Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Para o corpo e a mente O pôster encartado nesta edição vai ajudar você a promover a saúde na escola e estimular a integração nas aulas de Educação Física


Vai longe o tempo em que a Educação Física era encarada como um momento de "recreação", com meninos e meninas separados para jogar e competir. A disciplina ganha cada vez mais importância no currículo e surgem em todo o Brasil projetos que incentivam a prática de esportes. Sua escola já faz parte desse time? Uma boa oportunidade de dar um basta ao sedentarismo é usar o pôster sobre promoção da atividade física.

Segundo o professor Luís Cláudio Martins, da Escola Estadual Leonor Quadros, em São Paulo, a Educação Física é uma das disciplinas mais socializantes do currículo, "pois possibilita a integração de todas as turmas e promove um diálogo entre os jovens", afirma. Ele fala por experiência própria: seus alunos continuam participando de animados jogos de vôlei e futebol, mas derrubaram o conceito de competição entre meninos e meninas e, com isso, passaram a se respeitar mais. "Eles já despertaram para a importância da prática esportiva e dos benefícios físicos e sociais que ela proporciona." 
...e estimula o contato durante o alongamento: possibilidades de socialização e de abordar conceitos de outras disciplinas

Lazer, esporte e atividade física  
Ponha o cartaz num local visível e explique que as ações ali expressas podem ser físicas ou de lazer. Peça que os alunos falem de suas atividades físicas preferidas e destaque a importância delas. 

A seguir, divida as respostas apresentadas em duas colunas. Numa, coloque as atividades coletivas e na outra, as individuais. Separe os esportes das demais modalidades citadas e diferencie as atividades intensas das leves. Incentive os alunos a discutir qual a melhor forma de fazer Educação Física. 
Fido
Fido
Durante as aulas, é sempre bom reservar um espaço para o lazer. Técnicas de relaxamento, dança, natação, ioga, tai-chi chuan e terapia corporal, como massagem, são boas sugestões. É importante lembrar que a atividade física exaustiva e repetitiva pode ser prejudicial à saúde. 

Aproveite  também para explorar a interdisciplinaridade da Educação Física, que trabalha, por exemplo, conceitos de Matemática na montagem dos times e conteúdos de Saúde ao analisar as mudanças ocorridas no nosso corpo rigidez ou relaxamento dos músculos, batimentos cardíacos, suor etc.


Sugestão de Henrique Franke.

Nenhum comentário:

Postar um comentário