Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

sábado, 5 de novembro de 2011

Afinal, vitamina C é bom para quê?


   
        As suposições sobre a vitamina C e os benefícios de seu consumo são muitas. Diante de tantas teorias, ora duvidosas ora verdadeiras, o melhor é saber para o que ela comprovadamente serve, de acordo com os especialistas. A primeira certeza é de que ela é indispensável para a manutenção do funcionamento do organismo. Se o corpo ficar sem esse nutriente ou recebê-lo em excesso, pode ter desde uma doença causada por sua falta, chamada escorbuto (muito comum na época das navegações da Idade Média), ou até mesmo desenvolver cálculo renal – as indesejáveis pedrinhas nos rins.
        Sua popularização se deve, sobretudo, ao trabalho de cientistas como Linus Pauling, um dos mais importantes defensores da ingestão de dosagens diárias de vitamina C como forma de previnir gripes e resfriados. No entanto, até hoje não há comprovação daquilo que muitos acreditam ser verdade.
       “Até hoje não há estudo clínico conclusivo sobre a real eficácia da vitamina C em prevenir estas doenças”, afirmam Virgínia da Matta e Jeane Rosa de Mello, pesquisadoras da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
        Se a prevenção dos resfriados apenas pelo consumo da vitamina C não foi comprovada, de acordo com a nutricionista Paloma Stappazoli, a importância de sua ingestão está ligada ao fortalecimento do sistema imunológico. Desse ponto de vista, ela explica que é válido dizer que a vitamina C, assim como outras, ajuda a previnir doenças. “Essa substância fortalece o sistema imunológico, o que garante boas defesas para o organismo. Isso evita não só a gripe ou o resfriado, mas outras doenças também.”, complementa Paloma.
        De acordo com a nutricionista, a vitamina C tem papel antioxidante - neutraliza os radicais livres -, participa do desenvolvimento e da regeneração dos músculos, dos ossos, da pele e até dos dentes. “Ela é importante para ajudar na cicatrização, em fraturas, em contusões, em sangramentos e tratamentos alérgicos. Além disso, ela facilita a absorção do ferro e participa da produção de alguns hormônios.”, acrescenta a nutricionista.
        Com tanta serventia, descobrir onde encontrar a vitamina C e a melhor maneira de consumi-la são duas questões importantes. “As melhores fontes de vitamina C são frutas, legumes e folhosos. Em média, devemos ingerir 80 mg de vitamina C por dia, o que equivale a comer uma fatia inteira do mamão tipo formosa”, orienta a nutricionista. Ela recomenda o consumo da fruta em sua forma natural como a melhor maneira para se obter a vitamina e todas as suas propriedades. “A luz, o oxigênio, o calor e água são fatores que incidem sobre a quantidade de vitamina disponível no alimento”.
Segundo as pesquisadoras da Embrapa, comer alimentos que possuam vitamina C junto com outros que contenham ferro é uma excelente maneira de promover a absorção desse mineral pelo organismo. “A vitamina C após atividades físicas também ajuda pelas suas propriedades antioxidantes”, salienta Virginia da Matta.
        Segundo Jeane Rosa de Mello, uma fruta encontrada no Amazonas, chamada camu-camu está entre as que mais contém concentrações de vitamina C em todo mundo. Desconsiderando certos fatores que influenciam a existência dessa substância em um vegetal (como qualidade do solo e o clima), ela diz que o camu-camu chega a ter quase 30 vezes mais vitamina C que a laranja. Igual a ela, só uma fruta aborígene da Austrália chamada Terminalia fernandiana

Curiosidades sobre a vitamina C
- Os pássaros e os cães são capazes de sintetizar sua própria vitamina C.
- Comer entre 2 e 3 laranjas por dia garante o estoque de vitamina exigida pelo corpo.
- O organismo absorve melhor se ela for consumida ao longo do dia.
- O Brasil tem um dos frutos com a maior concentração de vitamina C: o camu-camu. Cada 100 gramas dele tem quase 3.000 mg da vitamina.
- Acerola, caju, laranja, morango, abacaxi, limão, goiaba, espinafre, salsinha, brócolis, pimentão e batata são outros alimentos onde a vitamina é encontrada.
- Altas dosagens de vitamina C podem gerar diarreia, formação de cálculo renal e deficiência da absorção de ferro.

http://redeglobo.globo.com/globociencia/noticia/2011/05/afinal-vitamina-c-e-bom-para-que.html

Leana Gioia Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário