Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

domingo, 4 de novembro de 2012

   VOLEIBOL- origem e curiosidades


  


   O Voleibol foi criado no ano de 1895 pelo americano William C. Morgan , diretor de educação física da Associação Cristã de Moços ( ACM ), na cidade de Holyoke , em Massachusets , nos Estados Unidos da América do Norte. O nome original do novo esporte era minonette. Nessa época , o esporte em moda era o basquetebol , que tinha sido instituído apenas há três anos por Nasmith e que rapidamente se difundiria . Era muito enérgico e cansativo para homens de idade. Por sugestão do Pastor Lawrence Rinder , Morgan idealizou um jogo menos fatigante que o basquetebol para os associados mais velhos da ACM e colocou uma rede semelhante á de Tênis , a uma altura de 1,83m , sobre a qual uma câmara de bola de basquetebol era batida , surgindo assim o esporte que mais tarde seria denominado voleibol. A primeira bola usada no voleibol ( câmara de bola de basquetebol ) era muito pesada , e , por este motivo , Morgan solicitou à firma A. G. Stalding & Brothers a fabricação de uma bola para o referido esporte.

    A primeira quadra de voleibol tinha as seguintes medidas: comprimento - 15,35m ; largura 7,625m. A rede tinha a largura de 0,61m. O comprimento era de 8,235 , sendo a altura de 1,98m ( chão ao bordo superior ). A blao era feita de uma câmara de borracha coberta de couro ou lona de cor clara e tinha por circunferência 67,5cm e o seu peso era de 255 a 340g.
  A Confederação Brasileira de Volley-ball foi criada em 09 de agosto de 1954 e teve como seu primeiro presidente o Sr Denis Hattaway. A federação de Internacional de Volley-ball foi fundada em 20 de abril de 1947 , em Paris , França , sendo o primeiro presidente o Sr Paul Libaud tendo como fundadores os seguintes países: Brasil , Egito , França , Holanda , Hungria , Itália , Polônia , Portugal , Romênia , Tchecoslováquia , Iugoslávia , Estados Unidos da América.

Curiosidades:
 

disponível em http://www.trabalhonota10.com.br/educacao-fisica/voleibol.html

By: Felipe Alexandre

Nenhum comentário:

Postar um comentário