Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

domingo, 14 de abril de 2013

Brasil 'país do futebol' será?



  Nas décadas de 50 e 60, surgiu um mito que até hoje perdura no imaginário popular: ‘Brasil, o país do futebol’. Foi uma época em que o rei do futebol, Pelé, foi a grande estrela da fase de ouro da Seleção Brasileira. Além do maior de todos os tempos, Garricha, Didi, Djalma Santos, Nilton Santos, Zagallo, Edu e uma infinidade de grandes craques brilharam com a amarelinha por mais de dez anos.
  O que foi um privilégio para uma nação, acabou se tornando um peso incomparável para as gerações seguintes: manter a Seleção Brasileira sempre no topo do futebol mundial, com ou sem os craques do nível de outrora.
 Edson Arantes do Nascimento
  Pelé

  Mesmo com o fim da fantástica ‘Era Pelé’, a história do ‘país do futebol’ perdurou. Após a Copa de 70, o Brasil nada conquistou de relevante por décadas e teve elencos inferiores aos seus adversários. Ainda assim permaneceu no imaginário popular a história de uma infinita ‘fábrica de craques’.
  Durante a década de 70, Alemanha e Holanda tiveram elencos melhores que as seleções montadas pelo Brasil. Nos anos 80, Alemanha, França e Argentina foram mais vitoriosas e tiveram grupos mais qualificados que a Brasileira. Ainda assim insistíamos no mito do ‘país do futebol’.
  O Brasil só retomou de verdade o protagonismo no planeta bola na ‘Era dos Rs’, com os gênios Romário, Ronaldo e Rivaldo – quando somente a França, do espetacular Zidane, podia fazer frente. A partir daí, o mito do país imbatível com a pelota nos pés voltou mais forte do que nunca.
  Mas com o fim da segunda era de ouro do futebol brasileiro, a seleção nacional voltou a uma realidade natural em qualquer esporte e para qualquer país: não seremos eternamente os donos do mundo. Parreira, Dunga, Mano Menezes sofreram, com o mito criado em décadas passadas.
  Repetindo, é natural no esporte – principalmente no futebol, a modalidade mais popular do mundo –, que vai ter uma determinada fase onde uma equipe será melhor que outra. Mas parece ser impossível do brasileiro admitir esta realidade.
  Será que dói tanto assim encararmos uma verdade? Na atualidade, Espanha, Alemanha, Holanda e Uruguai são melhores que o Brasil. Não apenas no futebol jogado hoje (uma realidade incontestável), mas também tem um grupo de jogadores mais qualificados que a equipe que já foi pentacampeã do mundo.
  É sempre melhor encararmos a dura realidade a nos enganarmos com ilusões baratas: não somos o país do futebol e não dominaremos o planeta bola por toda a eternidade.
  No momento, temos uma safra de jogadores abaixo de nossos adversários. E, ao contrário do mito que se criou, não existe ‘a fábrica de craques’ funcionando por todos os anos.



Fonte: http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&sclient=psy-ab&q=mitos+sobre+o+futebol&oq=mitos+sobre+o+futebol&gs_l=hp.3..0i30.19069.32664.0.33560.23.16.1.5.6.3.1521.11846.4-2j7j3j3j1.16.0...0.0...1c.1.9.psy-ab.TUIo2vMrnfI&pbx=1&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.45175338,d.eWU&fp=61c69defeba04759&biw=1366&bih=643.


att,
    Marcelo Leniar

Um comentário: