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quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Voleibol vs. Queimada



Historicamente sabemos que existem e também são colocadas muitas dificuldades para o ensino  o voleibol nas escolas, desde condições materiais às premissas de que as próprias crianças ainda não reúnem as condições psicomotoras necessárias para um satisfatório rendimento das aulas. Então, o futebol e o jogo queimada passam a ter prevalência por comodidade. Para desfazer alguns rótulos, proponho um acompanhamento mais detalhado e profícuo dos pontos abordados neste trabalho, que não tem fim. Ele apenas começa aqui. Deixo minha certeza de que o profissional de Educação Física é o ÚNICO que reúne as condições para ministrar aulas e treinamentos pertinentes à sua área de atuação. Contudo, é importante que esteja preparado e assim o queira. Inicialmente, os conselhos dados dizem respeito a anotações práticas entre aulas para colegiais e não em treinamento competitivo. E uma advertência. O discurso que se segue é, obviamente, tanto para estudantes de sexo masculino quanto do sexo feminino, até por que em nossa língua as expressões neutras são ”válidas e tendenciosas” para o sexo masculino. Não vai nesse uso gramatical qualquer discriminação de sexo. Limito-me a fazer sempre a preferência pelo feminino, até como uma homenagem às mulheres e, especialmente, às “minhas primeiras  professoras”. A elas se destinam os conselhos nesta pequenina obra. Mas valem também para as vestibulandas e alunas das universidades, a quem gostaria que entendessem melhor como funciona a alquimia dessas minhas questões. Esclareço que este ensaio trata apenas de uma série de considerações a respeito da maneira de apresentar uma situação de voleibol aos alunos. Fique claro, igualmente, que não estarei dizendo a ninguém o que colocar em pauta. Isto ocorre por conta de cada um. O tipo de questões a que me refiro é o que se efetua com certeza nas faculdades de Educação Física. Dado que minha experiência é limitada, é natural que a maior parte dos exemplos se refira a temas já estudados. Então desperto para algumas questões que constituem óbices a uma boa iniciação e devem ser enfrentadas de modo que o jogo se torne animado e divertido. Assim, participe!
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Luís Miguel

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