sua principal complicação. Geralmente atinge as articulações maiores.

REFERÊNCIA:TORTORA, Gerard J. CORPO HUMANO- fundamentos da anatomia e fisiologia. 6. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

Att. Edilson de Oliveira 



Nenhum comentário:

Postar um comentário