Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Chess-Boxing (Xadrez com Boxe)


                 Com rounds intercalados dos dois esportes, nos quais valem as regras normais de cada um. Os atletas são divididos em categorias conforme o peso, e a partida, que pode durar até 39 minutos, rola toda em um ringue. A modalidade foi inspirada por uma HQ do artista francês Enki Bilal publicada em 1992. Mas somente em 2003 ela saiu do papel e teve sua primeira competição realizada. Hoje, o esporte já é praticado oficialmente em 11 países, e tem dezenas de clubes espalhados pelo mundo. Com a popularização nos últimos anos,enxadristas de nível internacional têm aderido ao esporte e já conquistaram títulos europeus.
           É um esporte que reúne o intelectual com socos. Pois é, o chess-boxing, ou o Boxadrez, no popular português, é a modalidade que uniu o intelectual com a pancadaria. O esporte, inclusive, é tão sério, que existe campeonatos mundiais realizados pela Organização Mundial de Chess-Boxing.

                   O campeonato de Chess-Boxing é composto por 11 rodadas, 6 rounds de xadrez e 5 rounds de boxe. Uma rodada de xadrez leva 4 minutos, enquanto uma rodada de boxe leva 3 minutos. Entre uma rodada e outra há uma pausa para o descanso de um minuto. Este tempo na realidade serve para colocar ou tirar as luvas de boxe dos participantes.

O campeonato é decidido, quando:

1) Nas rodadas de xadrez: Houver xeque-mate ou exceder o limite de tempo ou tarefa que tem duração de 12 minutos.

2) Nas rodadas de boxe: Quando houver um nocaute ou então uma interrupção pelo árbitro do jogo.

Opinião
Achei fantástico esse esporte, pois além de se usar o lado intelectual, o lado da força muscular também entra em jogo. Além de pensar em uma estratégia para se ganhar no xadrez, os participantes tem que achar um modo de vencer o oponente no ringue.

Informações em:
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-se-joga-boxe-xadrez
http://www.travinha.com.br/esportes-estranhos/67-chess-boxing/104-chess-boxing-o-esporte

Att. Ana Ellen Soares Kochinski

Um comentário: