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sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Ong skate solidário

     A ong skate solidario Contribuir para a formação social, educacional e cultural de crianças e adolescentes para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades, tendo como publico alvo crianças e jovens.
     A idéia de criar a ong  veio amadurecendo desde a primeira Associação de Skate formada na cidade de São Bernardo do Campo em 1987- ASSBC. Depois de alguns anos seus integrantes tomaram rumos diferentes. Só em 2005, que Marcelo Azevedo, antigo praticante do skateboard e membro da antiga Associação, viu que através da força do esporte aliado às atividades sociais poderia socializar crianças e adolescentes . Passou a estudar sobre Ongs e Ocips e deu partida para o grande projeto. O passo seguinte foi encontrar pessoas afins. Em junho 2006 encontrou Gilberto Cóssia, que também fez parte da antiga Associação e assim foi se formando o novo grupo. Em dezembro de 2006, 12 pessoas uniram-se e assim foi possível o registro da Organização Skate Solidário – OSKS, composta por pessoas atuantes em distintas atividades profissionais: empresários de Recursos Humanos, Paisagista, Enfermeiros, Fisioterapeuta, Professores de Educação Física, Pedagogos, atletas da atualidade entre outros parceiros profissionais. Alguns de nossos membros são skatistas a mais de 30 anos, e neste período, participaram e organizaram diversos eventos, dentre eles o primeiro passeio de skate em São Bernardo do Campo, inauguração da Pista Pública do Paço Municipal de São Bernardo do Campo, na segunda e terceira fases, além de promoverem campeonatos. Atualmente realizamos visitas em Creches, Lar Escolas e Escolas para apresentar o esporte e interagir com as comunidades, levando educação, respeito, amor e dignidade em nossas passagens. Contamos com a experiência aliada à juventude e coragem para novamente ampliar este esporte na Região, no Estado e no País.  Tem projetos como casa do skate, skate na escola, arte sobre rodas e na pista certa,
Fonte: http://www.skatesolidario.org.br

Sergio Wynnek Junior 

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Qualidade de Vida – Dicas de alimentação de final de ano



Final de ano é sempre uma correria. Estresse e preocupação na hora de comprar os presentes de Natal e indecisão sobre o que preparar para a ceia. São nestas ocasiões que a saúde fica para trás, sempre com a desculpa da falta de tempo para praticar exercícios e manter a boa alimentação. E se a época do Natal já é complicada diante de tantas tarefas a serem realizadas em tão pouco tempo, imagine se a sua saúde for atingida em plena fase que você precisa de mais energia!
Alguns conselhos simples podem ajudar na programação das suas atividades com antecedência desde o Dia do Natal até a noite de Réveillon. Seguindo algumas dicas você estará mantendo a sua melhor forma, ficará menos estressado e muito mais preparado para um ano novo saudável. Veja como começar:
1 – Aumente o consumo de água! O primeiro sinal de desidratação é a sede. Outros sinais são irritabilidade, cansaço e desânimo.
2 – Consuma a quantidade adequada de frutas (3 a 5 porções por dia). As frutas ajudam na hidratação e são ricas em vitaminas e sais minerais. Geladinhas ajudam a refrescar e são bem aceitas nesta época do ano.
3 – Invista nos sucos. Só tome cuidado para não consumir sucos muito concentrados em frutas, Abacaxi com gengibre é maravilhoso. Couve com laranja é perfeito para dar pique ao raciocínio. Laranja com cenoura é um excelente antioxidante. Abacaxi com hortelã é diurético e refrescante.
4 – Com o calor, na vontade de tomar drinks, você que está preocupado(a) com o peso, consuma água com gás misturada com suco de fruta.
5 – Na hora dos petiscos, aposte em aperitivos frios para não aumentar a sensação de calor.
6 – Tente não abusar de massas e alimentos gordurosos. Nesta época caem como uma bomba e só aumentará o calor, irritação, sono e indisposição.
7 – Na vontade de consumir sobremesas escolha os frozens de iogurte. Experimente!
8 – Em relação as carnes, tente consumi-las frias. Exemplo: salada de músculo desfiado com tomate e cebola ou frango desfiado com melão e um pouco de iogurte ou peixe assado com farofa de frutas secas e maionese de batata (com maionese light em pequena quantidade).
Essas dicas são refrescantes, saudáveis e práticas! Tenha certeza que seu final de ano será muito mais leve e saudável desta maneira!

http://www.servidor.rr.gov.br/index.php/fotos/noticias/94

Wendell Luiz Linhares

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

BRINCADEIRAS DO SUL









Olá galerinha que nos acompanha, montei uma postagem hoje a partir de uma algumas reportagens que encontrei da revista "Nova Escola" sobre algumas brincadeiras típicas do Sul do Brasil. 


Elástico




Brincadeiras do Sul: Elástico. Foto: Danny Yin

Como brincar: O principal acessório é uma tira de elástico grande (de cerca de 3 metros de comprimento), com um nó unindo as duas pontas, e três participantes. Dois ficam em pé, um de frente para o outro e distantes cerca de 2 metros. O elástico deve ficar ao redor das pernas deles, que precisam ficar abertas para segurá-lo esticado. Uma terceira pessoa deve pular dentro do retângulo formado pela tira e fazer desenhos e amarrações com as pernas. A primeira sequência é bem simples: a criança se posiciona ao lado do elástico e deve pular com os dois pés juntos para dentro dele.
Depois, pula novamente abrindo as pernas de modo que um pé caia para cada lado de fora do elástico. No terceiro movimento, ela deve fazer um giro de 180º, deixando as tiras se enrolarem em seus tornozelos. Por fim, deve pular para o lado externo do elástico enquanto gira o corpo para soltar-se da amarração.

O elástico começa rente ao chão, mas à medida que a pessoa consegue fazer os movimentos corretamente, ele vai subindo. Então, quem conseguir pular mais alto ganha o jogo. 

Variações: Os nomes mudam dependendo do movimento que se pede para fazer e da região do país: cebolinha, estrelinha, várias fases, laranjinha, castelinho, bigode, vassourinha, cruzada de Belém etc.


Vivo Morto


Brincadeiras do Sul: vivo morto. Foto: Danny Yin
Como brincar: A criança escolhida para comandar a brincadeira fica de frente para as demais, todas em pé. É ela que vai dizer se os outros participantes devem ficar em posição de vivo (em pé) ou de morto (agachado). Ao gritar "morto", todas as outras crianças devem abaixar imediatamente, e ao falar "vivo", elas devem se levantar. Quem errar sai. Aquele que conduz pode dizer a mesma palavra duas ou mais vezes seguidas e depois mudar repentinamente, para enganar o resto da turma. A última criança vence e assume o lugar do chefe.

Variações: Também é chamado de morto-vivo, duro ou mole e senta-levanta.


 Esconde-esconde

Brincadeiras do Sul: Esconde-esconde. Foto: Danny Yin

Como brincar: Uma pessoa será o pegador, que terá de encontrar os demais participantes escondidos. Para definir quantos segundos ele vai contar para que os outros se escondam, uma criança escolhe um dedo da própria mão e encosta nas costas dele, que terá de adivinhar qual é esse dedo.
Cada vez que o pegador errar o palpite, acrescenta 10 segundos à contagem (que pode ter no máximo 100 segundos, o equivalente aos 10 dedos das mãos). O pegador fica com os olhos cobertos e com o rosto voltado para um muro ou uma árvore contando enquanto os demais participantes da brincadeira se escondem.
Quando chegar ao fim da contagem, ele deve encontrar um a um. Ao vê-los, precisa correr e encostar a mão no ponto de partida e falar "um, dois, três" e o nome da criança encontrada, que passa a ser pegadora. Se a criança escondida bater primeiro, pode continuar se escondendo na próxima rodada.

Coelho Sai da Toca


Brincadeiras do Sul: coelho sai da toca. Foto: Danny Yin

Como brincar: Em trios, duas crianças formam a toca e uma será o coelho. Para fazer a toca, a dupla junta as mãos no ar, formando uma casinha. Quem interpreta o coelho fica agachado entre elas, embaixo dos braços. Essa estrutura se repete com os demais participantes da brincadeira. Uma das crianças fica em pé entre as tocas e deve gritar: "Coelho sai da toca!". Ao fazer isso, os coelhos entocados precisam trocar de casinha. Já a criança que estava no meio deve tentar roubar a toca de alguém. Se conseguir, aquela que ficou sem toca é a que passa a gritar no centro do espaço. Ela também pode falar "Toca troca de lugar!". Nesse caso, são as tocas que devem trocar de coelho. 

Variações: Em alguns lugares a toca é formada por um círculo desenhado com giz no chão ou por um aro ou bambolê. A dinâmica da brincadeira é a mesma, mas não há a possibilidade de a toca trocar de lugar.


Taco


Brincadeiras do Sul: Taco. Foto: Danny Yin

Como brincar: Deve-se formar duas duplas, cada uma composta por um rebatedor, que segura um taco de madeira, e um arremessador. Eles ficam em uma base (um círculo desenhado no chão) e no centro dela encontra-se uma garrafa plástica com um pouco de areia dentro. Quem arremessa deve tentar derrubar a garrafa do time adversário jogando uma bolinha de borracha (ou de tênis) com a mão. Cabe ao rebatedor do outro time defendê-la. Se a garrafa for derrubada, o time que atirou a bola ganha um ponto. Se o rebatedor conseguir defendê-la ou se a bolinha não acertar a garrafa, quem jogou deve correr para pegá-la e voltar à sua base. Enquanto isso, os adversários correm, fazendo um "oito" nas duas bases e, quando se encontram, batem as mãos. Cada volta completa, sem que o arremessador tenha voltado para seu lugar de origem, vale um ponto. O time que completar cinco pontos ou mais primeiro vence a partida. Feito isso, as funções são invertidas: rebatedores vão para o arremesso e arremessadores vão para as rebatidas. 

Variações: Em alguns lugares o nome da brincadeira muda. Em Belém do Pará, por exemplo, o taco é conhecido como casinha, castelo ou tacobol. As regras e os acessórios também variam bastante. Há quem substitua a garrafa de plástico por latas de refrigerante ou por três gravetos, que formam uma cabaninha. Em alguns lugares, pode-se derrubar a base com chutes, além da bolada.


Carrinho de Lomba

                       Brincadeiras do Sul: carrinho de lomba. Foto: Danny Yin


Como brincar: Em Novo Hamburgo, lomba quer dizer ladeira. O carrinho tem esse nome, portanto, por ser feito para brincar nas lombas das ruas. Então é só procurar um declive, sentar em cima do carrinho com os pés apoiados no eixo frontal e descer a ladeira. Se você tiver mais de um brinquedo, pode apostar corridas com os amigos. Para brecar, tem de virar o carrinho de lado ou parar com o pé (sempre calçado, para não se machucar). 

Variações: Em outros locais é chamado de carrinho de rolimã, por ser feito de rodinhas desse material. Algumas pessoas fazem um breque com um terceiro pedaço de cabo de vassoura afixado de forma móvel na lateral. Também há quem acople um pequeno banco para apoiar as costas quando estiver no carrinho.


Receita do Carrinho de Lomba
Ingredientes

  • Pedaços de madeira;
  • Rolimãs (fazem parte das rodas de automóveis e podem ser conseguidos em mecânicas).
Modo de fazer
Providencie uma tábua retangular (com 1 metro de comprimento, 30 centímetros de largura e pelo menos 2 centímetros de espessura). Ela será a base do brinquedo.

Corte as duas pontas de um dos lados menores para formar a parte da frente. Dois pedaços de cabo de vassoura ou de madeira (um com 60 centímetros de comprimento e outro com 80 centímetros) servem de eixos. Afine as pontas dos cabos até que elas encaixem nas rodinhas, que devem ser presas com pregos.
Pregue também o cabo menor na parte de trás, de forma fixa, pelas duas extremidades.
Já na parte dianteira, como o eixo precisa ser móvel, o cabo de vassoura é afixado somente pelo meio, com parafuso, ruela e porca.

É importante que todo o processo seja supervisionado por um adulto.

Histórico: Em Novo Hamburgo, o carrinho de lomba é confeccionado pelo avô de uma das crianças: Olmar Romanini, 80 anos. Ele era marceneiro e construiu o primeiro carrinho todo em madeira - até as rodinhas - para o filho e depois para o neto João Augusto. "Ele me deu o brinquedo quando eu era pequeno e depois fez mais um, com rolimãs, que eu e meus amigos ajustamos e pintamos juntos", diz o menino. Rosane, mãe de João e filha de Olmar, conta que o pai sempre gostou de fazer brinquedos para a família. "Quando era pequena, ganhei uma casa de bonecas construída por ele."

Espero que tenham gostado. Até mais pessoal!

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/brincadeiras-regionais/

Att. Edilson de Oliveira

terça-feira, 27 de novembro de 2012

MPF-GO autoriza licenciado em educação física a atuar em academias Decisão derruba limitação do Conselho Federal de Educação Física. Órgão diferencia atuação de quem fez licenciatura e quem fez bacharelado.

Somente quem faz bacharelado em educação física pode atuar em academias (Foto: G1)


Uma decisão do Ministério Público Federal de Goiás (MPF-GO) derrubou a limitação imposta ao profissionais pelo Conselho Federal de Educação Física (Confef), que limitava a atuação de quem faz licenciatura às escolas e os impedia detrabalhar em clubes e academias. A decisão do MPF vale apenas para o estado de Goiás.

De acordo com o Confef, quem fez o curso de licenciatura deve atuar apenas como professores de educação física nas escolas. Para trabalhar nas academias, clubes e clínicas de reabilitação, por exemplo, é preciso ter feito o curso de bacharelado. Esta área de atuação é especificada na cédula profissional que o conselho emite a todo formando em educação física.

Por resolução do Conselho, a cédula de identidade profissional era emitida com um campo com a inscrição “Atuação Educação Básica”, proibindo o professor da área trabalhar em academias. Além de ampliar o campo de trabalho, as carteiras profissionais não poderão mais constar tal discriminação. Ou seja, o profissional graduado poderá trabalhar nas escolas e academias. Em caso de descumprimento, a Justiça estabeleceu multa diária de R$ 10 mil para cada caso comprovado. O G1 não conseguiu contato com o Confef que está em recesso nesta segunda-feira por causa do feriado no Rio de Janeiro.

A ação do MPF foi motivada por reclamações apresentadas pelo Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, pelas Faculdades de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Universidade Estadual de Goiás e por estudantes formandos no curso de Educação Física da PUC-GO e da UFG.

Segundo o juiz federal Euler de Almeida Silva Júnior, “a liberdade profissional somente pode ser restringida por meio de lei, e que é inadmissível que haja restrições por meio de resolução ou instruções de conselhos profissionais”, considerou o juiz Federal Euler de Almeida Silva Júnior.

Ação também no Distrito Federal
O tema é motivo de ação também no Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF).
A maioria das instituições de ensino superior oferece os dois cursos (licenciatura plena e graduação plena, antigo bacharelado), em muitas o estudante faz três anos de licenciatura e em mais um ano ou um ano e meio consegue também o título de bacharel. Mas estudantes formados em licenciatura pela Universidade de Brasília (UnB) e pela Universidade Paulista (Unip) reclamaram com o MPF-DF que a determinação do Confef não permitia exercer a prática da profissão fora do ambiente escolar.
O MPF diz que a resolução do Confef só poderia ser tomada mediante aprovação de lei específica pelo Congresso Nacional. Por outro lado, a própria Lei 9.696/98, que regulamenta o exercício da profissão, não separa a atuação da atividade em categorias. Já o Confef afirma que está respaldado pela aprovação por parte do Conselho Nacional de Educação (CNE), das Diretrizes Curriculares Nacionais diferenciadas para os cursos superiores de licenciatura e de graduação (bacharelado) nas áreas acadêmica e profissional de educação física. O MPF alega ainda que a formação nas duas modalidades é bem parecida, e as disciplinas são quase as mesmas.

Segundo o MPF, a investigação deste caso teve como base as reclamações de estudantes formados em educação física pela Universidade de Brasília (UnB) e pela Universidade Paulista (Unip).


Mercado de educação física está aquecido; veja vídeo ao lado


A polêmica é fruto da própria evolução da educação física. Durante décadas, a graduação era exclusiva para formar professores para ensinar educação física para crianças e jovens nas escolas. Não havia academias, estúdios de pilates, não existia a figura do personal trainer, e os trabalhos com reabilitação eram exclusividade dos fisioterapeutas. As faculdades seguiam a resolução 03/87 do Conselho Federal de Educação, atualmente denominado Conselho Nacional de Educação (ainda não existia o Confef, criado apenas em 1998).

Para regulamentar todas estas atividades, o Conselho Nacional de Educação criou em 2002 as regras para o curso de licenciatura, e em 2004 publicou a resolução para a criação do curso de graduação em bacharelado. As instituições de ensino superior teriam três anos para adequarem seus currículos e criar a modalidade bacharelado.

Prazo para adequação
A Unip criou o curso de bacharelado em 2009. A UnB, no entanto, começou somente agora, em 2012, a primeira turma de bacharelado. O site da Faculdade de Educação Física da UnB informa que “o currículo do curso de Licenciatura em Educação Física da UnB está pautado na Resolução 03/87" do Conselho Federal de Educação, atualmente denominado Conselho Nacional de Educação, e que a universidade "encontra-se na fase final de reestruturação do currículo do curso de Licenciatura em Educação Física, tendo em vista atender às Diretrizes Curriculares Nacionais do CNE”.

Alexandre Rezende, diretor da Faculdade de Educação Física da UnB, explica que a universidade fez uma reformulação em todo o curso de licenciatura, que já tinha a nota máxima no Enade, e que todo o processo foi concluído em 2011, ou seja, além do prazo estipulado pelo CNE. “Nosso curso segue a resolução de 1987, que o Confef afirma ter sido substituída pela resolução de 2004”, diz Rezende.

Ele afirma que a universidade vai solicitar ao Confef um termo de ajuste de conduta para que os formados possam obter a habilitação plena, não apenas em licenciatura. “Em último caso vamos apelar ao Conselho Nacional de Educação para que o estudante seja considerado aprovado em todas as habilitações.”

No ano passado, estudantes de educação física invadiram a reitoria da UnB para pressionar a universidade a tomar uma posição junto ao Confef. Alguns estudantes conseguiram na Justiça que a habilitação obtida em licenciatura valesse também para exercer atividades ligadas ao trabalho com atividades físicas fora do ambiente escolar.

Fonte: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2012/04/mpf-go-autoriza-licenciado-em-educacao-fisica-atuar-em-academias.html

Att. Luís Miguel Makohin

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Neste jogo não há adversários



No jardim das brincadeiras, não tem essa de derrotar o adversário. Todo mundo se une para ganhar

Fotos: Christian Parente/Produção Rita Paiva
Fotos: Christian Parente/Produção Rita Paiva
Com retalhos de tecidos, tampas de garrafa e canetinhas, você apresenta para a turma um jogo de tabuleiro instigante e interativo. O nome dele? Jardim das Brincadeiras. Inspirada no original alemão Obstgarten, a arte-educadora Cyrce Andrade recriou o jogo que oferece a oportunidade de trabalhar as brincadeiras.

Todos os jogadores - que podem ser os pequenos da Educação Infantil ou das séries iniciais do Ensino Fundamental - têm a função de salvar juntos o jogo-da-velha, o peão, a pipa, a amarelinha etc. O obstáculo é um grande temporal. É preciso reunir à ciranda as crianças que estão fora da roda (tampinhas coloridas) antes da chuva começar a cair. Se as nuvens (peças pretas) taparem o sol antes disso, o jogo termina.

 Mas não pense que tudo é divertimento puro e simples. Há uma série de conceitos escolares que você pode explorar. De cara, os estudantes entendem a importância do trabalho em equipe. "O jogo tem um objetivo e deve ser atingido em conjunto", diz Fernanda Selbmann Sampaio, professora de Educação Corporal da Escola Cooperativa de São Paulo. "Não há rivalidade entre os jogadores e, naturalmente, um acaba torcendo pelo bom desempenho do outro."

Como mais um incentivo para o trabalho em grupo, Cyrce sugere que o jogo seja construído por alunos e professores. "É um excelente momento para trocar ideias, ouvir histórias e cantarolar músicas", reforça. Além disso, torna-se gratificante para quem confecciona descobrir-se capaz de fazer algo que será compartilhado com os colegas.
Material necessário
Fotos: Christian Parente/Produção Rita Paiva
- Pedaço quadrado de linho ou algodão na cor verde medindo 60 centímetros de lado
- Retalho de feltro amarelo
- Retalhos de tecido de algodão nas cores marrom e branca ou cru
- Retalho de tecido de algodão na cor azul
- 4 pedaços de tecido de algodão de poliéster xadrez nas cores amarelo, laranja, vermelho, e azul e 1 multicor
- Tesoura simples e de picote
- Cola branca e para tecido
- Pincel redondo nº 3
- Caneta para tecido preta
- Canetas hidrográficas de várias cores
- Retalhos de papel de 180 ou 240 gramas nas cores preto, azul, amarelo, laranja e vermelho
- Tampas de garrafa
- Pedaço de cartolina branca medindo 24 centímetros de comprimento por 18 centímetros de largura
- Molde do dado (folha de moldes) 
Como fazer
Fotos: Christian Parente/Produção Rita Paiva
1 PREPARAÇÃO DO TABULEIRO 
Com a tesoura de picote, corte as laterais do tecido verde apenas o suficiente para dar um acabamento dentado.


Fotos: Christian Parente/Produção Rita Paiva
2 RECORTES DE TECIDOS 
Corte: um círculo de 12 centímetros de diâmetro de feltro amarelo, 15 tiras finas de 8 centímetros de comprimento de feltro amarelo, 30 círculos de 3 centímetros de diâmetro de algodão branco ou cru e 10 de algodão marrom com essa mesma medida, 24 retângulos de 6 centímetros de largura por 4,5 centímetros de comprimento de algodão branco ou cru, 10 triângulos eqüiláteros de 3 centímetros de lado de tecido xadrez azul, 30 triângulos eqüiláteros de 4 centímetros de lado de tecido xadrez amarelo, laranja e vermelho (10 de cada cor) e 10 retângulos de 3 centímetros de largura por 2 centímetros de comprimento de algodão azul. Dobre cada um desses retângulos azuis ao meio e corte como se fosse um bandeirinha junina.


Fotos: Christian Parente/Produção Rita Paiva
3 O SOL NO CENTRO 
No centro do tecido verde, cole o círculo de feltro. Desenhe a cara do Sol e depois cole as tiras amarelas ao seu redor para representar os raios solares.



Fotos: Christian Parente/Produção Rita Paiva
4 CIRANDA DE CRIANÇAS 
Conte um palmo a partir dos raios do Sol por todo o tecido. Nesse local, será montada a ciranda de crianças. Primeiro, cole as cabeças uma ao lado da outra, que são os círculos de algodão brancos e marrons. Depois, fixe os triângulos, que são as roupas, debaixo das cabeças. Os triângulos maiores representam os vestidos das meninas, os azuis menores são as camisetas dos garotos e as bandeirinhas são os shorts. Com a caneta preta, desenhe os braços, as pernas, os cabelos e as feições.


Fotos: Christian Parente/Produção Rita Paiva
5 DESENHO DAS BRINCADEIRAS 
Nos retângulos de algodão, desenhe brinquedos e brincadeiras. Peça ajuda para seus alunos. Esse é um bom momento para a criançada representar o que é, de fato, significativo para elas. Não adianta colocar a amarelinha, por exemplo, se eles não a conhecem. Cole os desenhos entre a ciranda e o Sol.


Fotos: Christian Parente/Produção Rita Paiva
6 PEÇAS COLORIDAS 
Recorte 10 círculos de 1,5 centímetro de diâmetro de cada uma das cores dos retalhos de papéis. Cole-os nas tampinhas de garrafa.


Fotos: Christian Parente/Produção Rita Paiva
7 O DADO 
Pegue novamente os tecidos estampados e corte quadrados de 5,5 centímetros de lado. Um de cada cor. Copie o molde do dado na cartolina branca. Cole um pedaço de tecido xadrez em cima de cada quadrado. Sobram dois. Pinte um de preto e, no outro, cole o multicor, que servirá como uma espécie de curinga. Dobre e una as bordas com cola branca.
Regras do jogo
Fotos: Christian Parente/Produção Rita Paiva
O jogo é disputado por duas ou mais crianças. A partida começa com os desenhos das 12 brincadeiras cobertos com os retângulos de algodão e com as tampinhas coloridas espalhadas em volta do tabuleiro. Os próprios participantes estabelecem quem inicia e qual ordem seguir: horário ou anti-horário.

Antes de o primeiro jogar o dado, é importante contar a história que envolve esse passatempo. As crianças (de mãos dadas no tabuleiro) estão radiantes com as brincadeiras que estão no jardim, mas o divertimento é ameaçado pelo temporal (peças pretas) que está se armando bem em cima de suas cabeças. É preciso que cada uma receba um colega (peças azuis, laranjas, amarelas e vermelhas) para que juntos salvem as brincadeiras antes que a chuva estrague tudo.

Depois da contextualização, inicia-se a partida. Um aluno joga o dado e se, por exemplo, o amarelo for sorteado, ele pega a tampa amarela e coloca na criança de mesma cor. Os outros repetem o movimento. Quando o dado cai do lado preto, o jogador pega a peça preta e põe em cima do Sol. Se cai onde estão todas as cores, ele escolhe qualquer peça colorida e coloca na figura correspondente.

Os movimentos prosseguem até que dez crianças seguidas sejam cobertas. Quando isso acontece, as três brincadeiras desenhadas bem em frente a elas são descobertas e salvas. O jogo acaba quando terminam as pretas antes das coloridas, o que significa que a chuva começou e não há mais brincadeiras. Ou quando acabam as peças coloridas antes que as pretas cubram o Sol. Isso significa que as crianças conseguiram salvar todas as brincadeiras.

Para complicar um pouco o jogo e torná-lo mais emocionante, basta diminuir o número de peças pretas.

Att. Ivna Daniel

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/neste-jogo-nao-ha-adversarios-423024.shtml 

domingo, 25 de novembro de 2012

Movimentação de Peças no Xadrez

Bom dia amigos e amigas!

Em especial para os alunos do Colégio Estadual
General Osório.

A prova está se aproximando, e uma dos conteúdos
mais complexos deste bimestre é o xadrez. Neste
sentido, gostaria de reforçar a movimentação e o número
de peças no tabuleiro.

Número de Peças:

Peão: 8
Torre: 2
Cavalo: 2
Bispo: 2
Rei: 1
Rainha: 1

Movimentações das Peças:

Peão: Anda uma casa para frente (com exeção da primeira
rodada) e captura peça na diagonal.

Torre: Anda para frente, para trás e para os lados quantas
casas quiser. Captura a peça que estiver no caminho.

Cavalo: Anda em "L" em uma contagem de três casas.
Captura no final do movimento.

Bispo: Anda sempre na diagonal correspondente a cor da
casa que está posicionada.

Rei: Anda para frente, para trás, para os lados e na diagonal
somente uma casa por jogada. Captura no final do movimento.

Rainha: Anda para frente, para trás, para os lados e na diagonal
quantas casas quiser. Captura a peça que estiver no caminho.




Att. Bruno José Gabriel

sábado, 24 de novembro de 2012

A Importância da Educação Física escolar

A Importância da Educação Física escolar


Todos nós sabemos da importância de fazer uma atividade física e de se manter ativo. Mas isto deve ser trabalhado já na infância, aliando a educação física à educação moral e intelectual, formando o indivíduo como um todo.
Infelizmente muitos professores ainda desperdiçam o tempo da aula, dando uma bola aos alunos para que eles joguem futebol, vôlei, enfim, ou o que acharem melhor. Há muitos profissionais que não se preocupam em motivar os alunos. Não planejam as aulas e não tem um objetivo ou finalidade pré-determinada da aula. A educação física não se resume a correr, brincar, jogar bola, fazer ginástica...
A educação física deve sim, integrar o aluno na cultura corporal de movimento, mas de uma forma completa, transmitir conhecimentos sobre a saúde, sobre várias
modalidades do mundo dos esportes e do fitness, adaptando o conteúdo das aulas à individualidade de cada aluno e a fase de desenvolvimento em que estes se encontram. É uma oportunidade de desenvolver as potencialidades de cada um, mas nunca de forma seletiva e sim, incluindo todos os alunos no programa.
Os alunos não devem acreditar que a aula de educação física é apenas uma hora de lazer ou recreação, mas que é uma aula como as outras, cheia de conhecimentos que poderão trazer muitos benefícios se inseridos no cotidiano. Mas, para que estes benefícios sejam notados é essencial manter uma regularidade nas atividades e desta forma, a meu ver, a aula de educação física deveria ocorrer pelo menos 3x por semana.
As aulas devem ser dinâmicas, estimulantes e interessantes. Os conteúdos precisam ter uma complexidade crescente a cada série acompanhando o desenvolvimento motor e cognitivo do aluno. Precisa existir uma relação teórica-prática na metodologia de ensino.
O professor tem de inovar e diversificar, pois o campo de trabalho envolve muitas atividades que podem ser trabalhadas com os alunos como jogos, competições, dança, música, teatro, expressão corporal, práticas de aptidão física, jogos de mímica, gincanas, leituras de textos, trabalhos escritos e práticos, dinâmica em grupo, uso de tv, dvd, etc. O campo é muito amplo. Basta o professor ser responsável, ter seriedade e muita criatividade. Um trabalho bem feito deve estimular a longevidade com qualidade. 

http://cyberdiet.terra.com.br/a-importancia-da-educacao-fisica-escolar-3-1-2-474.html

Leana Gioia Siqueira

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Esportes de verão!!

FUT-VÔLEI
Surgiu na praia de Copacabana na década de 1960, e no Rio ficou famoso pela adesão dos craques do futebol de campo. È uma modalidade difícil, o ideal é arrumar um parceiro com experiência. Trabalha muita força de pernas e as vezes, pode sobrecarregar a articulação do joelho. O ideal é praticar no início da manhã ou no final da tarde. Sempre com protetor solar!



SURF
Esporte originário da Polinésia, tem vários adeptos no Brasil. Existem praias que são consideradas o point dos surfistas. Em São Paulo, Maresias é um exemplo. O ideal para quem está começando é procurar uma escolinha, comum na maioria das praias. É fundamental saber nadar. O esporte exige também muita força de braços, costas e ombros. Peça ajuda a um amigo que já pratica para escolher sua prancha e curta as ondas!



VÔLEI DE PRAIA
Adaptação do conhecido esporte das quadras, o vôlei de praia deu muito certo nas areias brasileiras. Além de atrair muitos praticantes, hoje temos os principais jogadores em nossas praias. O jogo oficial é em duplas, mais geralmente suporta até quatro jogadores em cada equipe. A bola se movimenta com menor velocidade em relação a quadra. A musculatura das pernas é muito trabalhada, por isso, cuidado com lesões no joelho.






FUTEBOL DE AREIA
Teve inicio nas praias de Los Angeles em 1992, e no Brasil, tem Júnior (ex lateral do Flamengo) como principal referência. Não tem segredo, é semelhante ao futebol tradicional. O cuidado é apenas na escolha do local onde jogar. Areia muito fofa favorece o surgimento de lesões. E nunca é demais lembrar que, respeite os banhistas, não seja aquele mala que fica chutando a bola nas pessoas que estão tomando sol!




FRESCOBOL

Surgiu nas areias de Copacabana nos anos de 1940. É semelhante ao tênis, a grande diferença é que, de um modo geral, você não joga contra o seu adversário. O ideal é praticar de forma cooperativa, para ambos não se desgastarem muito. Não esqueça de alongar braços e ombros pois a raquete é pesada e os exercícios são repetitivos.





CORRIDA



A tradicional corrida não poderia faltar quando falamos em praia. O ideal é praticar nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde. Apesar de estar na praia, procure sempre correr de tênis. Isso vai evitar problemas nas articulações do joelho e tornozelo. Sempre respeite seus limites e aproveite o verão!
disponível em:http://www.professorevandro.com/2009/01/esportes-do-vero.html
BY: FELIPE...

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Praticar esportes faz bem a saúde...


Ter uma vida saudável é o que muitas pessoas estão buscando atualmente. Saiba que uma vida saudável muitas vezes pode ser sinônimo de beleza, isso mesmo, se você tem uma alimentação adequada e procura sempre estar praticando atividades físicas além de melhorar a sua qualidade de vida você também poderá perceber diversas mudanças em relação ao seu corpo, como por exemplo, a eliminação daquelas indesejáveis gordurinhas que causam um certo incomodo em muitas pessoas.
Hoje em dia tem muitas pessoas que tem um dia cansativo e com isso ela acaba se desgastando muito, para essas pessoas que ficam o dia inteiro no trabalho é sempre bom ter um momento para descansar um pouco deitado em sua cama. Muitas pessoas preferem ter uma vida sedentária alegando que tem um dia muito cansativo, mais uma dica que poderá ser muito útil é que você apartir de agora procure fazer algum esporte é sempre bom para todas as pessoas principalmente para as pessoas que trabalham o dia inteiro ter esse momento para praticar atividades físicas. Procure praticar esportes pelo menos dois vezes por semana, em pouco tempo você vai notar uma grande melhor e sem dizer que vai ficar mais inspirado para trabalhar sem contar na sua disposição que pode aumentar e muito. Segundo especialistas as pessoas atualmente estão procurando ter uma vida saudável, saiba que para isso além de uma alimentação adequada e equilibrada livre de alimentos que não trazem nenhum benefício a pratica de atividade física é extremamente importante. Então, o ideal é que faça uma reeducação alimentar passando a dar preferência a alimentos saudáveis como frutas, verduras, legumes, peixe, entre diversos outros alimentos unido sempre uma boa atividade física como caminhada, corrida, pedalar, entre outras.
Todos os esportes fazem muito bem para a saúde de todas as pessoas, com o esporte você tem varias vantagens, quando você esta praticando um esporte além de estar eliminando aqueles quilinhos extra, você ainda estará se beneficiando, o ideal é que você procure um esporte que você goste então você esta se divertindo poderá praticar o mesmo com maior facilidade e acabar cuidando de sua saúde, dentre outras coisas. Geralmente os homens costumam jogar futebol com seus amigos e isso é uma ótimo opção, pois você esta se divertindo ao lado das pessoas que você gosta e praticando atividades físicas ao mesmo tempo.
Se você tem um dia muito cansativo procure praticar esportes, pode ter certeza que você irá ficar bem melhor, ele ajudará a melhorar a suaqualidade de vida te deixando mais disposto. Para as mulheres que trabalham o dia inteiro procure fazer caminhada com suas amigas, assim você poderá se distrair praticando atividades físicas. Procure sempre estar fazendo algum exercício físico, assim você será uma pessoa mais alegre e saudável. Muitos homens e também mulheres estão buscando academias para ficar com o corpo sarado como vemos os atores e atrizes na TV essa também pode ser uma ótima atividade física. Veja a que mais lhe agrada e mãos a obra.

Disponível em < http://www.guiadicas.com/praticar-esportes-faz-bem-a-saude/>

att. Marcela Pereira

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Cuidado: Peladas causam mais lesões que esportes profissionais-Henrique Franke

Se você é adepto de uma boa partida de futebol para se divertir com os amigos, tenha cuidado. Atividade de lazer mais praticada pelos homens, principalmente nos finais de semana, o futebol pode ser um risco à saúde. Trata-se do esporte que mais provoca lesões, segundo estudo conduzido pelo laboratório Merck Sharp & Dohme, realizado em nove países da América Latina, inclusive no Brasil. 
A pesquisa revela que 42% das pessoas com idade acima de 18 anos que sofreram lesões durante a prática de algum esporte nos últimos três meses jogavam futebol quando se machucaram. A falta de preparo dos famosos atletas de final de semana é apontada como principal fator para a ocorrência das lesões. 
Normalmente essas pessoas não fazem preparação física durante a semana pra ter o condicionamento ideal e poder praticar o esporte. "A falta de preparação cardiorrespiratória e da musculatura causam lesões", explica o médico Jomar Brito de Souza, presidente da Sociedade Baiana de Medicina Desportiva. 
Dados do levantamento reforçam o que o especialista afirma: 42% dos entrevistados responderam que só praticavam atividades físicas nos finais de semana. É o caso do administrador José Roberto Brandi, 26, que se recupera de uma operação no joelho depois que rompeu dois ligamentos em uma pelada. 
Por causa do trabalho, Brandi não tem tempo para se exercitar com regularidade durante a semana. Resultado: machucou-se após participar de uma partida com colegas de trabalho no dia 8 de julho. "Estava correndo para alcançar a bola. Quando vi que não conseguiria chegar a tempo tentei parar, mas o joelho virou para a esquerda", recorda o administrador. Após a operação, anda com a ajuda de muletas e vai enfrentar seis meses de fisioterapia para se recuperar completamente. 
Entorses, lesões na musculatura das pernas, fraturas e lesões nos joelhos são as contusões mais comuns durante a prática do esporte. Também ocorrem, em menor freqüência, casos de tendinites e lesões de órgãos internos decorrentes do choque entre os jogadores, afirma o médico Jomar Souza. "O futebol também é mais arriscado porque é um esporte de contato direto. É preciso tomar a bola do outro para não deixar fazer o gol. O choque entre os jogadores pode machucar", ressalta. 
O analista de suporte Fabiano da Silva, 25, ainda sofre com o estrago causado na última partida que disputou. Torceu o joelho direito há uma semana e está de licença no trabalho. "Tentei evitar a saída da bola pela lateral do campo. Quando parei para correr em outra direção, senti o estalo", conta. 
Ele acredita que a falta de alongamento facilitou a ocorrência da lesão. "Tenho boa resistência em atividades físicas. Como já tive problemas anteriores por falta de alongamento, me conscientizei da necessidade e faço. Mas dessa vez cheguei tarde e alonguei rápido demais", revela. 
A falta de alongamento e de aquecimento é apontada pelo presidente da Sociedade Baiana de Medicina Desportiva como outro fator que favorece a ocorrência das contusões. "Os jogadores não fazem aquecimento nem alongamento antes da partida e jogam ininterruptamente. É uma carga muito grande de exercício em um curto período de tempo. Isso sobrecarrega os músculos", destaca. 
O analista de sistemas Raimundo Góes Júnior, 28, acredita que se contundiu justamente por não realizar o alongamento corretamente. "Faço um alongamento bem rapidinho que não vale de nada. Sei que deveria alongar por no mínimo 10 minutos, mas tenho preguiça", confessa. 
Ele rompeu um ligamento do tornozelo esquerdo durante um jogo. "Pulei para cabecear a bola e tentar fazer o gol. Quando fui colocar o pé no chão, pisei no pé do zagueiro do time adversário", relembra. Por causa da contusão, Júnior passou um mês com o pé engessado, usou tala para imobilizar a região durante dois meses e fez sessões de fisioterapia. 
A falta de tempo foi o motivo alegado pelo assistente administrativo Francisval Silva, 30, para não ter realizado aquecimento no dia em que se contundiu. Ele jogava futebol duas vezes por semana e sempre alongava antes de entrar em campo. "No dia em que me machuquei cheguei atrasado e joguei sem aquecer", revela. Ele torceu o joelho e rompeu um ligamento enquanto corria pra pegar bola. "Meu pé ficou preso no chão e o meu corpo girou", conta. 
Atendimento médico- No mesmo dia Silva foi médico e tirou o raio-x do joelho. Depois procurou um especialista, que através de uma ressonância magnética identificou o rompimento do ligamento e uma fissura no menisco. O assistente administrativo teve que fazer uma cirurgia para reconstituir o ligamento. 
A atitude tomada por Silva é a mais indicada, de acordo com o médico Jomar Souza. "Nos casos de lesões mais graves a pessoa não tem condição de continuar no jogo. A torção causa um colapso vaso sanguíneo que pode comprometer a circulação do sangue", explica. Nesses casos, a ordem é procurar imediatamente um serviço de emergência com médico para avaliar a gravidade da contusão. 
Se a lesão não é tão grave, o médico recomenda a aplicação de gelo num período de 20 a 30 minutos e destaca que em casos de entorses não se deve mexer no local sem auxílio médico. "Puxar pernas e pés para tentar os colocar no lugar pode piorar a situação", alerta. 
Dicas- Embora a pesquisa alerte para os riscos do esporte ocasional, Souza ressalta que não há motivo para que os marmanjos abandonem o baba do final de semana. "A atividade física é essencial pra manutenção da saúde cardiovascular e socializa o indivíduo. É importante que a pessoa tenha tempo pra fazer a atividade que gosta para se sentir bem consigo mesma. A prática tem que ser estimulada, mas com critérios", avalia. 
Para minimizar o risco de lesão, é necessário se preparar para atividade. A preparação física ideal, de acordo com o médico, engloba três dias de exercício aeróbico como bicicleta, esteira e caminhada, e musculação duas vezes na semana. "É preciso priorizar as pernas, membros mais usados no futebol. Além disso não é recomendável jogar acima de 90 minutos", recomenda. 
Pessoas com caso de infarto, hipertensão ou diabetes na família devem fazer avaliação médica antes de iniciar a prática de esportes. Aquelas com idade acima de 35 anos devem realizar check-up anual para poder praticar o exercício tranqüilamente. Tomando esses cuidados, é só entrar em campo e partir para o abraço.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Tupac morto há 16 anos volta aos palcos por meio da tecnologia




O holograma do rapper Tupac Shakur, na apresentação de Snoop Dogg e Dr. Dre no Festival de Música americano Coachella. E finalmente, os mistérios por trás do truque foram revelados. Uma ilustração feita por Roxanne Palmer para o “International Business Times” mostrou como um projetor, uma superfície reflexiva e uma tela transparente criaram o "2Pac" virtual

 A ilustração mostra exatamente como a “ilusão” foi criada. Na parte superior foi colocado um projetor, de onde saía a imagem. Na mesma altura do palco, virada para o projetor, uma espécie de espelho refletia o desenho para um pano praticamente transparente, onde o resultado final era exibido.
A montagem dos dispositivos tinha que ser perfeita, com um ângulo de exatos 45 graus, pois só assim as pessoas no local e as que estavam assistindo pela televisão “não perceberiam” a presença deste pano, deixando a apresentação ainda mais real. Quando Snoop Dogg aparece ao lado de 2Pac para cantar a música “2 of America’s Most Wanted”, o cantor, na verdade, passou por trás do pano e se dirigiu à frente dele.
O sucesso do holograma, criado pela Digital Domain Media Group, foi tão grande que Snoop e Dr. Dre estão planejando levá-lo para uma turnê a partir do meio do ano, contando também com a participação dos outros artistas que participaram do show no Coachella, como 50 Cent, Eminem e Wiz Khalifa, uma grande notícia, para os fãs do hip-hop.  Essa noticia é animadora para amantes de todos os estilos musicais, pois todos os grandes artistas mortos podem ''voltar a fazer shows'', como  Michael Jackson, Jimi Hendrix, amy, Notorius B.I.G , the beatles, entre varios outros artistas que marcaram com suas musicas. Podendo ser a nova tendencia do seculo vinte e um.

Disponivel em: http://www.techtudo.com.br 

Sergio wynnek Junior 

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Um Telentoso Enxadrista Brasileiro

Boa noite pessoal!

Segue matéria super interessante sobre Rafael Leitão, enxadrista brasileiro muito talentoso!!

Rafael Leitão
Rafael Leitão se destaca entre os demais enxadristas brasileiros, pois ele foi o mais jovem brasileiro a conseguir o título de Grande Mestre Internacional, com apenas 18 anos de idade.
Entre os brasileiros, ele é o mais bem colocado no ranking da FIDE (até dezembro de 2010), ocupando a primeira posição do ranking.
Detentor de diversos títulos, ele começou a adquirir experiência ainda jovem, quando conquistou de uma maneira surpreendente três títulos mundiais FIDE, sendo eles:
-  sub-8, sub-12 (compartido) e sub-18.
O título do campeonato sub-18 é um dos mais festejados por Rafael, e muito parabenizado por diversos especialistas do xadrez, pois o alto nível das partidas exigiu muito do enxadrista brasileiro, e ele se demonstrou almtamente capaz de jogar de igual pra igual, e até mesmo vencer as potências de xadrez da Rússia.
Os principais títulos da vida de Rafael Leitão são:
Campeão Brasileiro mirim, 1989
Campeão Panamericano mirim, 1989
Campeão Panamericano Pré-Infantil, 1990 e 1991
Campeão Brasileiro Pré-Infantil, 1991
Campeão Mundial Pré-Infantil, 1991
Campeão Panamericano Infantil, 1993
Campeão Panamericano de Cadetes, 1994 e 1995
Campeão Panamericano Juvenil, 1995
Campeão Panamericano Infanto-Juvenil, 1996
Campeão Mundial Infanto-Juvenil, 1996
Olimpíada de Yerevan (Armênia), 1996 (1º tabuleiro do Brasil)
Campeão Brasileiro Absoluto, 1996, 1997 e 1998
Campeão do Zonal 2.4 da FIDE (empatado com Milos e Sunyé)
Campeão da Copa Itaú, 2000
Olimpíada de Istanbul (Turquia), 2000 (2º tabuleiro do Brasil)
Campeonato Mundial Absoluto, Nova Delhi, Índia (Classificado entre os 16 melhores)
Campeão da Copa Itaú, 2000
Campeão da 8ª etapa do Aberto do Brasil 2002
Olimpíada de Bled (Eslovênia), 2002 (integrante da Esquipe do Brasil)


 Fonte:  http://www.soxadrez.com.br/conteudos/enxadristas/p25.php

Wendell Luiz Linhares

IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA O EQUILÍBRIO DE NOSSO ORGANISMO




A água é fundamental para o funcionamento de nosso organismo, todos os nossos órgão e funções dependem da água para que possam funcionar corretamente. Um corpo adulto é formado por cerca de 60 % de água. Uma célula de nosso corpo tem em sua formação de 70 a 85% de água.
A água é o principal regulador de temperatura interna do nosso corpo, além disso, ela também é fundamental para a eliminação de toxinas, que causam o envelhecimento das células. O pasma sanguíneo, responsável pelo transporte de nutrientes e de oxigênio até as células é composto por 95% de água, ou seja, sem água o transporte não ocorreria.
Por isso recomenda-se beber mais de 2 litros de água por dia, para que os nutrientes e oxigênio cheguem com facilidade nas células com eficiência. Evitando assim o mau funcionamento do organismo que pode gerar inúmeros problemas a saúde.
Os rins são os órgãos responsáveis pela filtração do sangue, eles separam as substancias que devem ser reabsorvidas pelo sangue, das toxinas que devem ser eliminadas do nosso organismo através da urina.  Nesse processo a água é fundamental para a formação da urina, quando bebemos pouca água a urina fica mais concentrada, da mesma forma as toxinas também ficam concentradas, favorecendo assim o surgimento de cálculos renais e de infecções urinárias. Portanto é de extrema importância tomarmos a quantidade de água correta, desta forma não sobrecarregamos os rins, dissolvemos as toxinas em uma maior quantidade de água evitando complicações futuras.
Mas não é só isso, a água é fundamental na lubrificação de nossas articulações permitindo assim nossos movimentos, evita problemas intestinais, como a prisão de ventre, hidrata as células e tecidos deixando a pele suave. Portanto concluídos assim que a água é essencial para nossa sobrevivência, mas não basta somente beber água, devemos ingeri-la nas quantidades certas, para podermos desfrutar de seus benefícios e evitas possíveis problemas a saúde. 

