Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Atividade física regular é aliada em tratamento de insuficiência cardíaca

140521_Insuficiencia_Card
Reabilitação Cardiovascular Supervisionada é capaz de evitar a necessidade de transplante de coração. Mais de 60% já deixaram fila de espera por órgão. 

Várias situações ou doenças podem deixar o coração sem a força de bombeamento, o que chamamos de miocárdio em insuficiência. Desde a doença de, como o infarto do miocárdio, hipertensão arterial, diabete, miocardiopatia das bebidas alcoólicas, doenças congênitas do coração e outras, todas podem se iniciar e progredir com essa insuficiência cardíaca. As queixas dos pacientes são parecidas com outras doenças, prostração, dormir sentado, cansaço físico e falta de ar para andar, tosse ao fazer esforços físicos, etc.

O médico clínico tem toda a condição de fazer o diagnóstico de insuficiência do coração. O tratamento é bem detalhado e com muitos medicamentos. Nos últimos anos, foi incluída a atividade física regular, sejam caminhadas no início lentas e depois mais aceleradas, mas regulares e supervisionadas por profissional da saúde.

Hoje em dia, pacientes que estavam bem deteriorados pela insuficiência cardíaca, com o inicio da atividade física, chamada de Reabilitação Cardiovascular Supervisionada, mudaram seu prognóstico, que seria, por exemplo, um transplante de coração. Mais de 60% deixaram a fila de transplante de coração. A recuperação da força do coração, com os medicamentos e principalmente com os exercícios físicos regulares, é espetacular do ponto de vista médico.

Recentemente, em uma pesquisa sobre insuficiência cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia, descobriram uma enorme quantidade de pacientes não tratados com todas as soluções possíveis, principalmente a de utilizar a atividade física regular, orientada por cardiologista, o que poderia mudar o curso dessa doença em grande parte das vezes, incapacitante. A cardiologia aplicada ao exercício e ao esporte está mudando cientificamente os tratamentos das doenças.

Estamos em pleno crescimento dos conhecimentos e a Medicina deve ser otimizada para todos, não apenas para alguns. Precisamos que os menos favorecidos não busquem soluções milagrosas ou as tais alternativas, sem nenhuma eficácia. Diferentemente dos treinamentos das academias, a reabilitação cardiovascular é uma atividade com profissionais especializados e experientes nessa área. Não deve ser tarefa de alguém sem conhecimento na área.


COMENTÁRIO: Hoje a Doença que mais afeta a população é as doenças cardíacas, atingindo crianças,jovens, homens e mulheres, a matéria deve ser observada com atenção pois as atividades físicas que deverão ser feitas para o tratamento de insuficiência cardíaca deve ser feita com intensidade menor,fazendo exercícios recomendado pelo medico,pois exercícios intensos pode causar problemas cardio vascular.


Fonte:http://www.educacaofisica.com.br/index.php/voce-ef/98-saude-bem-estar/27384-atividade-fisica-regular-e-aliada-em-tratamento-de-insuficiencia-cardiaca

Att: Kerlin Thaise Mendes Dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário