Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

sábado, 17 de maio de 2014

Personal Trainer infantil ajuda a aprender brincando

numeros
De repente a criança está com dificuldade em aprender os verbos e os pais, ao invés de apelarem para o professor particular, podem contar agora com uma outra alternativa: o personal infantil, que ensinar por meio de brincadeiras e atividades físicas. 

Além de desenvolver o aprendizado cognitivo da criança, esse profissional estimula suas capacidades motoras.

Felipe de Arruda, que atua na área há seis anos, explica como funciona: "No caso da dificuldade em aprender verbos, posso propor um jogo de caça ao tesouro. Nesse caso os piratas precisariam encontrar um baú de palavras que estão escondidas e que são do verbo que a gente está procurando", diz.

Formado em Educação Física e estudioso da Programação Neurolinguística (PNL), Felipe tem ainda conhecimentos da área da Pedagogia que o capacitam a explorar o lado pedagógico, a comunicação, o lúdico e o esportivo. "As crianças de hoje passam mais tempo na frente da TV e do computador e isso está tirando o movimento delas, atrasando o seu desenvolvimento motor.

Então diante dessa necessidade eu atuo como educador físico, mas não me limito ao condicionamento físico, foco meu trabalho no desenvolvimento da criança como um todo", afirma Felipe, explicando que o corpo e a mente são um sistema único. "Quando a criança se desenvolve fisicamente, ela consegue desenvolver melhor o intelecto também", argumenta. 

O educador afirma que esse seu trabalho não tem nada de novo. "É uma prática pouco divulgada, mas existe há muito tempo, aliás Monteiro Lobato fazia isso. Criava histórias para ensinar, através do Sítio do Picapau Amarelo", lembra. O fato de criar histórias para incentivar as crianças a exercitarem o físico e o intelecto faz com que elas se sintam dentro de um game, acredita Felipe, que vai até a casa das crianças para realizar as atividades.

De acordo com o personal infantil, os jogos matemáticos e os jogos de raciocínio também são recursos utilizados em seu trabalho, diz ele, que atende crianças dos 3 aos 12 anos de idade.

Quem já precisou e gostou muito do resultado é a musicista Francini Karina de Oliveira Mendonça, que tem dois filhos, Lucca Felipi, de 8 anos, e Matteo Henrique, de 11 anos. Nesse caso, eles não estavam especificamente com alguma dificuldade em aprender, mas ela queria que eles tivessem mais movimento. "Foi um trabalho bem interessante, de desenvolvimento da coordenação motora, desinibição, de estímulo da parte do imaginário e da criatividade infantil", afirma.

Felipe também trabalhou a parte pedagógica, fez brincadeiras e ensinou aos filhos de Francini golpes de artes marciais através de histórias. "Essas narrações acabam ajudando bastante na linguagem da escrita. Meu filho de 8 anos vinha com os olhinhos brilhando, era como se eles estivessem em um jogo de videogame, eles aprendem para eliminar os monstros", conta Francini, que foi fazer um curso com Felipe, voltado a professores e também adorou. 
"Ele utiliza a linguagem da PNL e passa muitos exercícios que atraem a atenção das crianças".

Todo o empenho de Felipe lhe rendeu convite para lecionar a disciplina Jogos e Brincadeiras em um módulo do curso de pós-graduação em Educação Musical na faculdade Pitágoras, do qual Francini é coordenadora.

Curso mostra processo para pais e professores 

O método criado por Felipe de Arruda, que mistura o ato de brincar e o lúdico, com a contação de histórias, já virou curso e futuramente será divulgado em livro, que ele começou a escrever. A ideia é espalhar para o maior número de pessoas possível. Não apenas professores e profissionais ligados à escola, como também pais, familiares, babás e demais pessoas. 

Conforme Felipe, "todos somos educadores e aprendemos com o exemplo", sendo assim, "é importante prestar atenção no tipo de informação que estamos divulgando às crianças, através das próprias atitudes". 

A proposta de Felipe está se espalhando e tem atraído muitos interessados, pessoas que estão vindo de outras cidades para aprender com ele. Escolas particulares e públicas têm investido em suas aulas. Já participaram do curso professores de diversas instituições de ensino de Sorocaba, de um colégio particular de Salto de Pirapora e agora, no próximo sábado, um ônibus com 26 professores da cidade de Iaras (SP) será recepcionado aqui na cidade, investimento da Prefeitura daquele município. Felipe atribui à esposa Daniela Franco o papel fundamental nesse sucesso, já que ela o assessora e ajuda na realização dos cursos. 

Felipe valoriza a família e ensina a valorizar. Para os pais, ele dá uma dica. "Sempre que puder, que estejam presentes, participando da brincadeira com a criança. A presença do pai ou da mãe é muito importante. Não adianta simplesmente falar pegue suas coisas e vá brincar, isso limita a criança a ficar no mundo dela", diz.

O personal infantil observa que muitas crianças não têm o contato com os pais que elas gostariam de ter. "Muitas vezes os pais chegam cansados do trabalho e então a maneira que as crianças encontram de ganhar atenção é fazendo bagunça, não querendo ir dormir, mas a brincadeira pode ser usada de forma favorável para as ações do cotidiano", ensina.

De repente os pais podem inventar um passeio no zoológico em que eles e os filhos estão percorrendo por um caminho onde encontram animais e depois chegam até a cachoeira. Nesse momento é a hora de tomar banho. "Depois eles podem ser convidados para participar de um banquete dos animais e aí é a hora do jantar. Por fim, seguem até a caverna, onde devem fazer silêncio e se esconder debaixo da coberta. É o momento de dormir", diz Felipe.

O educador lembra que a criança absorve mais quando vivencia o que está aprendendo. Se os pais costumam brincar com seus filhos, levar uma vida mais leve e tratá-los com mais carinho, isso refletirá em seu comportamento e também no aprendizado. "Como eu já disse, corpo e mente são um sistema único. A criança quando está se desenvolvendo com movimento, interagindo, consegue ter mais atenção e o aprendizado melhora muito".

Fonte: http://envolvimenwww.educacaofisica.com.br/index.php/escola/canais-escola/crescimento-desenvolvimento/27206-personaltrainer-infantil-ajuda-a-aprender-brincando


Comentário:  Nesse tema sobre a criança aprender brincando de forma lúdica é a pura realidade, todos os momentos nos quais elas vivenciam são lembrados e aprendidos mais facilmente, assim conseguem memorizar e armazenar coisas novas. A presença dos pais nessa ideia é essencial, os pais devem participar desse momento para que possam ensinar e aprender com as crianças. O trabalho que o Professor Felipe de Arruda executa com as crianças traz resultados positivos no ponto de vista cognitivo e motor, assim aprimorando o aprendizado e também interagindo melhor na escola.

Att. 
Hanna Oana P. Szumski   

Nenhum comentário:

Postar um comentário