Att. Edilson de Oliveira

domingo, 18 de novembro de 2012

CUIDE DE SUAS ARTICULAÇÕES: EVITE AS LESÕES POR ESFORÇO REPETITIVO



As lesões por esforço repetitivo são resultantes de um estado de estresse mecânico, este estado é atingido quando um movimento é repetido por períodos prolongados de tempo. Nossas articulações são preparadas para movimentos excessivos, não para suportar um mesmo movimento durante todo o dia. Quando há um estresse elevado em uma ou mais articulações, nos tecidos moles associados, como a cápsula articular, os ligamentos, as bolsas sinoviais, os músculos, os tendões e nervos são um sinal de que as lesões podem ocorrer.
As lesões por traumas cumulativo (LTC) fazem parte de um grupo de doenças características pelo dano progressivo, fatores como a exposição ao frio ou ao calor, certos tipos de iluminações e vibração também podem envolver o trauma.
Exemplos comuns de indivíduos que podem sofrer estes traumas, mais especificamente no cotovelo devido a repetitivas flexões e extensões esta em tenistas, trabalhador da construção civil e estudantes que passam horas usando o mouse. Estes estresses podem ser agravados se estiverem associados a má postura.
O processo de desenvolvimento das lesões e lento inicia-se com leves desconfortos, inchaços, dormência muscular, mas se não forem tratados podem atingir estágios de dores intensas.  As articulações de maior risco são as do punho, do dorso, dos cotovelos, dos membros e do pescoço.

DETALHES DE UMA ARTICULAÇÃO SINOVIAL: A ARTICULAÇÃO DO JOELHO

Para demonstrar a complexidade de uma articulação sinovial tomaremos as articulações do joelho como exemplo. As principais articulações do joelho são:
1-           A cápsula articular do joelho- é reforçada por tendões musculares;
2-           O ligamento da patela- reforça a fase anterior da articulação;
3-           O ligamento poplíteo oblíquo- reforça a fase posterior da articulação;
4-           O ligamento poplíteo arqueado- reforça a parte lateral inferior da face posterior da articulação;
5-           O ligamento colateral tibial- reforça a face medial da articulação;
6-           O ligamento colateral fibular- reforça a face lateral da articulação;
7-           O ligamento cruzado anterior (LCA)- estende-se posterior e lateralmente da tíbia ao fêmur;
8-           O ligamento cruzado posterior (LAP)- estende-se anterior e medialmente a tíbia e ao fêmur;
9-           Os meniscos articulares- ajudam a compensar as formas irregulares dos ossos articulares, são dois o menisco lateral e o medial.
10-        As bolsas sinoviais- estruturas cheias de liquido que auxiliam a reduzir o atrito.

O ENVELHECIMENTO E AS ARTICULAÇÕES

 Com o processo de envelhecimento os ligamentos encurtam e perdem um pouco de sua flexibilidade devido à redução de produção de sinóvia nas articulações. Os efeitos variam consideravelmente de pessoa para outra, são afetados por fatores genéticos ou pelo desgaste.
 Por volta dos 80 anos de idade quase todos os indivíduos desenvolvem algum tipo de degeneração. As degenerações na coluna vertebral podem causar postura encurvada e desenvolver um tipo de artrite denominado osteoartrite. Esta se relaciona diretamente com a idade pois a grande maioria das pessoas com mais de 70 anos apresentam algum gral de osteoartrite.

DOENÇAS COMUNS

Lesões Articulares Comuns
A lesão do manguito rotador – trata-se de uma ruptura do tendão do músculo supra-espinhal do manguito rotador, é comum em arremessadores de beisebol e em jogadores de vôlei.
Luxação do ombro- é uma lesão acrômioclavicular, ocorre com mais freqüência em traumas violentos, como pode acontecer quando o ombro choca-se com chão, em uma queda.
O cotovelo do tenista- é causado por uma distensão ou torção nos músculos extensores do epicôndilo lateral do úmero, por um revéz (backband) executado inadequadamente que resulta em dores. Nessa lesão o cotovelo pode aumentar, fragmentar ou separar-se.
O deslocamento da cabeça do rádio- ocorre quando se aplica uma forte tração ao antebraço, enquanto ele é estendido ou supinado. Nessa lesão a cabeça do rádio desliza para frente ou rompe seu ligamento anula.
O inchaço do joelho- pode ocorrer imediatamente ou horas depois de uma lesão, o inchaço imediato deve-se a evasão de sangue dos vasos sanguíneos e o inchaço tardio pela produção excessiva de sinóvia ”água no joelho”. 
Ruptura dos ligamentos colaterais tibiais- associa-se com a ruptura do ligamento cruzado anterior e do menisco medial. Geralmente por um golpe forte na região do joelho.
O deslocamento do joelho- refere-se ao deslocamento da tíbia em relação ao fêmur, uma das conseqüências é a lesão da artéria poplítea.

REUMATISMO E ARTRITE

O reumatismo é qualquer distúrbio doloroso das estruturas de sustentação do corpo. A artrite é uma forma de reumatismo em que as articulações estão inchadas, rígidas e doloridas.
Artrite Reumatóide (AR)
É uma doença auto-imune em que o sistema ataca seus próprios tecidos. A AR caracteriza-se pela inflamação de articulação, que causa vermelhidão, calor, inchaço, dor e perda funcional. Atinge os membros menores como os dedos.
A osteoartrite é uma doença articular degenerativa caracterizada pela degeneração da cartilagem epifisial, atinge principalmente os membros maiores.
Na artrite gotosa (gota), os cristais de sódio e urano são depositados nos tecidos moles das articulações. Isso causa uma irritação e erosão da cartilagem, inflamações, inchaço e dor aguda.

TORÇÃO E DISTENSÃO

É uma torção forçada de uma articulação, que distende ou rompe seus ligamentos, sem deslocamento de ossos. Ocorre quando um ligamento é estressado além de sua capacidade normal. Podem danificar vasos sanguíneos, músculos, tendões e nervos vizinhos. Uma distensão é um estiramento excessivo ou a ruptura parcial de um músculo, que ocorre frequentemente quando um músculo se contrai forte e subitamente.

DOENÇA DE LYME

É uma doença causada por bactérias, principalmente carrapatos (Ixodes dammini). Como o carrapato é minúsculo sua picada é quase que despercebida. Os sintomas incluem rigidez articular, febre e calafrios, cefaléia, rigidez do pescoço, náuseas e dor lombar. Nos estágios avançados da doença a artrite é sua principal complicação. Geralmente atinge as articulações maiores.

REFERÊNCIA:TORTORA, Gerard J. CORPO HUMANO- fundamentos da anatomia e fisiologia. 6. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

Att. Edilson de Oliveira